Oração diária Uma lâmpada acesa não deve ficar escondida

25ª Semana Comum – Ano Litúrgico C

19 de setembro de 2016

ORAÇÃO DO DIA

Pai, transforma-me em lâmpada do Reino, para que, por meio de meu testemunho de vida, eu possa mostrar teu caminho a muitas pessoas que vagam nas trevas.

PRIMEIRA LEITURA: Pr 3,27-34

Leitura do Livro dos Provérbios – Meu filho, 27não recuses um favor a quem dele necessita, se tu podes fazê-lo. 28Não digas ao próximo: “Vai embora, volta amanhã, então te darei”, quando podes dar logo! 29Não trames o mal contra o próximo, quando ele vive contigo cheio de confiança. 30Não abras processo contra alguém sem motivo, se não te fez mal algum! 31Não invejes o homem violento, e não escolhas nenhum de seus caminhos, 32porque o Senhor detesta o perverso, mas reserva sua amizade aos íntegros. 33O Senhor amaldiçoa a casa do ímpio, mas abençoa a morada dos justos. 34Ele zomba dos zombadores, mas concede o seu favor aos humildes. – Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 14

          — O justo habitará no monte santo do Senhor.
— O justo habitará no monte santo do Senhor.

— Aquele que caminha sem pecado e pratica a justiça fielmente; que pensa a verdade no seu íntimo e não solta em calúnias sua língua.

— Que em nada prejudica o seu irmão, nem cobre de insultos seu vizinho; que não dá valor algum ao homem ímpio, mas honra os que respeitam o Senhor.

— Não empresta o seu dinheiro com usura, nem se deixa subornar contra o inocente. Jamais vacilará quem vive assim!

EVANGELHO: Lc 8,16-18

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Lucas.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 16“ninguém acende uma lâmpada para cobri-la com uma vasilha ou colocá-la debaixo da cama; ao contrário, coloca-a no candeeiro, a fim de que todos os que entram vejam a luz. 17Com efeito, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto; e tudo o que está em segredo deverá tornar-se conhecido e claramente manifesto.
18Portanto, prestai atenção à maneira como vós ouvis! Pois a quem tem alguma coisa, será dado ainda mais; e àquele que não tem, será tirado até mesmo o que ele pensa ter”.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

A lâmpada foi acesa. Seja colocada em local visível. Cumpra sua função de iluminar. O batismo no Espírito Santo e no fogo transforma o ser humano em luz. Brilhe. Tem a missão do semeador. Semeie. A Palavra não ficará oculta, a semente sairá da terra em planta nova florida e frutífera. Moisés na tenda tentava captar a palavra que Deus falava consigo mesmo, captar algo dessa palavra e transmiti-la. Não recebia ditados. Ouvia. Olhem como ouvem e o que fazem com o que ouviram. Cultive a palavra para receber ainda mais. Olhem a maneira como ouvem e ouçam o que dizem.
Os mestres de Israel em sua sabedoria prática ensinavam a não falar diante de quem sabe, a não interromper aquele que fala, a não responder com precipitação, a interrogar com método e a responder com exatidão, a discutir em ordem as questões, a confessar quando não compreende, e sempre prestar homenagem à verdade. Vejam, pois, a maneira como ouvem e como falam. A palavra será conhecida e se tornará pública. A lâmpada que foi acesa no batismo não é para ficar escondida. É para iluminar. O escondido será descoberto, o secreto será conhecido e público. A palavra conversada entre Jesus e os seus, ouvida e meditada pelos discípulos, rejeitada e perseguida não se perderá. Será anunciada publicamente. Tem que ser bem ouvida e possuída como algo precioso que se tem.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2016’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Aproximemo-nos de Deus por meio da nossa oração e peçamos ao Espírito Santo que nos ajude a compreender sua Palavra de vida, que hoje vai nos falar da luz. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
“Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? “Ninguém acende uma lâmpada para escondê-la debaixo de uma vasilha ou colocá-la debaixo da cama; ela é posta no candelabro, a fim de que os que entram vejam a claridade” (Lc 8,16). Faça a leitura do Evangelho de hoje, destacando os verbos e as palavras que mais vai lhe chamam atenção, e procure identificar seu tema central.

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? Se refletirmos sobre o significado da palavra “luz” nos evangelhos, perceberemos que ela se refere à presença de Deus na vida do seu povo. Qual palavra desse Evangelho permanece em você hoje, como luz no seu caminho? O que o Senhor lhe diz neste momento de meditação? Leia novamente o texto e escute-o.

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Mantendo-se em silêncio, procure perceber a ação do Senhor em sua vida e fale com Ele, expressando a sua oração. Na etapa anterior da leitura orante, você o escutou; agora, é a sua vez de falar com Ele.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Identifique a palavra que ficou em seu coração, para bem viver este dia com o Senhor. Ao longo do dia, procure colocar em prática o apelo que o Evangelho despertou em você.

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

[apss_share]