Oração diária, Como é que não sabeis avaliar o tempo presente? - Lc 12,54-59

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Lc 12,54-59

Há sempre sinais de Deus pelo caminho. Somente um coração sensível, alimentado pela prece, sabe reconhecê-los. O tempo de Deus é agora.

Façamos a oração do dia: Pai, corrige a negligência que me impede de entregar-me inteiramente a ti, sem demora. Torna-me hábil para as coisas do teu Reino!

29ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico A

Liturgia do dia 23 de outubro de 2020

PRIMEIRA LEITURA: Ef 4,1-6

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios – Irmãos, 1eu, prisioneiro no Senhor, vos exorto a caminhardes de acordo com a vocação que recebestes: 2Com toda a humildade e mansidão, suportai-vos uns aos outros com paciência, no amor. 3Aplicai-vos a guardar a unidade do espírito pelo vínculo da paz. 4Há um só Corpo e um só Espírito, como também uma só é a esperança à qual fostes chamados. 5Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, 6um só Deus e Pai de todos, que reina sobre todos, age por meio de todos e permanece em todos.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 24(23)

— É assim a geração dos que buscam vossa face, ó Senhor, Deus de Israel.
— É assim a geração dos que buscam vossa face, ó Senhor, Deus de Israel.

Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra, o mundo inteiro com os seres que o povoam; porque ele a tornou firme sobre os mares, e sobre as águas a mantém inabalável.

— “Quem subirá até o monte do Senhor, quem ficará em sua santa habitação?” “Quem tem mãos puras e inocente coração.

— Quem não dirige sua mente para o crime. Sobre este desce a bênção do Senhor e a recompensa de seu Deus e Salvador.” “É assim a geração dos que o procuram, e do Deus de Israel buscam a face.”

EVANGELHO:  Lc 12,54-59

– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
– Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 54Jesus dizia às multidões: “Quando vedes uma nuvem vinda do ocidente, logo dizeis que vem chuva. E assim acontece. 55Quando sentis soprar o vento do sul, logo dizeis que vai fazer calor. E assim acontece. 56Hipócritas! Vós sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu. Como é que não sabeis interpretar o tempo presente? 57Por que não julgais por vós mesmos o que é justo?

58Quando,

pois, tu vais com o teu adversário apresentar-te diante do magistrado, procura resolver o caso com ele enquanto estais a caminho. Senão ele te levará ao juiz, o juiz te entregará ao guarda, e o guarda te jogará na cadeia. 59Eu te digo: daí tu não sairás, enquanto não pagares o último centavo”

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Faz parte do dom da sabedoria ser capaz de discernir os tempos, interpretar os acontecimentos, saber o que está acontecendo e tirar as devidas conclusões. Somos capazes de interpretar os sinais da atmosfera, se vai fazer frio ou calor. Por que não somos capazes de julgar por nós mesmos o que é justo? Somos capazes de avaliar os acontecimentos e devemos fazê-lo. Não podemos passar ao lado de fatos isolados sem perceber a influência que um tem sobre o outro.

Perceberemos também que não é o acaso que rege a vida da sociedade, mas a vontade livre do ser humano, capaz de planejar tanto o bem quanto o mal. Dialogando com a realidade, vamos buscar a concórdia que gera a paz. Muitos desentendimentos são resultados de interpretações discordantes. A interpretação nem sempre é correta.

Daí

a importância do dom da sabedoria dado pelo Espírito e do desenvolvimento da inteligência com instrumentos de ciência para a avaliação de fatos reais. A interpretação do que se vê e do que se ouve depende da compreensão das intenções e também do bom estado dos nossos sentidos.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
A reconciliação é o caminho da liberdade, é a realidade do Reino de Deus acontecendo na nossa vida. Jesus hoje nos convida à reconciliação fraterna e nos mostra quão exigente é esse caminho.
Abramo-nos à ação do Espírito Santo que reza em nós, dizendo: “Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Dá-me inteligência para entender; memória para lembrar; vontade dócil para praticar; coração generoso para corresponder aos teus convites. Amém.”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? Leia o Evangelho quantas vezes julgar necessário e reflita sobre o contexto em ele foi escrito. Quais são as palavras e os gestos de Jesus? A quem se destina sua mensagem? Detenha-se nas palavras que mais chamaram sua atenção e permaneça alguns instantes em silêncio, para compreendê-las melhor.

“Há sempre sinais de Deus pelo caminho. Somente um coração sensível, alimentado pela prece, sabe reconhecê-los. Percebemos o sinal de uma moeda que cai no chão, mas ignoramos o canto do pássaro. Sabemos muitas coisas de diferentes áreas, mas nem sempre sabemos interpretar os sinais que Deus coloca em nosso caminho. Um nascimento, uma doença, uma crise familiar, podem nos revelar o sentido da caminhada. Em todas as coisas devemos ver o fim. Ao longo de nossa vida há questões, por vezes, mal resolvidas ou ignoradas. É preciso parar, silenciar, invocar o Espírito Santo para que nossas decisões sejam as mais corretas. Devemos aprender a ler a vida à luz de Deus e de sua Palavra. O tempo de Deus é agora.

Meditação (Caminho)

Olhando minha vida no presente, o que Deus me diz?
Mantenha em sua mente e em seu coração o texto que você acabou de ler, no qual Jesus fala da justiça, da relação com os irmãos, da misericórdia, da reconciliação… Qual palavra encontrou mais sintonia com a sua vida? Quais sentimentos o texto despertou em você? Procure sintetizar em poucas palavras o apelo que a Palavra de Deus desperta em seu coração.

Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Este é o momento do diálogo direto com Deus, por isso, apresente a Ele a oração que brotou em seu coração. Peça também a graça de buscar a reconciliação e de saber dar o perdão sem medidas. Reze pelas famílias que não vivem o amor e o perdão e pelas pessoas que não conseguem perdoar.

Contemplação (Vida e Missão)

Tomar cuidado com o grande pecado da omissão. Como você deseja viver concretamente, durante o dia, os apelos que o Senhor lhe fez?

Bênção

  • O Senhor Deus nosso Pai esteja sempre conosco.
  • Ele está no meio nós.

Oremos: “Senhor nosso Deus, Que enviastes Vosso Filho ao mundo Para curar as nossas enfermidades, Levar sobre Si as nossas dores, Redimir nossos pecados e Nos dar a Vida Eterna que vem de Vós, Tendes Piedade de nós!

Deus Misericordioso, Que cuida de todas as Vossas Criaturas, Atendei as nossas suplicas, e Segundo a Vossa Vontade, Protegei o Vosso Povo, Oprimido por essa doença terrível. Guardai e mantenhais a saúde daqueles Que não contraíram essa doença e Dai Senhor, aos que a contraíram, Paciência fortalecida, fé renovada e A cura desse mal, Para que todos nós desfrutemos De plena e duradoura saúde! Por Jesus Cristo nosso Senhor.” Amém.

Todo o Louvor, toda a Honra, toda a Gratidão, Toda a Fé, toda a Confiança, Toda a Adoração e toda a Glória Sejam dadas aos Senhor nosso Deus, Agora e para sempre! Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo! Amém.

Confira a Homilia dominical.Clique aqui

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !