Liturgia diária, Vinde a mim, todos vós que estais cansados - Mt 11,28-30

15ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico A

20 de julho de 2017

ORAÇÃO DO DIA

Pai, dá-me disposição para pôr em prática as exigências do Reino, assumidas como expressão de minha fé sincera em teu Filho Jesus. Que elas sejam para mim um jugo suave!

PRIMEIRA LEITURA: Êx 3,13-20

Leitura do Livro do Êxodo – Naqueles dias, ouvindo a voz do Senhor no meio da sarça, 13Moisés disse a Deus: “Sim, eu irei aos filhos de Israel e lhes direi: ‘O Deus de vossos pais enviou-me a vós’. Mas, se eles perguntarem: ‘Qual é o seu nome?’, o que lhes devo responder?”
14Deus disse a Moisés: “Eu sou aquele que sou”. E acrescentou: “Assim responderás aos filhos de Israel: ‘Eu sou enviou-me a vós’”.
15E Deus disse ainda a Moisés: “Assim dirás aos filhos de Israel: ‘O Senhor, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó, enviou-me a vós’. Este é o meu nome para sempre, e assim serei lembrado de geração em geração. 16Vai, reúne os anciãos de Israel e dize-lhes: ‘O Senhor, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó, apareceu-me, dizendo: Eu vos visitei e vi tudo o que vos sucede no Egito. 17E

decidi tirar-vos da opressão do Egito e conduzir-vos à terra dos cananeus, dos hititas, dos amorreus, dos ferezeus, dos heveus e dos jebuseus, a uma terra onde corre leite e mel.
18Eles te escutarão e tu, com os anciãos de Israel, irás ao rei do Egito e lhe direis: O Senhor, o Deus dos hebreus, veio ao nosso encontro. E, agora, temos de ir, a três dias de marcha no deserto, para oferecermos sacrifícios ao Senhor nosso Deus’.
19Eu sei, no entanto, que o rei do Egito não vos deixará partir, se não for obrigado por mão forte. 20Por isso, estenderei minha mão e castigarei o Egito com toda a sorte de prodígios que vou realizar no meio deles. Depois disso, o rei do Egito vos deixará partir”.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 104,1.5-27

          — O Senhor se lembra sempre da Aliança.
— O Senhor se lembra sempre da Aliança.

— Dai graças ao Senhor, gritai seu nome, anunciai entre as nações seus grandes feitos! Lem­brai as maravilhas que ele fez, seus prodígios e as palavras de seus lábios!

Ele sempre se recorda da Aliança, promulgada a incontáveis gerações; da Aliança que ele fez com Abraão, e do seu santo juramento a Isaac.

— Deus deu um grande crescimento a seu povo e o fez mais forte que os próprios opressores. Ele mudou seus corações para odiá-lo, e trataram com má-fé seus servidores.

— Então mandou Moisés, seu mensageiro, e igualmente Aarão, seu escolhido; por meio deles realizou muitos prodígios e, na terra do Egito, maravilhas.

EVANGELHO:  Mt 11,28-30

          – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, tomou Jesus a palavra e disse: 28 “Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso.
29Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. 30Pois

o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

“Vocês são gente humilde, venham comigo, não tenham medo, confiem em mim. Eu não vim para aumentar o peso da vida de vocês nem para atormentar as suas consciências. Eu também sou gente simples, sou humilde, mas sou o Senhor do céu e da terra e quero dar a vocês um pouco de descanso.” Deus se revela em Jesus Cristo mostrando o que tem de melhor no seu coração cheio de amor e de bondade. Nós nos aproximamos dele com muita confiança e nos sentimos encorajados para enfrentar a batalha de cada dia. Sejamos também simples e humildes para não tornar a vida mais pesada do que já é, nem a nossa nem a dos outros.
Jesus é manso e é humilde, muito atencioso para com os pequenos, os que não têm importância no nosso mundo, as pessoas comuns, que vivem a vida de cada dia, muitas vezes com sacrifícios, muitas vezes cansados. Jesus lhes faz um convite: “Vinde a mim”. Não é alienação nem comodismo. Comodismo no sentido de procurar um encosto ou alguém que solucione para nós os nossos problemas. Não é alienação, que nos tira da luta e nos faz mergulhar na ilusão. Jesus entra na luta e se põe ao lado dos cansados e encurvados pelo peso dos males que sobrecarregam sua existência. Para que as palavras de Jesus não se tornem letra morta fantasiada de bondade, ele espera que alguém tome a sua bandeira e a plante no meio do mundo. Aquele que crê revela a existência do Deus de clemência e bondade, colocando-se decididamente ao lado dos cansados e sobrecarregados pelos males que lhes são impostos.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Hoje celebramos o Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! Rezemos: “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? “Vinde a mim, todos vós que estais cansados e carregados de fardos, e eu vos dareis descanso.” No Evangelho de hoje, Jesus convida os cansados a irem a Ele, pois Ele lhes dará descanso. O que Jesus quer dizer? Qual é a principal mensagem desta Palavra? Leia o Evangelho com atenção e identifique seu tema central.

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? Jesus, no Evangelho, fala de cansaço, e quem não vive cansado hoje? Releia o texto e faça sua meditação, permitindo que a Palavra de Cristo o(a) toque e o(a) conduza. O Senhor nos fala ao coração; escute-o.

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Na oração, a pessoa adquire vida nova no Senhor. Aproxime-se do Senhor para fazer a sua oração com calma. Sinta a presença de Deus, que o(a) acolhe como filho(a) amado(a). Reze por suas necessidades e pelas necessidades daqueles que o(a) cercam.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Que sentimento você experimenta hoje? Como deseja viver este dia?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

[apss_share]

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !