“Este é meu Filho amado; ouça-o.”
Escritura: Mateus 17: 1-91 E depois de seis dias Jesus levou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e os conduziu à parte um monte alto. 2 E ele foi transfigurado diante deles, e seu rosto brilhou como o sol e suas vestes tornaram-se brancas como a luz. 3 E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, conversando com ele. 4 E Pedro disse a Jesus: “Senhor, é bom que estejamos aqui; se quiseres, farei três cabines aqui, uma para ti e uma para Moisés e outra para Eli’jah”. 5 Ele ainda falava, quando eis que uma nuvem brilhante os cobriu com a sombra, e uma voz vinda da nuvem disse: “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; ouçam-no.” 6 Quando os discípulos ouviram isso, prostraram-se com o rosto em terra e ficaram maravilhados. 7 Mas Jesus veio e tocou-lhes, dizendo: “Levantai-vos e não temas”. 8 E quando levantaram os olhos, não viram ninguém, apenas Jesus. 9 E enquanto desciam da montanha, Jesus ordenou-lhes: “Não conteis a ninguém a visão, até que o Filho do homem seja levantado dentre os mortos.”
Meditação: Você está preparado para ver a glória de Deus? Deus está ansioso para compartilhar sua glória conosco! Temos um vislumbre disso quando os discípulos veem Jesus transfigurado em glória na montanha. A transfiguração de Jesus na montanha é celebrada nas igrejas orientais e ocidentais em 6 de agosto. O relato de Marcos nos diz que as vestes de Jesus tornaram-se brilhantes, intensamente brancas .
Quando Moisés se encontrou com Deus no Monte Sinai, a pele de seu rosto brilhava porque ele estava conversando com Deus (ver Êxodo 34:29). Paulo diz que os israelitas não podiam olhar para o rosto de Moisés por causa de seu brilho(2 Coríntios 3: 7). Nesse incidente, Jesus apareceu em glória com Moisés, o grande legislador de Israel, e com Elias, o maior dos profetas, na presença de três de seus amados apóstolos.
Qual é o significado desta aparência misteriosa? Jesus foi para a montanha sabendo muito bem o que o esperava em Jerusalém – sua traição, rejeição e crucificação. É muito provável que Jesus tenha discutido essa importante decisão de ir à cruz com Moisés e Elias. Deus Pai também falou com Jesus e deu sua aprovação: Este é meu Filho amado; escute ele.
A nuvem que cobriu Jesus e seus apóstolos cumpriu o sonho dos judeus de que, quando o Messias viesse, a nuvem da presença de Deus encheria o templo novamente (ver Êxodo 16:10, 19: 9, 33: 9; 1 Reis 8:10; 2 Macabeus 2: 8). Pedro, Tiago e João foram testemunhas privilegiadas da glória de Cristo. Também nós, como discípulos de Cristo, somos chamados a ser testemunhas da sua glória.
Todos nós, com rosto descoberto, contemplando a glória do Senhor, estamos sendo transformados em sua semelhança de um grau de glória para outro; pois isso vem do Senhor que é o Espírito (2 Coríntios 3:18). O Senhor deseja revelar sua glória a nós, seus discípulos amados. Você busca a presença dele com fé e reverência?
“Senhor, aproxime-me de Ti e deixe-me ver sua glória. Que eu nunca duvide do seu amor e ajuda salvadora.”