“Tome meu jugo e aprenda de mim”
Escritura: Mateus 11, 28-30
28 Vem a mim todos os que trabalham e estão sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.29 Tome meu jugo sobre você e aprenda comigo; pois sou gentil e humilde de coração e você encontrará descanso para suas almas. 30 Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.
Estudo do Evangelho: O que o jugo de Jesus se refere no evangelho? Os judeus usaram a imagem de um jugo para expressar submissão a Deus. Eles falavam do jugo da lei, do jugo dos mandamentos, do jugo do reino, do jugo de Deus. Jesus diz que seu jugo é “fácil”. A palavra grega para “fácil” também pode significar “bem ajustado”. Os garfos eram feitos sob medida para encaixar bem os bois. Somos ordenados a colocar o “doce jugo de Jesus” e a viver o “caminho celestial de vida e felicidade”. Jesus também diz que seu “fardo é leve”.
Há uma história de um homem que uma vez conheceu um garoto carregando um garoto aleijado menor em suas costas. “Essa é uma carga pesada que você está carregando lá”, exclamou o homem. “Ele não é pesado; ele é meu irmão!” respondeu o menino. Nenhum fardo é pesado demais quando É dado em amor e levado em amor. Jesus nos oferece um novo reino de justiça, paz e alegria. Em seu reino, os pecados não são apenas perdoados, mas removidos, e a vida eterna é derramada para todos os seus cidadãos. Este não é um reino político, mas espiritual.
O jugo do reino de Cristo, seu domínio real e modo de vida, nos liberta do fardo da culpa e da opressão do pecado e dos desejos prejudiciais. Somente Jesus pode levantar o fardo do pecado e o peso do desespero de nós. Jesus usou a analogia de um jugo para explicar como podemos trocar o fardo do pecado e do desespero por um fardo de glória e jugo de liberdade do pecado.
O jugo que Jesus nos convida a abraçar é o seu caminho de graça e liberdade do poder do pecado. Você confia no amor de Deus e se submete a sua vontade e plano para a sua vida? Jesus nos oferece um novo reino de justiça, paz e alegria. Em seu reino, os pecados não são apenas perdoados, mas removidos, e a vida eterna é derramada para todos os seus cidadãos. Este não é um reino político, mas espiritual. O jugo do reino de Cristo, seu domínio real e modo de vida, nos liberta do fardo da culpa e da opressão do pecado e dos desejos prejudiciais. Somente Jesus pode levantar o fardo do pecado e o peso do desespero de nós. Jesus usou a analogia de um jugo para explicar como podemos trocar o fardo do pecado e do desespero por um fardo de glória e jugo de liberdade do pecado.
“Senhor, inflama meu coração com amor por você e por seus caminhos e ajuda-me a trocar o jugo de rebelião pelo jugo de submissão à tua santa e amorosa palavra. Liberta-me da loucura de minha própria ignorância pecaminosa e orgulho rebelde que Eu posso desejar o que é bom e de acordo com a sua vontade.