Mateus 12, 1-8 Eu desejo misericórdia e não sacrifício

Material para catequese
Material para catequese

“Eu desejo misericórdia e não sacrifício”

Escritura:   Mateus 12: 1-8 Eu desejo misericórdia e não sacrifício

1 Naquela época, Jesus passou pelos campos de grãos no sábado; seus discípulos estavam com fome e começaram a colher espigas e a comer. 2 Mas quando os fariseus viram isso, disseram-lhe: “Olha, os teus discípulos estão fazendo o que não é lícito fazer no sábado.” 3 Disse-lhes ele: Não lestes o que fez Davi quando teve fome e os que estavam com ele? 4 como ele entrou na casa de Deus e comeu o pão da Presença, o que não lhe era lícito comer nem para os que estavam com ele, mas somente para os sacerdotes? 5 Ou não lestes na lei que aos sábados os sacerdotes no templo profanam o sábado e ficam inocentes? 6 Digo-vos, algo maior do que o templo está aqui.7 E se você soubesse o que isso significa, ‘Eu desejo misericórdia e não sacrifício’, você não teria condenado os inocentes.

Meditação:O que o mandamento “santificar o sábado” exige de nós? Ou melhor ainda, qual é a intenção primária por trás desse comando? Os líderes religiosos confrontaram Jesus sobre este assunto. O “descanso sabático” era para ser um tempo para lembrar e celebrar a bondade de Deus e a bondade de sua obra, tanto na criação quanto na redenção. Foi um dia reservado para o louvor a Deus, sua obra de criação e suas ações salvadoras em nosso favor. 

O objetivo era interromper o trabalho diário e proporcionar o descanso e o refresco necessários. Os discípulos de Jesus são repreendidos pelos escribas e fariseus, não por colher e comer milho do campo, mas por fazer isso no sábado. Ao defender seus discípulos, Jesus argumenta com base nas escrituras que a necessidade humana tem precedência sobre o costume ritual: em sua fome, Davi e seus homens comeram do pão sagrado oferecido no Templo. 

Jesus também citou o trabalho do sábado envolvido na adoração no Templo. Esse tipo de trabalho geralmente era o dobro do trabalho de adoração durante a semana. Jesus então cita o profeta Oséias (6: 6):Desejo misericórdia e não sacrifício.   Embora as reivindicações do sacrifício ritual sejam importantes para Deus, a misericórdia e a bondade em resposta às necessidades humanas são ainda mais importantes. Você honra o Senhor na maneira como trata o seu próximo e celebra o Dia do Senhor?

“Senhor, faz-nos andar no teu caminho: ‘Onde há amor e sabedoria, não há medo nem ignorância; onde há paciência e humildade, não há raiva nem aborrecimento; onde há pobreza e alegria, não há ganância nem avareza; onde há paz e contemplação, não há cuidado nem inquietação; onde há temor de Deus para guardar a habitação, nenhum inimigo pode entrar; onde há misericórdia e prudência, não há excessos nem aspereza ” ; isso nós sabemos através de seu Filho, Jesus Cristo nosso Senhor. ” (Oração de Francisco de Assis, 1182-1226)