Oração diária, Podeis obrigar os convidados a jejuar - Lc 5,33-39
Faça uma doação de qualquer valor e ajude a manter o site no ar !

PIX CHAVE EMAIL: doacao@catequizar.com.br
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho:

Acolher Jesus significa acolher seu projeto de vida. É um projeto de vinho novo em odres novos. Nossa fé, apesar de nossas limitações, é acolher Jesus.

Façamos a oração do dia: Pai, abre meu coração para acolher a novidade trazida por Jesus, sem querer deturpá-la com meus esquemas mesquinhos e contaminá-la com o egoísmo e o pecado.

22ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico A

Liturgia do dia 04 de setembro de 2020

PRIMEIRA LEITURA: 1Cor 4,1-5

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios – Irmãos, 1que todo o mundo nos considere como servidores de Cristo e administradores dos mistérios de Deus. 2A este respeito, o que se exige dos administradores é que sejam fiéis. 3Quanto a mim, pouco me importa ser julgado por vós ou por algum tribunal humano. Nem eu me julgo a mim mesmo. 4É verdade que a minha consciência não me acusa de nada. Mas não é por isso que eu posso ser considerado justo. 5Quem me julga é o Senhor. Portanto, não queirais julgar antes do tempo. Aguardai que o Senhor venha. Ele iluminará o que estiver escondido nas trevas e manifestará os projetos dos corações. Então, cada um receberá de Deus o louvor que

tiver merecido.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 37(36)

— A salvação de quem é justo vem de Deus.
— A salvação de quem é justo vem de Deus.

— Confia no Senhor e faze o bem, e sobre a terra habitarás em segurança. Coloca no Senhor tua alegria, e ele dará o que pedir teu coração.

— Deixa aos cuidados do Senhor o teu destino; confia nele, e com certeza ele agirá. Fará brilhar tua inocência como a luz, e o teu direito, como o sol do meio-dia.

— Afasta-te do mal e faze o bem, e terás tua morada para sempre. Porque o Senhor Deus ama a justiça, e jamais ele abandona os seus amigos.

— A salvação dos piedosos vem de Deus; ele os protege nos momentos de aflição. O Senhor lhes dá ajuda e os liberta, defende-os e protege-os contra os ímpios, e os guarda porque nele confiaram.

EVANGELHO:  Lc 5,33-39

– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
– Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 33os fariseus e os mestres da Lei disseram

a Jesus: “Os discípulos de João, e também os discípulos dos fariseus, jejuam com frequência e fazem orações. Mas os teus discípulos comem e bebem”. 34Jesus, porém, lhes disse: “Os convidados de um casamento podem fazer jejum enquanto o noivo está com eles? 35Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, naqueles dias, eles jejuarão”.

36Jesus contou-lhes ainda uma parábola: “Ninguém tira retalho de roupa nova para fazer remendo em roupa velha; senão vai rasgar a roupa nova, e o retalho novo não combinará com a roupa velha. 37Ninguém põe vinho novo em odres velhos; porque, senão, o vinho novo arrebenta os odres velhos e se derrama; e os odres se perdem. 38Vinho novo deve ser posto em odres novos. 39E ninguém, depois de beber vinho velho, deseja vinho novo; porque diz: o velho é melhor”. – Palavra da Salvação.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Aconteceu a pesca milagrosa, Jesus curou um leproso, curou um paralítico, chamou Levi, que

lhe ofereceu uma refeição festiva, e teve uma conversa sobre o jejum. Os discípulos de João jejuavam, os discípulos dos fariseus também, enquanto os discípulos de Jesus comiam e bebiam.

É o que acontece ainda hoje: os católicos, em geral, não têm nenhuma observância. Isto não significa que sejam sem lei e sem rei. Tudo o que está escrito continua válido, nada foi abolido. Até, ao contrário, acrescentaram à Lei Mosaica um Código de Direito Canônico inteiro. A diferença está no que diz Paulo aos gálatas: “Foi para sermos livres que Cristo nos libertou”.

