Nicodemos vai falar com Jesus

Nicodemos vai falar com jesus
aqui

Entre os mais comovidos com os acontecimentos daqueles dias estava um fariseu, magistrado do Sinédrio, chamado Nicodemos, que veio ver Jesus à noite por medo dos seus companheiros que se opuseram a Jesus.

“Havia um homem entre os fariseus, chamado Nicodemos, um judeu influente. Ele veio até ele à noite e disse: ‘Rabi, sabemos que você veio de Deus como Mestre, pois ninguém faz as maravilhas que você faz, a menos que Deus está contigo.” (João).

O clima da conversa é amigável e respeitoso, mas ao mesmo tempo exigente. Seus colegas fariseus logo se declararam contrários a Jesus, apesar de fatos óbvios como os milagres e a autoridade com que Ele falava. Impôs-se a necessidade de uma conversa sincera, sem discussões apaixonadas, com boa vontade, e indo ao fundo, para esclarecer a questão.

Ele é o Messias?

O dilema era fundamental e não admitia demora: Jesus era realmente o Messias ou não? Ele admite que é um Mestre, porque ouviu isso; Ele também aceita que veio de Deus, pois viu os milagres; Mas é possível ir mais longe? É aí que reside a sua dúvida e a sua busca cautelosa. A introdução é cheia de respeito e delicadeza, mas Jesus supera imediatamente as gentilezas corteses e vai fundo; Você precisa bater forte para ver se suas palavras são sinceras, ou suaves por fora, e falsas por dentro. Jesus responderá a Nicodemos em dois níveis: primeiro falando de uma vida nova, depois, ao ver que não entende, levanta o olhar, fazendo-o compreender que seu conhecimento era muito pequeno e que precisa de humildade para compreender as verdades divinas.

A resposta de Jesus

Esta foi a resposta do Senhor: “Em verdade, em verdade vos digo que, se uma pessoa não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus ” . Jesus centra a sua resposta na salvação que veio trazer. A nova vida é uma vitória sobre o pecado e uma participação na própria vida de Deus. Diante de uma pessoa sábia você pode se expressar com profundidade. Não se trata apenas de cumprir a lei, mas de viver uma vida nova, que vem do alto e que – ao mesmo tempo permite que a lei se cumpra – elevando-se à vida divina. É o que nós, cristãos, chamaremos mais tarde de filiação divina, que nos obtém a graça santificante e realiza de forma soberana uma participação autêntica na vida divina.

Nicodemos não entende e Jesus esclarece

Nicodemos não entende a resposta do Senhor porque responde: “Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode voltar a entrar no ventre de sua mãe e nascer?”. É evidente a dificuldade de Nicodemos em compreender as palavras espirituais de Jesus; Sua interpretação é humana. Talvez ele estivesse pensando nas objeções à reencarnação defendidas pelos hindus no Extremo Oriente e pelos órficos, pelos pitagóricos e por quase todos os grandes filósofos gregos do Ocidente. A intervenção parece típica de um intelectual habituado à discussão e defensor da unidade do ser humano. O certo é que ele não entende que um novo nascimento eterno e espiritual pode ocorrer.

A prefiguração do Batismo

de Jesus é esclarecida através de exemplos. “Em verdade, em verdade vos digo que, se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus. O que nasce da carne é carne; e o que nasce do Espírito é espírito. Faça não se surpreenda que eu lhe tenha dito que é preciso nascer de novo. O vento sopra onde quer e você ouve a sua voz, mas não sabe de onde vem nem para onde vai, assim tudo nasce do Espírito “ (JN). Cristo fala a Nicodemos sobre algo que ele conhecia bem: o batismo de João com água. Este batismo foi um símbolo através do qual ele levou à penitência aqueles que se aproximavam dele; os moveu a se arrependerem de seus pecados. Mas o Mestre acrescenta algo novo: a ação do Espírito. Com o novo batismo, Deus concederá o perdão solicitado, e o faz de forma divina, pois não só perdoa o pecado, mas também eleva o homem à vida divina. A resposta especifica o que Jesus quer dizer com a imagem do novo nascimento.

