No meio dos nossos desafios diários, às vezes paramos repentinamente e nos deixamos mergulhar nas questões fundamentais da vida: qual é o propósito e o significado da nossa existência? Qual é o valor final da nossa caminhada agitada neste mundo? No caminho da vida, repleto de alegrias e sofrimentos, às vezes ignoramos estas questões sem refletir muito sobre elas.
Porém, às vezes as respostas aparecem diante dos olhos da nossa alma. Manifestam-se em encontros pessoais com outras pessoas que nos marcam e moldam a nossa experiência de vida, e que recordamos constantemente nas conversas com os nossos entes queridos.
Essas respostas vêm até nós de Deus. As graças do Espírito Santo geram neles os frutos do autoconhecimento em Alegria e Esperança, Gaudium et Spes. A assiduidade na oração e na Eucaristia, a constância da nossa fé, revela-nos os tesouros profundos da dignidade e do valor de todas as pessoas.
A fé, dom insubstituível de Deus, revela na nossa consciência o direito e o dever de partilhar a visão salvífica do Senhor. Através dela temos a oportunidade de acompanhar todos aqueles que estão imersos numa busca constante e autêntica de sentido para a sua vida. vidas, mesmo que ainda não professem a verdadeira fé. Podemos e devemos oferecer-lhes uma perspectiva de vida espiritualmente enriquecedora.
A perspectiva da fé é partilhada através do nosso testemunho pessoal de amor. Quando somos coerentes com os princípios que professamos na liturgia e na nossa vida de oração, transmitimos aos outros a verdade do imenso valor do homem e da mulher, imago Dei. Compartilhar nossas experiências autênticas de Fé em Jesus Cristo, contando-lhes como experimentamos a Graça e a transformação pessoal no Deus Triúno, pode despertar neles a curiosidade e o desejo de explorar sua própria jornada espiritual, e assim, no dia menos esperado, eles encontrará Jesus. Como bons apóstolos, teremos colocado o Senhor no seu caminho.
Tenhamos a certeza de que cada um de nós pode, a partir das circunstâncias muito particulares, ajudar os outros a descobrir a dignidade e o valor da perspectiva da Fé. Através das nossas acções e das nossas palavras, que são convites constantes e eloquentes ao amor, podemos tornar-nos companheiros fiáveis no caminho. sua jornada pessoal de significado e propósito.
O Senhor disse-nos: «Ide por todo o mundo e anunciai a Boa Nova a toda a criação» (Mc 16,15). Avancemos, então, com coragem, com o coração aberto e a mente receptiva, testemunhando a nossa fé como caminho para a plenitude, a alegria e a esperança, Gaudium et Spes, com os outros.