Oração diária, Procurai a reconciliação - Mt 5,20-26

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mt 5,20-26

Todos os mandamentos e preceitos que estão na Bíblia se resumem na prática do amor fraterno

Façamos a oração do dia: Espírito de reverência, dispõe meu coração ao respeito para com a dignidade do meu próximo, de modo que jamais eu ouse tirar-lhe, de forma alguma, a vida.

1ª Semana da Quaresma – Ano Litúrgico B

Liturgia do dia 26 de fevereiro de 2021

PRIMEIRA LEITURA: Ez 18,21-28 

Leitura da Profecia de Ezequiel.

Assim fala o Senhor: 21“Se o ímpio se arrepender de todos os pecados cometidos, e guardar todas as minhas leis, e praticar o direito e a justiça, viverá com certeza e não morrerá. 22Nenhum dos pecados que cometeu será lembrado contra ele. Viverá por causa da justiça que praticou.

23Será que eu tenho prazer na morte do ímpio? — oráculo do Senhor Deus. Não desejo, antes, que mude de conduta e viva? 24Mas, se o justo desviar de sua justiça e praticar o mal, imitando todas as práticas detestáveis feitas pelo ímpio, poderá fazer isso e viver?

Da justiça que ele praticou, nada mais será lembrado. Por causa da infidelidade e do pecado que cometeu, por causa disso morrerá. 25Mas vós andais dizendo: ‘A conduta do Senhor não é correta’.

Ouvi,

vós da casa de Israel: É a minha conduta que não é correta, ou antes é a vossa conduta que não é correta? 26Quando um justo se desvia da justiça, pratica o mal e morre, é por causa do mal praticado que ele morre. 27Quando um ímpio se arrepende da maldade que praticou e observa o direito e a justiça, conserva a própria vida. 28Arrependendo-se de todos os seus pecados, com certeza viverá; não morrerá”.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 130(129)

— Se levardes em conta nossas faltas, quem haverá de subsistir?

— Se levardes em conta nossas faltas, quem haverá de subsistir?

— Das profundezas eu clamo a vós, Senhor, escutai a minha voz! Vossos ouvidos estejam bem atentos ao clamor da minha prece!

— Se levardes em conta nossas faltas, quem haverá de subsistir? Mas em vós se encontra o perdão, eu vos temo e em vós espero.

— No Senhor ponho a minha esperança, espero em sua palavra. A minh’alma espera no Senhor, mais que o vigia pela aurora.

— Espere Israel pelo Senhor, mais que o vigia pela aurora! Pois no Senhor se encontra toda graça e copiosa redenção. Ele vem libertar a Israel de toda a sua culpa.

EVANGELHO:
Mt 5,20-26 

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 20“Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus.

21Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal’. 22Eu, porém, vos digo: todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo; quem disser ao seu irmão: ‘Patife!’ será condenado pelo tribunal; quem chamar o irmão de ‘tolo’ será condenado ao fogo do inferno.

23Portanto, quando tu estiveres levando a tua oferta para o altar, e ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24deixa a tua oferta ali diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. Só então vai apresentar a tua oferta.

25Procura

reconciliar-te com teu adversário, enquanto caminha contigo para o tribunal. Senão o adversário te entregará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial de justiça, e tu serás jogado na prisão. 26Em verdade eu te digo: dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

“Se vossa justiça não for maior que a dos escribas e dos fariseus, não entrareis no Reino dos Céus.” Todos os mandamentos e preceitos que estão na Bíblia se resumem na prática do amor fraterno, que tem, por regra de ouro, o fazer ao outro o que queremos que seja feito a nós. Esta regra pode exigir um pouco mais do que a mera observância da letra da Lei. “Não matei e não roubei” pode não dizer tudo. A maledicência rouba o bom nome e mata a boa fama das vítimas da língua. Os habitantes de Nínive se converteram da violência que tinham nas mãos. Mãos violentas matam, roubam, manejam armas letais. Quanto à língua, escreve São Tiago, “ninguém consegue domá-la”. Ela é um mal irrequieto e está cheia de veneno mortífero. Jesus propõe o remédio da reconciliação para os feridos de morte.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

“Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, ilumina minha mente e abre meu coração para meditar e viver a Palavra de Deus. Amém.”

Leitura (Verdade)

Evangelho: Mt 5,20-26 “Eu vos digo: Se vossa justiça não for maior que a dos escribas e dos fariseus, não entrareis no Reino dos Céus. Ouvistes que foi dito aos antigos: ‘Não cometerás homicídio! Quem cometer homicídio deverá responder no tribunal’. Ora, eu vos digo: todo aquele que tratar seu irmão com raiva deverá responder no tribunal; […] quem chamar seu irmão de ‘louco’ poderá ser condenado ao fogo do inferno. Portanto, quando estiveres levando a tua oferenda ao altar e ali te lembrares que teu irmão tem algo contra ti, deixa a tua oferenda diante do altar e vai primeiro reconciliar-te com teu irmão. Só então, vai apresentar a tua oferenda.” […]

Em silêncio, relacione o texto à sua vida e responda para você mesmo(a). Quais palavras do Evangelho mais chamaram sua atenção?

“As sementes do Verbo estão presentes ao longo dos tempos; a sabedoria humana alcançou bons patamares. Mas com Jesus começa um novo tempo: “porém eu vos digo…”. Não basta o legalismo, que salva apenas as aparências. Os discípulos de Jesus, ao entrarem no Reino, assumem uma nova postura. Trata-se de aceitar a adorável pessoa de Jesus e seus ensinamentos. Ele ensina um novo modo de orar, um novo modo de agir, uma nova ética, um novo modo de se relacionar com o Pai e com os irmãos. Tudo se faz novo. Em vez da lei, o valor; em vez da atitude racional, o coração. E tudo isso é centrado no amor. E o amor de Deus significa amar sem medida; é amar do jeito do Pai. Este é o primeiro ato da liturgia da vida.”

Meditação (Caminho)

Faça a sua meditação procurando escutar o que Jesus quer lhe dizer por meio do texto.
O que diz, para você, a expressão: “… vai primeiro reconciliar-te com teu irmão. Só então, vai apresentar a tua oferenda”?
Cuidar do nosso modo de pensar e do nosso coração parece ser o que Jesus quer nos ensinar.
Como você se prepara para fazer a sua oferenda, para entrar na intimidade de Deus junto com seus irmãos?.

Oração (Vida)

Concede-me a graça, Pai querido, que ao longo desta Quaresma, eu possa progredir no conhecimento de teu Projeto – revelado em teu Filho Jesus Cristo; sustentado pelo Espírito Santo – e corresponder com minhas atitudes, ao teu imenso amor. Amém.

Contemplação (Vida e Missão)

O que a hoje Palavra o(a) leva a viver? Que sentimento você experimenta neste momento? Que palavra deseja viver hoje?

Bênção

– Deus Pai de misericórdia, conceda a todos nós, como concedeu ao filho prodigo a alegria de receber o abraço do Pai.
– O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta caminhada quaresmal a uma verdadeira conversão.
– O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo, celebrar a vitória da Páscoa.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Confira a Homilia dominical.Clique aqui

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !