Oração diária Luz do mundo e sal da terra

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mt 5,13-16

O sal e a luz são colocados como meta dos discípulos. A luz define a qualidade e o alcance das obras dos seguidores de Jesus. O sal dá sentido e sabor à vida

Façamos a oração do dia: Pai, tenho diante de mim o mundo todo a ser evangelizado. Transforma cada circunstância e cada momento da minha vida em chance para dar testemunho do teu Reino.

10ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico B

Liturgia do dia 08 de junho de 2021

PRIMEIRA LEITURA: 2Cor 1,18-22  

Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios.

Irmãos, 18eu vos asseguro, pela fidelidade de Deus: O ensinamento que vos transmitimos não é sim e não. 19Pois o Filho de Deus, Jesus Cristo, que nós – a saber: eu, Silvano e Timóteo – pregamos entre vós, nunca foi sim e não, mas somente sim.

20Com efeito, é nele que todas as promessas de Deus têm o seu sim garantido. Por isso também, é por ele que dizemos “amém” a Deus, para a sua glória.

21É Deus que nos confirma, a nós e a vós, em nossa adesão a Cristo, como também é Deus que nos ungiu. 22Foi ele que nos marcou com o seu selo e nos adiantou como sinal o Espírito derramado em nossos corações.

Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 119(118)

— Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo!

— Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo!

— Maravilhosos são os vossos testemunhos, eis por que meu coração os observa!

— Vossa palavra, ao revelar-se, me ilumina, ela dá sabedoria aos pequeninos.

— Abro a boca e aspiro largamente, pois estou ávido de vossos mandamentos.

— Senhor, voltai-vos para mim, tende piedade, como fazeis para os que amam vosso nome!

— Conforme a vossa lei firmai meus passos, para que não domine em mim a iniquidade!

— Libertai-me da opressão e da calúnia, para que eu possa observar vossos preceitos!

— Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo, e ensinai-me vossas leis e mandamentos!

EVANGELHO: Mt 5,13-16

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 13“Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal se tornar insosso, com que salgaremos? Ele não servirá para mais nada, senão para ser jogado fora e ser pisado pelos homens.

14Vós

sois a luz do mundo. Não pode ficar escondida uma cidade construída sobre um monte. 15Ninguém acende uma lâmpada e a coloca debaixo de uma vasilha, mas sim num candeeiro, onde ela brilha para todos os que estão em casa. 16Assim também brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Se o sal dá gosto e preserva da corrupção, e Jesus está dizendo que eu sou o sal da terra, certamente ele espera que eu não seja causa de desgosto nem agente corruptor. Diz ele também que sou luz, e luz ilumina. Quando chego a algum lugar e me encontro com pessoas, minha presença poderia ser iluminadora. Há presenças que animam e há presenças que perturbam. É ótimo quando alguém nos anima a vencer os obstáculos e ir adiante.

É bom sentir-se motivado e sentir gosto pelo que se faz e pela vida que se vive. É bom ter luz para enxergar o caminho, ter a inteligência iluminada por uma inteligência maior, ter a vontade iluminada por uma inteligência brilhante. Enfim, tudo o que é bom é bom, e o que não presta é ruim e atrapalha a nossa vida. Jesus incentiva ainda a prática de boas obras para o louvor do Pai. Esta é uma maneira de santificar o nome de Deus.

“Santificado

seja o vosso nome” por nossas boas obras. Quem puder vê-las dirá: “Este é servidor de um Deus que só pode ser verdadeiro e bom”. E descobrirá depois que somos seguidores de Jesus Cristo, sacerdote fiel e misericordioso. Uma família cristã ou uma comunidade de Igreja, alegre e positiva, que cultiva os valores das bem-aventuranças é sal da terra e luz do mundo.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Na liturgia de hoje Jesus vem nos lembrar que nossa identidade cristã é ser sal da Terra e a luz do mundo. Somos chamados por Cristo a sermos sinais de vida.
Fazendo o sinal da cruz deixe-se envolver pela Trindade:
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Leitura (Verdade)

Faça a leitura do Evangelho pausadamente, quantas vezes julgar necessário, e destaque os versículos que mais chamam sua atenção. O texto de hoje fala do discipulado. Nós devemos ser sal e luz do mundo, dar calor e sabor a vida como fez, e faz o Mestre Jesus.

“O sal e a luz são colocados como meta dos discípulos. A luz define a qualidade e o alcance das obras dos seguidores de Jesus. O sal dá sentido e sabor à vida, e, por suas qualidades purificantes e conservantes, era adicionado às oferendas como sinal de fidelidade à Aliança. À semelhança do sal e da luz, a comunidade cristã tem sua razão de existir enquanto exerce influência benéfica sobre a sociedade. Sal e luz não são para si mesmos, mas para os outros. Jesus nos adverte sobre o perigo de sermos uma sociedade passiva, sem vigor, incapaz de motivar os demais. Nosso ser e agir precisam estar envolvidos no profetismo, que anuncia o projeto de Jesus e denuncia o comodismo. Ser sal e luz é viver as bem-aventuranças.” 

Meditação (Caminho)

O que o texto diz a você? Releia-o com muita atenção, repasse-o em sua mente, desejando que toque o seu coração. Escute o que o Senhor tem a lhe dizer por meio de sua Palavra. Deixe que o Evangelho se misture com a sua vida, abra-se a ele sem medo e veja o caminho que Deus lhe indica.

Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Este é o momento em que você é convidado(a), por meio da leitura orante, a dirigir a sua oração ao Senhor. Aproxime-se dele sem medo, faça a sua oração e conte-lhe tudo o que deseja, tudo o que está em seu coração.

Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Qual palavra do Evangelho você deseja viver neste dia?

Bênção

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !