Mensagem aos Sacerdotes

Dia do padre e mensagem aos sacerdotes
Material para catequese
Material para catequese

Quinta-Feira Santa, dia do ministério ordenado e do sacramento do amor, quero elevar a Deus uma prece de gratidão e apreço por todos os sacerdotes que atuam em nossa Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, RJ, e todos os outros espalhados por todos os cantos e rincões do Brasil e do mundo. Hoje, Jesus institui a Eucaristia e o sacerdócio ministerial. A Santíssima Eucaristia deve ser o centro da vida do padre. Por ela, o sacerdote deve se alimentar diariamente e partilhar a eucaristia com o povo de Deus. Sem Eucaristia, não há Igreja. A Igreja existe por ela e para ela e para haver Eucaristia precisa ter os sacerdotes.

Queridos Sacerdotes, sintam-se privilegiados por poderem partilhar tão grande dom com o povo de Deus e por terem sido chamados por Deus para santificar e distribuir a eucaristia. O sacerdote é o homem de Deus, portador da misericórdia divina, que deve sempre estar pronto a ouvir o povo de Deus e curar as feridas do corpo e da alma.

Antes de ser sacerdote e consagrado a Deus, o padre também é humano e precisa ser ouvido em suas necessidades. Muitas vezes, os padres se fecham nos seus problemas e não se abrem com os irmãos no sacerdócio ou até mesmo com o bispo diocesano. Precisamos resgatar a fraternidade presbiteral, e um sacerdote se sentir irmão do outro, cuidar do outro, visitá-lo regularmente, enfim. Os sacerdotes precisam se ouvir mais e cuidar mais uns dos outros, para que depois não seja tarde demais e só tenhamos a lamentar.

Peço a todo o povo de Deus para que rezem pelos sacerdotes, para que sejam fiéis ao chamado que Deus lhes fez. Rezemos para que não faltem bons sacerdotes, verdadeiramente santos, vocacionados para o serviço do povo de Deus, sem preocupações mundanas ou econômicas, com entusiasmo e alegria para servir a Igreja. Temos que rezar sempre pelas vocações sacerdotais, para que não faltem jovens que queiram se entregar ao sacerdócio. Sem sacerdote não há Eucaristia e sem Eucaristia não há Igreja.

O Dia do Padre é em 4 de Agosto, memória de São João Maria Vianney, mas hoje, Quinta-Feira Santa, é dia da instituição da Eucaristia e dia em que os sacerdotes renovam suas promessas feitas no dia da sua ordenação. Portanto, é dia da instituição do sacerdócio ministerial. É preciso, todos os anos, renovar o sim dado no dia da ordenação, para que os sacerdotes sejam revestidos de um novo ânimo e vigor para trabalharem em favor do povo de Deus em mais um ano.

A Quinta-Feira Santa é um dia de festa para a Igreja e para todo o povo de Deus, pois agradecemos ao Senhor dois grandes dons: o sacerdócio e a Eucaristia.  Durante o dia de hoje, agradeça a Deus pelo sacerdote que atua em sua paróquia e reze uma Ave-Maria por ele, para que ele tenha perseverança no chamado. O melhor presente que podemos dar ao sacerdote hoje é a nossa oração sincera.

O desejo do bispo é caminhar junto com o clero e ter um clero unido em torno de seu pastor. Nem sempre o bispo fica sabendo se um padre não está bem, física ou emocionalmente, devido ao fato do clero ser muito grande, por isso precisa da cooperação de outros sacerdotes que possam visitar o padre que não se encontra bem e depois pedir para que o bispo vá visitar esse sacerdote. Temos que resgatar os presbíteros, não deixar que nenhuma vocação se perca, cuidar para que o sacerdote retorne ao primeiro amor.

Rezemos por todo o clero que atua em nossa Arquidiocese, e por todos os padres do mundo, para que possam encontrar primeiramente na oração forças para seguir adiante o seu ministério e possam partilhar com seus colegas de presbitério, e depois com o bispo, as suas dificuldades.

Que o Senhor todo poderoso derrame as suas bençãos sobre a nossa Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, e que todos os sacerdotes possam permanecer firmes em sua vocação. Sejamos todos missionários do Senhor e cooperemos na obra de evangelização.

Quero desejar a todos, sobretudo aos sacerdotes, uma feliz e Santa Páscoa e quero dizer-lhes, que qualquer coisa que precisarem podem contar com o seu bispo que estará pronto para lhes ouvir. Antes de tomarem qualquer atitude drástica, resolvemos por uma conversa.

Que a Virgem Maria, a Mãe das vocações, Mãe dos sacerdotes, interceda por todos nós. Amém.

Orani João, Cardeal Tempesta, O. Cist.

Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, RJ