O que é o Batismo?

sacramento do batismo
aqui

Quando os filhos nascem, os pais dão-lhes imediatamente um nome, porque sabem que é muito importante chamá-los de alguma coisa para os registrar e para que sejam “alguém especial”, com nome e apelido, para que sejam cidadãos do país em que nasceram. O que os faz ter direitos e obrigações.

Porém, o mesmo não acontece com o Batismo, às vezes não lhe damos a importância que tem ou ficamos confusos porque ouvimos opiniões diferentes e esquecemos que a Bíblia nos diz: “Quem crer e for batizado será salvo”. (Mc. 16, 16)

Como todos sabemos, os homens nascem com o “pecado original” cometido pelos nossos primeiros pais, Adão e Eva.

Como Deus nos ama muito e sabia que enquanto estivéssemos em pecado não poderíamos viver em amizade com Ele, Ele nos enviou Seu Filho Jesus Cristo, que se tornou um homem como nós para nos salvar e tornar possível uma vida de amor Com Deus.

Para isso, Cristo morreu na cruz e ressuscitou. Dessa forma, ele derrotou o pecado e tornou possível morrermos para o pecado e nascermos de novo para a vida de Deus. Tudo isto graças ao Batismo.

Todos nascemos separados de Deus, isto é, “mortos para a vida de Deus” devido ao pecado original e nascemos para a vida de Deus, para a vida espiritual, ao recebermos o Batismo.

O batismo, como todos os outros sacramentos, foi instituído por Cristo. Ele ordenou aos apóstolos que “vão e batizem” todas as criaturas.

Através do Batismo, Deus nos dá o DOM, o dom de sermos filhos Dele, dando-nos o Seu próprio Espírito, para habitar em nós. A partir desse momento, Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, a Santíssima Trindade, habitarão no batizado.

O material utilizado no Batismo é a água natural.

A forma são as palavras que o ministro diz: “Eu te batizo em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”, que devem ser pronunciadas ao mesmo tempo que a água corre.

O ministro normalmente é o padre. Em caso de necessidade, isto é, quando uma criança ou um adulto estiver em perigo de morte e não for possível a presença do sacerdote, pode ser administrado por qualquer pessoa, desde que tenha a intenção de o fazer. assim e utiliza o material e a forma correspondente. E a paróquia deve ser notificada para que seja inscrito e, se estiver vivo, para que possa receber a cerimônia do Batismo solene.

Quando não se sabe se a pessoa a ser batizada está viva ou morta, antes de dizer a forma acrescentam-se as seguintes palavras: “Se você estiver vivo, eu te batizarei…”

O sujeito é qualquer pessoa que não tenha sido batizada:

Adultos: é necessário ter a intenção de receber o Batismo, ter fé e estar arrependidos dos seus pecados.

Crianças: Os pais têm a obrigação de batizar os filhos o mais rápido possível após o nascimento. É direito dos filhos receber dos pais todos os dons e valores para o seu desenvolvimento humano e cristão. O Batismo é o dom mais precioso que os pais têm, “o dom da vida da graça”. Assim como são inscritos para obterem os seus direitos, devem ser feitos filhos de Deus, feitos participantes da fé dos seus pais, que é o mais importante, torná-los cristãos.

Requisitos para o Batismo: Os pais têm a obrigação de batizar seus filhos nas primeiras semanas. Assim que possível após o nascimento e mesmo antes dele, vá ao padre para pedir o sacramento para o seu filho e prepare-se adequadamente. (CIC 867)
Somente os pais têm o direito de levá-los para serem batizados.
No caso dos adultos, expresse seu desejo de ser batizado e assista a discursos de preparação.
Apresentar a certidão de nascimento ao sacerdote ou seu representante.
Faça as palestras pré-batismais com os pais e padrinhos.

Padrinhos: são aqueles que apresentam o batizado à Igreja, respondem em seu nome e assumem a responsabilidade pela educação cristã do batizado caso seus pais faltem. É necessário padrinho e madrinha no caso de crianças. No caso de um adulto, deve haver apenas um, que deve garantir que leva uma vida cristã após o batismo. Ser padrinhos não implica assumir responsabilidades materiais.

Requisitos para ser padrinho: Ser batizado e ter intenção de assumir as responsabilidades, ter uso da razão, ter completado 16 anos, ter sido confirmado, ter feito a Primeira Comunhão e levar uma vida de fé. Os padrinhos devem ser solteiros ou casados ​​na Igreja. Não podem viver em união livre, pois devem ser modelos de vida cristã para os seus afilhados.