Mateus 25, 31-46 Julgamento final: Tive fome e te demos de comer

Material para catequese
Material para catequese

 “Como você não fez isso com um dos menores, você não fez comigo”

Leitura do Evangelho:   Mateus 25, 31-46 Julgamento final: Tive fome e te demos de comer

31 “Quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os anjos com ele, então se assentará em seu trono glorioso. 32 Diante dele serão reunidas todas as nações, e ele as separará umas das outras como um pastor separa as ovelhas dos bodes, 33 e ele porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à sua esquerda.

34 Então o Rei dirá aos que estão à sua direita: ‘Vinde, benditos de meu Pai, herdam o reino preparada para você desde a fundação do mundo; 35 pois eu estava com fome e você me deu comida, eu estava com sede e você me deu de beber, eu era um estrangeiro e você me acolheu, 36 eu estava nu e você me vestiu, eu estava doente e você me visitou, eu estava na prisão e você veio até mim. ’37 Então os justos lhe responderão: Senhor, quando te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber? 38 E quando te vimos forasteiro e te recebemos, ou nu e te vestimos? 

39 E quando te vimos doente ou na prisão e te visitamos? ‘ 40 E o rei lhes responderá: Em verdade vos digo que, assim como fizestes a um dos menores destes meus irmãos, a mim o fizestes. 41 Então dirá aos que estão à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno preparado para o diabo e seus anjos; 42 pois tive fome e não me destes de comer, tive sede e não me destes de beber,

43 eu era um estrangeiro e não me recebestes, nu e não me vestiste, doente e na prisão e não me visite.’ 44 Então eles também responderão: `Senhor, Quando te vimos com fome ou com sede, ou forasteiro, ou nu, ou doente, ou na prisão, e não te servimos? ‘ 45 Então ele lhes responderá: Em verdade vos digo que, como não o fizestes a nenhum destes, não o fizestes a mim. 46 E irão para o castigo eterno, mas os justos para a vida eterna. “

Meditação: Você permite que o amor de Deus governe seu coração? Agostinho diz: “Essencialmente, existem dois tipos de pessoas, porque existem dois tipos de amor. Um é sagrado, o outro é egoísta. Um está sujeito a Deus; o outro se esforça para igualá-Lo. ” Jesus veio não apenas para cumprir a lei, mas para transformá-la por meio do dom do Espírito Santo que enche nossos corações com o amor de Deus (Romanos 5: 5). Você permite que o amor de Deus purifique seu coração, pensamentos e ações?

 A história de Jesus sobre a separação de cabras e ovelhas deve ter perturbado sua audiência. Em terras áridas, cabras e ovelhas costumavam pastar juntas durante o dia porque o pasto verde era escasso. Eles eram separados à noite porque as cabras precisavam de abrigo. As cabras também eram menos dóceis e inquietas do que as ovelhas. Eles passaram a simbolizar o mal e a expressão bode expiatório tornou-se uma expressão comum para alguém que carrega a culpa pelos outros. (Ver Levítico 26: 20-22 para uma descrição do ritual de expulsão do bode pecador no Dia da Expiação.)

A separação é uma consequência inevitável do julgamento. O Dia do Juízo revelará quem mostrou verdadeira compaixão e misericórdia para com o próximo. Por mais que gostemos de julgar as parábolas, as parábolas, no entanto, julgam-nos. Jesus nos ensina uma lição muito importante sobre como amar o próximo e assumir responsabilidade pelos outros. 

Deus nos julgará não apenas pelo mal que cometemos, mas também pelo que deixamos de fazer. Agora é o tempo da misericórdia de Deus para buscar sua ajuda e graça para se afastar do pecado e andar em seu caminho de amor. Peça ao Senhor para purificar seu coração para que você ame como ele ama e viva caridosamente com todos.

 Esta parábola é semelhante à parábola de Lázaro e o homem rico. O rico deixou Lázaro morrer à sua porta e estava condenado a ansiar por gotas de água fria que não tinha pensado em dar ao pobre. Quando Martinho de Tours (que viveu no século 4), um jovem soldado romano e buscador da fé cristã, encontrou um homem nu pedindo esmolas no frio congelante, ele parou e cortou seu casaco em dois e deu a metade para o estranho . 

Naquela noite, ele sonhou que viu a corte celestial com Jesus vestido com uma capa rasgada. Um dos anjos presentes perguntou: “Mestre, por que você usa essa capa surrada?” Jesus respondeu: “Meu servo Martin me deu.” O discípulo e biógrafo de Martinho Sulpício Severo afirma que, como conseqüência dessa visão, Martinho “voou para ser batizado”. 

Deus é gracioso e misericordioso; seu amor nos obriga a tratar os outros com misericórdia e bondade. Quando fazemos algo por um dos pequeninos de Cristo, fazemos isso por Cristo. Você trata seu próximo com misericórdia e amor como Cristo tratou você?

“Senhor Jesus, sê o Mestre e Governante do meu coração. Que o Teu amor reine em meu coração para que eu só pense e aja com caridade para com todos.”