Liturgia diária A vinda do Messias

2ª Semana do Advento – Ano Litúrgico A

09 de dezembro de 2016

ORAÇÃO DO DIA

Pai, que eu não me deixe bloquear pelas críticas, quando minha vida for um testemunho de serviço ao Reino, expressão de minha adesão a teu Filho Jesus.

PRIMEIRA LEITURA:  Is 48,17-19

Leitura do Livro do Profeta Isaías – 17Isto diz o Senhor, o teu libertador, o Santo de Israel: “Eu, o Senhor teu Deus, te ensino coisas úteis, te conduzo pelo caminho em que andas. 18Ah, se tivesses observado os meus mandamentos! 19Tua paz teria sido como um rio e tua justiça como as ondas do mar; tua descendência seria como a areia do mar e os filhos do teu ventre como os grãos de areia; este nome não teria desaparecido nem teria sido cancelado de minha presença”.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 1

          — Senhor, quem vos seguir terá a luz da vida.
— Senhor, quem vos seguir terá a luz da vida.

— Feliz é todo aquele que não anda conforme os conselhos dos perversos; que não entra no caminho dos malvados, nem junto aos zombadores vai sentar-se; mas encontra seu prazer na lei de Deus e a medita, dia e noite, sem cessar.

— Eis que ele é semelhante a uma árvore, que à beira da torrente está plantada; ela sempre dá seus frutos a seu tempo, e jamais as suas folhas vão murchar. Eis que tudo o que ele faz vai prosperar.

— Mas bem outra é a sorte dos perversos. Ao contrário, são iguais à palha seca espalhada e dispensada pelo vento. Pois Deus vigia o caminho dos eleitos, mas a estrada dos malvados leva à morte

EVANGELHO: Mt 11,16-19

– O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
          – Glória a vós, Senhor.

         Naquele tempo, disse Jesus às multidões: 16“Com quem vou comparar esta geração? São como crianças sentadas nas praças, que gritam para os colegas, dizendo: 17‘Tocamos flauta e vós não dançastes. Entoamos lamentações e vós não batestes no peito!’
18Veio João, que nem come e nem bebe, e dizem: ‘Ele está com um demônio’. 19Veio o Filho do Homem, que come e bebe e dizem: ‘É um comilão e beberrão, amigo de cobradores de impostos e de pecadores’. Mas a sabedoria foi reconhecida com base em suas obras”.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

No Advento, veio João, veio o Filho do Homem. Eles vieram, e quando aparecem multiplicam-se as opiniões. Este diz isto, aquele diz aquilo e a paz se rompe com rapidez e facilidade pela discordância de opiniões. Faz parte da vida e cada um enxerga o mundo segundo a posição da sua cadeira. Mudar de posição é muito conveniente para poder ver o mundo com os olhos dos outros. É conhecida a história do pai viajando com o filho e uma pequena montaria. O pai mais velho vai montado e escuta a crítica dos passantes apiedados do filho criança que vai a pé. Baixa o pai da montaria e sobe o filho, por sua vez criticado porque, onde já se viu, uma criança na garupa e o velho pai a pé. Desce o filho, não sobe o pai, andam os dois e o animal, também ouvindo a crítica dos passantes que admiram a falta de inteligência dos três andando a pé. Sobem o pai e o filho, pesando sobre o animal que era forte. Chovem as críticas contra a crueldade dos dois, que tomam a decisão final. Carregam o animal. É difícil viver ao sabor das opiniões. Se você come e bebe ou deixa de comer, será a partir de uma convicção pessoal. Jesus é a própria sabedoria que toma sempre a decisão acertada, não pela diversidade das opiniões, e sim pela sensibilidade fraterna. Mantenho minhas convicções e adapto-me à consciência do outro para libertá-lo.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2016’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Neste momento de oração, aproximemo-nos do Senhor para fazer a nossa oração, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! Peçamos ao Espírito Santo: “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? O Evangelho nos mostra que Jesus lamenta pelas pessoas que não aceitaram o Messias. Faça a leitura do texto procurando identificar seus elementos mais marcantes. Leia-o diversas vezes e, se possível, recorde outros textos que possam ajudá-lo na compreensão deste.

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? Faça a sua meditação com o Evangelho, lendo-o novamente, e deixe-se tocar por ele. Neste momento de meditação, procure escutar o que o Senhor lhe diz. Tenha em mente que o Senhor fala com você por meio de sua Palavra.

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Aproxime-se do Senhor, silenciando sua mente e seu coração, para fazer a sua oração. Guarde tudo aquilo que você aprendeu por meio do texto, a palavra que ouviu do Senhor, e dirija-se ao seu coração de Pai. Agradeça este momento e apresente-lhe suas intenções.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? O que Deus o(a) convida a viver neste dia?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

[apss_share]