Oração diária Vigiai, pois não sabeis a hora!

21ª Semana Comum – Ano Litúrgico C

25 de agosto de 2016

ORAÇÃO DO DIA

Pai, faze de mim um servo fiel e prudente, disposto a pautar toda a sua vida pelos ensinamentos de teu Filho Jesus. Que eu jamais seja insensato!

PRIMEIRA LEITURA:  1Cor 1,1-9

Início da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios – 1Paulo, chamado a ser apóstolo de Jesus Cristo, por vontade de Deus, e o irmão Sóstenes, 2à Igreja de Deus que está em Corinto: aos que foram santificados em Cristo Jesus, chamados a ser santos junto com todos que, em qualquer lugar, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso. 3Para vós, graça e paz, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.
4Dou graças a Deus sempre a vosso respeito, por causa da graça que Deus vos concedeu em Cristo Jesus: 5Nele fostes enriquecidos em tudo, em toda palavra e em todo conhecimento, 6à medida que o testemunho sobre Cristo se confirmou entre vós. 7Assim, não tendes falta de nenhum dom, vós que aguardais a revelação do Senhor nosso, Jesus Cristo. 8É ele também que vos dará perseverança em vosso procedimento irrepreensível, até o fim, até o dia de nosso Senhor Jesus Cristo. 9Deus é fiel; por ele fostes chamados à comunhão com seu Filho, Jesus Cristo, Senhor nosso. – Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 144

    — Bendirei o vosso nome, pelos séculos, Senhor!
— Bendirei o vosso nome, pelos séculos, Senhor!

— Todos os dias haverei de bendizer-vos, hei de louvar o vosso nome para sempre. Grande é o Senhor e muito digno de louvores, e ninguém pode medir sua grandeza.

— Uma idade conta à outra vossas obras e publica os vossos feitos poderosos; proclamam todos o esplendor de vossa glória e divulgam vossas obras portentosas!

— Narram todos vossas obras poderosas, e de vossa imensidade todos falam. Eles recordam vosso amor tão grandioso e exaltam, ó Senhor, vossa justiça.

EVANGELHO: Mt 24,42-51

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos: 42“Ficai atentos, porque não sabeis em que dia virá o Senhor! 43Compreendei bem isso: se o dono da casa soubesse a que horas viria o ladrão, certamente vigiaria e não deixaria que a sua casa fosse arrombada.
44Por isso, também vós ficai preparados! Porque na hora em que menos pensais, o Filho do Homem virá. 45Qual é o empregado fiel e prudente, que o senhor colocou como responsável pelos demais empregados, para lhes dar alimento na hora certa? 46Feliz o empregado, cujo senhor o encontrar agindo assim, quando voltar.
47Em verdade vos digo, ele lhe confiará a administração de todos os seus bens. 48Mas, se o empregado mau pensar: ‘Meu senhor está demorando’, 49e começar a bater nos companheiros, a comer e a beber com os bêbados; 50então o senhor desse empregado virá no dia em que ele não espera, e na hora que ele não sabe. 51Ele o partirá ao meio e lhe imporá a sorte dos hipócritas. Ali haverá choro e ranger de dentes”.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

No fim dos tempos, quando formos julgados, cada um de nós poderá ser considerado o servo fiel e prudente que o senhor colocou à frente dos empregados para lhes dar alimento na hora certa. Poderá também ser considerado um servo mau, que abusa do poder, bate nos companheiros, come e bebe com os bêbados. O servo fiel, sempre bem ocupado, receberá encargos maiores. O servo mau será partido ao meio. Servos somos todos. Alguns, porém, têm funções de serviço, por isso são chamados de ministros. Estes, em todos os níveis da vida humana, tanto no civil quanto no religioso, supõe-se que cuidem bem da casa e providenciem o alimento a todos, porque ministro é prestador de serviço. Homens e mulheres que se projetam mostrando poder e arrogância, a estes se imporá a sorte dos hipócritas. Vigiem! O Senhor vem a qualquer hora. Que ao chegar, ele nos encontre tratando os outros muito bem.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2016’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Aproxime-se do Senhor, Deus Amor, como filho(a) muito amado(a). Tudo que você tem apresente ao Senhor. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Rezemos: “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra.”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? “Quem é o servo fiel e prudente, que o Senhor encarregou do pessoal da casa, para lhes dar alimento na hora certa?” (Mt 24,45). Para fazer a leitura do texto, é recomendável estabelecer um silêncio interior, predispondo-se, assim, a escutar a voz de Deus com atenção. Faça uma leitura lenta e atenta do Evangelho, considerando bem o sentido de cada frase e cada palavra do texto. Assim, você vai compreendê-lo melhor.

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? Identifique a voz de Deus, que fala com você por meio da Palavra. Leia novamente o texto e deixe-se tocar por ele. Se puder, feche os olhos e busque escutar somente a voz de Deus, que, de modo bem particular, diz aquilo que você precisa ouvir. Esteja atento e disponível.

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Tendo ouvido a voz do Senhor, por meio da Palavra, com certeza você deseja falar com Ele, partindo do que foi lido no Evangelho. Aproxime-se do Senhor sem medo e diga a Ele o que se passa em sua mente e em seu coração. Você pode também transformar sua oração em um louvor.

Contemplação (Vida e Missão)
Como diz a música, a Palavra de Deus não passa por nós sem deixar um sinal. Qual novo olhar nasceu em você a partir da Palavra? Qual apelo ela suscita em seu coração? O que ela o(a) convida a viver neste dia?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

[apss_share]