Oração diária, Podeis obrigar os convidados a jejuar - Lc 5,33-39

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Lc 5,33-39

Façamos a oração do dia: Pai, abre meu coração para acolher a novidade trazida por Jesus, sem querer deturpá-la com meus esquemas mesquinhos e contaminá-la com o egoísmo e o pecado.

22ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico B

Liturgia do dia 03 de setembro de 2021

PRIMEIRA LEITURA: Cl 1,15-20 

Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses.

15Cristo Jesus é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação, 16pois por causa dele foram criadas todas as coisas no céu e na terra, as visíveis e as invisíveis, tronos e dominações, soberanias e poderes.

Tudo foi criado por meio dele e para ele. 17Ele existe antes de todas as coisas e todas têm nele a sua consistência. 18Ele é a Cabeça do corpo, isto é, da Igreja. Ele é o princípio, o Primogênito dentre os mortos; de sorte que em tudo ele tem a primazia, 19porque Deus quis habitar nele com toda a sua plenitude e 20por ele reconciliar consigo todos os seres, os que estão na terra e no céu, realizando a paz pelo sangue da sua cruz.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 100(99)

— Com canto apresentai-vos diante do Senhor!

— Com canto apresentai-vos diante do Senhor!

— Aclamai

o Senhor, ó terra inteira, servi ao Senhor com alegria, ide a ele cantando jubilosos!

— Sabei que o Senhor, só ele, é Deus, ele mesmo nos fez, e somos seus, nós somos o seu povo e seu rebanho.

— Entrai por suas portas dando graças, e em seus átrios com hinos de louvor; dai-lhe graças, seu nome bendizei!

— Sim, é bom o Senhor e nosso Deus, sua bondade perdura para sempre, seu amor é fiel eternamente!

EVANGELHO: Lc 5,33-39

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 33os fariseus e os mestres da Lei disseram a Jesus: “Os discípulos de João, e também os discípulos dos fariseus, jejuam com frequência e fazem orações. Mas os teus discípulos comem e bebem”. 34Jesus, porém, lhes disse: “Os convidados de um casamento podem fazer jejum enquanto o noivo está com eles? 35Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, naqueles dias, eles jejuarão”.

36Jesus contou-lhes ainda uma parábola: “Ninguém tira retalho de roupa nova para fazer remendo em roupa velha; senão vai rasgar a roupa nova, e o retalho novo não combinará com a roupa velha. 37Ninguém

põe vinho novo em odres velhos; porque, senão, o vinho novo arrebenta os odres velhos e se derrama; e os odres se perdem. 38Vinho novo deve ser posto em odres novos. 39E ninguém, depois de beber vinho velho, deseja vinho novo; porque diz: o velho é melhor”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Qual é o vinho melhor, o novo ou o velho? Vinho novo é a novidade de Cristo. Mas está escrito que o vinho velho é melhor. Temos, então, que refletir sobre a qualidade do recipiente. Está escrito também que “o remendo de roupa nova não combina com a roupa velha”. O novo está contrastando com o velho e quem diz que o velho é melhor precisa experimentar o novo. Tudo isso por conta de uma pergunta sobre o jejum. Jejuando, acaba o problema. Já disseram também que o melhor vinho é aquele que se bebe na casa dos outros. Seja lá como for, o vinho é Cristo e seu Evangelho. Bebamos na fonte, que está no coração de Cristo. Vistamos uma roupa nova, sem remendos, que é o próprio Senhor Jesus. Depois, façamos o que for melhor para a nossa identificação com Cristo, para a construção da comunidade humana, para o bem dos menos amados. Se jejum é ausência de alimento, a ausência de Cristo é o verdadeiro jejum, e esse não é bom. Mortificações, só inteligentes!

Côn.

Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

No início deste novo dia, queremos, no encontro com o Senhor por meio da leitura orante, entregar a Ele tudo o que iremos viver e pedir as luzes e graças necessárias para nossa caminhada.
Silenciando seu coração, repita algumas vezes, pausadamente, a oração: “Espírito Santo, necessitamos de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir.”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Observe o contexto do relato evangélico: lugares, pessoas e acontecimentos. Quais são as imagens utilizadas por Jesus? Qual é o ponto de controvérsia entre Jesus e os escribas e fariseus? O que representa a imagem do remendo novo em roupa velha e do vinho novo em odres novos?

“A comunidade de Jesus não se ajusta ao que os fariseus esperavam de um grupo religioso. O jejum falava da esperança messiânica. Agora é vivida uma nova circunstância: o noivo está presente e o jejum é substituído pela alegria que contagia os convidados. Os pecadores são convidados para a festa; é tempo de alegria e não de jejum. Esse tempo é totalmente novo e não aceita remendos antigos. É um vinho novo, que não pode ser colocado em vasilhas antigas e superadas. O discípulo veste a roupa nova da coerência, de um projeto único e harmonioso. Nossa vida deve estar voltada para o noivo – isto é, Jesus –, e não apenas para algumas práticas, por melhores que sejam. Tudo se faz novo, proclama Paulo às suas comunidades.

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim?
Procure sintetizar em poucas palavras o apelo que a Palavra de Deus despertou em seu coração. Permaneça em silêncio por alguns instantes.

Como eu renovo ideias e atitudes à luz da Palavra de Deus?

Oração (Vida)

Juntamente com as preces que a Palavra de Deus despertou em seu coração, apresente ao Senhor a realidade do nosso País e as necessidades vividas pelo povo brasileiro.
Pai misericordioso, nós vos pedimos pelo Brasil!
Ajudai-nos a construir um país justo e fraterno. Que todos estejamos atentos às necessidades das pessoas mais fragilizadas e indefesas! Que o diálogo e o respeito vençam o ódio e os conflitos! Que as barreiras sejam superadas por meio do encontro e da reconciliação! Vosso filho Jesus está no meio de nós, trazendo-nos esperança e força para caminhar. Que sua Palavra seja fonte de comunhão fraterna e de paz, em nossas comunidades, nas famílias e nas ruas. Amém

Contemplação (Vida e Missão)

Da incoerência e da tristeza, livrai-me, Senhor! Seja essa a invocação consciente que elevamos a Deus neste dia.

Bênção

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !