Oração diária Vai e anuncia o Reino de Deus!

26ª Semana Comum – Ano Litúrgico C

28 de setembro de 2016

ORAÇÃO DO DIA

Pai, torna-me apto para o serviço do teu Reino, dando-me as virtudes necessárias para não me desviar do caminho traçado por ti, mesmo devendo pagar um alto preço por isso.

PRIMEIRA LEITURA: Jó 9,1-12.14-16

Leitura do Livro de Jó – 1Jó respondeu a seus amigos e disse: 2“Sei muito bem que é assim: como poderia o homem ser justo diante de Deus? 3Se quisesse disputar com ele, entre mil razões não haverá uma para rebatê-lo. 4Ele é sábio de coração e poderoso em força; quem poderia enfrentá-lo e ficar ileso? 5Ele desloca as montanhas, sem que elas percebam e as derruba em sua cólera. 6Ele abala a terra em suas bases e suas colunas vacilam. 7Ele manda ao sol que não brilhe e guarda escondidas as estrelas. 8Sozinho desdobra os céus, e caminha sobre as ondas do mar. 9Criou a Ursa e o Órion, as Plêiades e as constelações do Sul. 10Faz prodígios insondáveis, maravilhas sem conta. 11Se passa junto de mim, não o vejo, e quando se afasta, não o percebo. 12Se ele apanha uma presa, quem ousa impedi-lo? Quem pode dizer-lhe: — ‘Que está fazendo?’ 14Quem sou eu para replicar-lhe, e contra ele escolher meus argumentos? 15Ainda que eu tivesse razão, não poderia replicar, e deveria pedir misericórdia ao meu juiz. 16Se eu clamasse e ele me respondesse, não creio que daria atenção à minha voz”.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 87

          — Chegue a minha oração até a vossa presença!
— Chegue a minha oração até a vossa presença!

— Clamo a vós, ó Senhor sem cessar, todo o dia, minhas mãos para vós se levantam em prece. Para os mortos, acaso, faríeis milagres? Poderiam as sombras erguer-se e louvar-vos?

— No sepulcro haverá quem vos cante o amor e proclame entre os mortos a vossa verdade? Vossas obras serão conhecidas nas trevas, vossa graça, no reino onde tudo se esquece?

— Quanto a mim, ó Senhor, clamo a vós na aflição, minha prece se eleva até vós desde a aurora. Por que vós, ó Senhor, rejeitais a minh’alma? E por que escondeis vossa face de mim?

EVANGELHO: Lc 9,57-62

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Lucas.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 57enquanto Jesus e seus discípulos caminhavam, alguém na estrada disse a Jesus: “Eu te seguirei para onde quer que fores”.
58Jesus lhe respondeu: “As raposas têm tocas e os pássaros têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça”. 59Jesus disse a outro: “Segue-me”. Este respondeu: “Deixa-me primeiro ir enterrar meu pai”. 60Jesus respondeu: “Deixa que os mortos enterrem os seus mortos; mas tu, vai anunciar o Reino de Deus”. 61Um outro ainda lhe disse: “Eu te seguirei, Senhor, mas deixa-me primeiro despedir-me dos meus familiares”. 62Jesus, porém, respondeu-lhe: “Quem põe a mão no arado e olha para trás não está apto para o Reino de Deus”.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Quando as palavras já não são suficientes ou se enchem de razões que nada explicam, resta sempre o caminho do sonho. Quantos sonhos, quantos desejos, quanta esperança. Decepção, desilusão, desencanto. Eu te seguirei aonde quer que tu vás! Aonde você quer ir? Da manjedoura ao palácio? Realismo sincero: Eu não tenho onde reclinar a cabeça. Não simplesmente porque não tenho, porque poderia ter. Porque não quero. Por opção. Optei pela liberdade, mais do que a raposa que tem toca e o pássaro que tem ninho. Agora sou eu que chamo: Segue-me. Descobre o que vem primeiro e que por último nos acolherá: o Reino! Trabalha pelos vivos para que os mortos participem do Reino, e enterra teu pai. É obra de misericórdia. Mais um sonhador quer fazer caminho e seguir o Senhor. Que difícil! Como compreender tanta radicalidade! Os laços afetivos, os amores da existência, a gratidão e tudo mais. Onde fica tudo isso? Fica bem no coração. Busca o Reino e tudo mais lhe será dado por acréscimo. Não regateie, não entre com meias medidas. Estou pronto para tudo, aceito tudo: que tua vontade se faça em todas as criaturas. Seguir-te-ei aonde quer que fores.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2016’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Neste momento de oração, aproximemo-nos do Senhor com atitude de silêncio e abertura de coração, para acolher a sua Palavra e para que o Espírito Santo nos conduza. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! “Ó Espírito de Deus, tu que és a luz da vida nova, te pedimos que nos ilumines para que compreendamos a tua Palavra de vida. Amém.”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? “As raposas têm tocas e os pássaros do céu têm ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça.” Essa é a resposta que Jesus dá ao personagem do Evangelho que se aproxima dele diz que o seguirá aonde quer que Ele vá. Faça a leitura do texto pausadamente e identifique seu tema central.

Meditação (Caminho)

O que o texto diz a você? O que você ouviu de Deus por meio de sua Palavra? Dialogue com o Evangelho fazendo uma nova leitura e deixe-se tocar pela Palavra de Deus. Que iluminação o texto traz para a sua vida?

Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Este é o momento de falar com Deus, por isso, aproxime-se e abra o seu coração, fazendo a sua oração. Na oração, você é convidado(a) a contar para o Senhor o que deseja. Se você sente que precisa agradecer, agradeça; se precisa louvar, louve… Faça a sua oração sem medo.

Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Como você se sente depois desse momento de oração? Qual atitude de vida nova Deus coloca em seu coração, para que você a assuma neste dia?

Bênção

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

[apss_share]