Estimados irmãos venho aqui pedir a sua ajuda se possível for. Estamos fechando o mês e não vou conseguir pagar a mensalidade da divida do site referente ao servidor onde o site fica hospedado. Pra complicar minha situação tenho pai acamado. Diante das dificuldades que todos estamos passando compreendo o qto esta difícil para todos, mas se vc tiver a possibilidade de AJUDAR COM UMA DOAÇÃO sera de muita ajuda para diminuir as dividas. . – Clique aqui para Doar
13ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico A
04 de julho de 2020
ORAÇÃO DO DIA
Pai, dá-me suficiente bom senso para reconhecer o que corresponde ao projeto de Jesus, sem querer misturá-lo com esquemas incompatíveis com a novidade do Reino
PRIMEIRA LEITURA: Am 9,11-15
Leitura da Profecia de Amós – Assim diz o Senhor: 11Naquele dia, reerguerei a tenda de Davi, em ruínas, e consertarei seus estragos, levantando-a dos escombros, e reconstruindo tudo, como nos dias de
13Eis que dias virão, diz o Senhor, em que se seguirão de perto quem ara e quem ceifa, o que pisa as uvas e o que lança a semente; os montes destilarão vinho e as colinas parecerão liquefazer-se. 14Mudarei a sorte de Israel, meu povo, cativo; eles reconstruirão as cidades devastadas, e as habitarão, plantarão vinhas e tomarão o vinho, cultivarão pomares e comerão seus frutos. 15Eu os plantarei sobre o seu solo e eles nunca mais serão arrancados de sua terra, que eu lhes dei”, diz o Senhor teu Deus. – Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
SALMO 85(84)
— O Senhor anunciará a paz para o seu povo.
— O Senhor anunciará a paz para o seu povo.
— Quero ouvir o que o Senhor irá falar: é a paz que ele vai anunciar; a paz para o seu povo e seus amigos, para os que voltam ao Senhor seu coração.
— A verdade e o amor se
— O Senhor nos dará tudo o que é bom, e nossa terra nos dará suas colheitas; a justiça andará na sua frente e a salvação há de seguir os passos seus
EVANGELHO: Mt 9,14-17
– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
– Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 14os discípulos de João aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Por que razão nós e os fariseus praticamos jejuns, mas os teus discípulos não?” 15Disse-lhes Jesus: “Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão.
16Ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha, porque o remendo repuxa a roupa e o rasgão
- Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.
[apss_share]
Comentário do Evangelho
Curativo é um meio terapêutico simples, se comparado com uma cirurgia. Um exame sério de manifestações de enfermidade pode exigir, mais do que um curativo, a extração da causa da doença. Não adianta pôr remendos quando o que se precisa é de uma roupa nova. As mesmas considerações se aplicam à nossa vida pessoal e religiosa. Não basta um curativo, não basta um remendo, quando, em regra, posso estar precisando de uma reforma. Nossas atividades sociais e pastorais podem estar sendo tratadas com remendos novos e armazenadas em odres velhos, quando o que se precisa mesmo é de uma reforma total a partir de um exame acurado de causas e efeitos. A família, pequena e ampliada, pode estar precisando de uma revisão dos objetivos comuns e dos relacionamentos para ser realmente família, e não mero amontoado de gente. O costumeiro de nossa vida religiosa também se beneficiará com um tempo de reflexão e revisão. O cansaço pastoral necessita de fortes motivações para ser superado e pôr-se em movimento. Não há fórmulas mágicas que desfaçam a estagnação de nossa vida. Há uma presença, sem a qual, estaremos em jejum: Cristo e seu Evangelho.
Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas
LEITURA ORANTE
Oração Inicial
Neste dia que se inicia, desejamos, no encontro com o Senhor por meio da leitura orante, entregar a Ele tudo o que iremos viver e pedir-lhe as luzes e as graças necessárias para nossa caminhada.
Silenciando seu coração, repita algumas vezes a oração: “Espírito Santo, necessitamos de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir”.
Leitura (Verdade)
O que diz o texto? Observe o contexto do relato evangélico: lugares, pessoas e acontecimentos. Quais imagens são utilizadas por Jesus? Qual tema perpassa a discussão dos personagens? De que jejum trata o texto?
“A vida do cristão deve ser marcada pela coerência, trajando uma roupa sem remendos. Isto significa um projeto de vida com uma correta escala de valores, o que não quer dizer impecabilidade. Seremos sempre pecadores, mas não podemos ser incoerentes. Os judeus jejuavam regularmente, os mais fervorosos o faziam duas vezes por semana. Jesus caracteriza o jejum como sinal de tristeza; portanto, incompatível com sua presença. Ele é o noivo da Nova Aliança. O jejum, hoje, pode nos ajudar no corpo e na alma. Jejum pode fazer parte da qualidade de vida e ser mediação para a caridade com o próximo. Jejuar supõe a vontade de partilhar com os que precisam. Assim o jejum entrará em nosso projeto de vida, colocando vinho novo em odres novos.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).
Meditação (Caminho)
A novidade do anúncio de Jesus incomoda os discípulos de João, que o interrogam sobre a razão desta novidade.
Quando a novidade de Jesus me incomoda eu converso com Ele como fizeram os discípulos de João? Sou capaz de mudar meu pensamento e atitudes se a Palavra de Jesus me incomoda? Qual palavra do Evangelho encontra sintonia com minha vida, com minhas atitudes? Quais sentimentos o texto despertou em mim?
Permaneça por alguns instantes em silêncio e procure sintetizar em poucas palavras o apelo que a Palavra de Deus lhe faz.
Oração (Vida)
“Jesus, divino Mestre, nós vos adoramos, Filho muito amado do Pai, caminho único para chegarmos a Ele. Nós vos louvamos e agradecemos, porque sois o exemplo que devemos seguir. Com simplicidade, queremos aprender de Vós o modo de ver, julgar e agir. Queremos ser atraídos por Vós, para que, caminhando nas vossas pegadas, possamos viver dia a dia a liberdade dos filhos de Deus, renunciando a nós mesmos, para buscar, em tudo, a vontade do Pai. Aumentai nossa esperança, impulsionando plenamente o nosso ser e o nosso agir. Ajudai-nos a retratar em nossa vida a vossa imagem, para que assim vos possamos possuir eternamente no céu. Amém.”
Contemplação (Vida e Missão)
A prática do jejum necessita estar em profunda relação com a conversão interior, que nos abre para Deus e para os irmãos. Como você pretende viver concretamente durante o dia os apelos que o Senhor lhe revelou?
Bênção
- Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
- Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
Ir. Carmen Maria Pulga
Confira a Homilia dominical. – Clique aqui
[apss_share]