Mas Nicodemos continua sem entender “Como pode ser isso?” . Então Jesus usa algumas palavras aparentemente duras. Ele lhe diz : “Você é um professor de Israel e ignora isso?” É como dizer-lhe: você vê que não basta todo o seu conhecimento como mestre de Israel, nem mesmo a sua boa vontade; É preciso superar uma nova barreira. Jesus está chamando um dos sábios do momento de ignorante.

Estas palavras poderiam ser mal recebidas por Nicodemos; e ele poderia ter respondido com arrogância que era um estudioso oficial, enquanto Jesus era um artesão sem instrução que não frequentou nenhuma das grandes escolas de Israel: seria uma reação de orgulho, Mas Nicodemos não incorre nisso, porque busca sinceramente a verdade; O peso das interpretações sem vida, talvez muito eruditas, mas mortas ou não espirituais, pesa demais sobre ele; Ele sabe que esta forma de pensar o impede de compreender.

O anúncio da cruz

De Jesus esclarecer-lhe-á que esta é a raiz da rejeição dos seus amigos fariseus e do Sinédrio como um todo. Eles precisam se converter com humildade e rejeitar o pecado:“Em verdade, em verdade vos digo: falamos do que sabemos e damos testemunho do que vimos, mas vocês não recebem o nosso testemunho. Se eu lhes falei sobre coisas terrenas e vocês não acreditam, Como você poderia acreditar se eu lhe falasse sobre coisas terrenas? Coisas celestiais? Pois ninguém subiu ao céu, exceto aquele que desceu do céu, o Filho do Homem. Assim como Moisés levantou a serpente no deserto, o mesmo deve acontecer com o Filho. do homem seja elevado, para que todo aquele que crê tenha nele a vida eterna” (João). Assim, Cristo lhe aponta secretamente o sacrifício que será feito na cruz, mas Nicodemos agora não consegue entender essas coisas.

As dificuldades que Jesus irá enfrentar são mais fortes do que as questões de dinheiro ou poder; Estas são questões de fé, que tocam as faces mais profundas do pecado. Por enquanto, Nicodemos escuta.

Conversão

Jesus esclarece em que consiste a conversão e a salvação que ele veio trazer: “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, a todo aquele que crê nele não perecerá, mas terá a vida eterna.

Porque Deus não enviou o seu Filho ao mundo para julgar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por meio dele. Quem nele crê não é julgado; mas quem não crê já está julgado, porque não acredita no nome do Filho Unigênito de Deus.

Este é o julgamento: que a luz veio ao mundo e os homens amaram mais as trevas do que a luz, pois as suas obras eram más. Por tudo “Aquele que faz o mal, odeia a luz e não se aproxima da luz, para que as suas obras não sejam condenadas.Mas quem pratica a verdade vem para a luz, para que as suas obras sejam reveladas, porque foram feitas segundo Deus. “ (Jn)

Diante de Nicodemos, Jesus se manifesta como um Mestre que fala com autoridade. Ele dialoga, mas de onde sabe que tem toda a verdade e a manifesta colocando-se ao nível do seu interlocutor. Jesus é o médico de uma nova verdade que pode ser aceita pelos homens de boa vontade, independentemente do seu nível.

Jesus, com Nicodemos, pode falar em profundidade e dizer que o que ele vem trazer é mais que uma reforma moral, é uma descida da vida de Deus aos homens. Deus ama tanto os homens que quer libertá-los do pecado e incorporá-los a uma união viva com Ele.

Jesus revelou um pouco como realizar esta grande obra, ao falar da serpente levantada no deserto, a cruz é apontada já foi descoberto, mas ainda não Este excesso do amor de Deus pelos homens é palpável. No entanto, Nicodemos consegue compreender, melhor do que a maioria do seu povo, a grandeza do que está acontecendo diante dos seus olhos. Acreditar nisso é uma dádiva da sua liberdade.