Observamos tudo o que nos parece melhor para o bem de todos e a glória de Deus e deixamos de lado o que não convém a este bem e a esta glória. Ainda aos gálatas, Paulo escreveu: “Nem a circuncisão é alguma coisa, nem a incircuncisão, mas a nova criatura”. Nova criatura, sem curativos nem remendos.Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

No início deste novo dia, queremos, no encontro com o Senhor por meio da leitura orante, entregar a Ele tudo o que iremos viver e pedir as luzes e graças necessárias para nossa caminhada.

Silenciando seu coração, repita algumas vezes, pausadamente, a oração: “Espírito Santo, necessitamos de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir.”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Observe o contexto do relato evangélico: lugares, pessoas e acontecimentos. Quais são as imagens utilizadas por Jesus? Qual é o ponto de controvérsia entre Jesus e os escribas e fariseus? O que representa a imagem do remendo novo em roupa velha e do vinho novo em odres novos?

“Uma tendência muito forte – ontem e hoje – é associar a fé com a tristeza e suspeitar das alegrias. Jesus gostava de festas e aceitava convites para refeições. Isto era seguido pelos seus discípulos. O jejum faz parte da prática cristã, mas não tem valor absoluto. O jejum ajuda a disciplinar o corpo e possibilita a partilha com os que mais precisam.

O jejum não caracteriza o homem de fé. A característica é acolher o noivo, isto é, a adorável pessoa de Jesus. E acolher Jesus significa acolher seu projeto de vida. É um projeto feito de coerência, um projeto de vinho novo em odres novos. Nossa fé – apesar de nossas limitações – deve ser de um pano só, o da coerência. Mais do que práticas, nossa fé é acolher Jesus.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim?
Qual palavra do texto encontrou sintonia com sua vida, com suas atitudes? Quais sentimentos o texto despertou em você? Procure sintetizar em poucas palavras o apelo que a Palavra de Deus despertou em seu coração. Permaneça em silêncio por alguns instantes.

Oração (Vida)

Juntamente com as preces que a Palavra de Deus despertou em seu coração, apresente ao Senhor a realidade do nosso País e as necessidades vividas pelo povo brasileiro.

Pai misericordioso, nós vos pedimos pela nossa pátria, o Brasil! Ajudai-nos a construir um país justo e fraterno. Que todos estejamos atentos às necessidades das pessoas mais fragilizadas e indefesas! Que o diálogo e o respeito vençam o ódio e os conflitos!

Que as barreiras sejam superadas por meio do encontro e da reconciliação! Vosso filho Jesus está no meio de nós, trazendo-nos esperança e força para caminhar. Que sua Palavra seja fonte de comunhão fraterna e de paz, em nossas comunidades, nas famílias e nas ruas. Amém

Contemplação (Vida e Missão)

Da incoerência e da tristeza, livrai-me, Senhor! Seja essa a invocação consciente que elevamos a Deus neste dia.

Bênção

  • O Senhor Deus nosso Pai esteja sempre conosco.
  • Ele está no meio nós.

Oremos: “Senhor nosso Deus, Que enviastes Vosso Filho ao mundo Para curar as nossas enfermidades, Levar sobre Si as nossas dores, Redimir nossos pecados e Nos dar a Vida Eterna que vem de Vós, Tendes Piedade de nós!

Deus Misericordioso, Que cuida de todas as Vossas Criaturas, Atendei as nossas suplicas, e Segundo a Vossa Vontade, Protegei o Vosso Povo, Oprimido por essa doença terrível. Guardai e mantenhais a saúde daqueles Que não contraíram essa doença e Dai Senhor, aos que a contraíram, Paciência fortalecida, fé renovada e A cura desse mal, Para que todos nós desfrutemos De plena e duradoura saúde! Por Jesus Cristo nosso Senhor.” Amém.

Todo o Louvor, toda a Honra, toda a Gratidão, Toda a Fé, toda a Confiança, Toda a Adoração e toda a Glória Sejam dadas aos Senhor nosso Deus, Agora e para sempre! Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo! Amém.

Confira a Homilia dominical.Clique aqui