“Mas você, vá anunciar o Reino de Deus” (Lc 9,60b)

Anunciar o Reino de Deus
Material para catequese
Material para catequese

Eis a missão de Jesus, anunciar o Reino de Deus. Eis a missão deixada à Igreja, “ide pelo mundo inteiro e anunciem a boa nova para toda a humanidade” (Mc. 16,15). Em Mateus, diz Jesus: “… vão e façam com que todos os povos se tornem meus discípulos, (…) ensinando-os a observar tudo o que ordenei a vocês” (Mt. 28,19-20). Em João a missão está descrita no pastoreio de Pedro que declara seu amor incondicional a Jesus, “Senhor, tu conheces tudo, e sabes que eu te amo” (Jo. 21d).

Anunciar o Reino de Deus é a missão de todo batizado. Todo aquele, ou aquela, que pertence a Igreja pelo batismo deve ter a tarefa de anunciar o Reino de Deus. O Reino é uma realidade que deva ser partilhada. Comunicada. Vivida em comunidade. Não se faz o Reino de Deus de forma isolada. Mesmos os irmãos e irmãs que estão nas clausuras, vivem a alegria de comunicar o Reino através do trabalho e da oração contemplativa e comunitária.

Quando se anuncia o Reino, quando se observa o que Jesus nos ensinou, forma-se comunidade: “Eram perseverantes em ouvir o ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, no partir do pão e nas orações” (At. 2,42). E a comunidade reflete a realidade da partilha, “todos os que abraçaram a fé eram unidos e colocavam em comum todas as coisas” (At. 2,44).

Com o lema, “quem quiser ser o primeiro seja o servo de todos”, a Igreja nos chama a refletir sobre o partir em missão no mundo de hoje. Como ser sinal da presença do Reino de Deus em nossos dias no Brasil. Anunciar o Reino é servir. É colocar-se diante do Pai, assumindo o compromisso com Jesus, deixando-se guiar pelo Espírito Santo e vivendo a esperança e a misericórdia de Deus dentro da Igreja.

Não busquem prestígio ou cargos dentro da Igreja. Lembrem-se sempre, o primeiro é aquele serve. E quem serve está disposto ir às últimas consequências para anunciar o Reino de Deus, inclusive doando a própria vida.

Animemo-nos, pois, orando sempre para que o espírito de serviço seja o motivador e animador de nossa vida de fé. Que a Palavra de Deus e a Eucaristia renovem nossa força missionária.

Diácono Marcos Gayoso
Relações Públicas da Comissão Arquidiocesana dos Diáconos Permanentes da Arquidiocese do Rio de Janeiro (CADIPERJ)