Oração diária, Uma grande multidão da Galileia seguia a Jesus - Mc 3,7-12

PRECISO MUITO TE AJUDA !
Divida desse mês é de R$ 514,00 (referente a mensalidade do servidor do site) Data para acertar o pagamento: 17/06
Valor arrecadado: R$ 104,89
FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR
PIX CHAVE EMAIL: doacao@catequizar.com.br
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

2ª Semana Comum – Ano Litúrgico B

18 de janeiro de 2018

ORAÇÃO DO DIA

Pai, conduze-me ao teu filho Jesus, por meio do qual o Reino mostra sua eficácia em mim, fazendo a vida e a esperança renascerem em meu coração.

PRIMEIRA LEITURA: 1Sm 18,6-9.19,1-7

Leitura do Primeiro Livro de Samuel

18,6Naqueles dias, quando Davi voltou, depois de ter matado o filisteu, as mulheres de todas as cidades de Israel saíram ao encontro do rei Saul, dançando e cantando alegremente ao som de tamborins e címbalos.
7E, enquanto dançavam, diziam em coro: “Saul matou mil, mas Davi matou dez mil”. 8Saul ficou muito encolerizado com isto e não gostou nada da canção, dizendo: “A Davi deram dez mil, e a mim somente mil. Que lhe falta ainda, senão a realeza?” 9E, a partir daquele dia, não olhou mais para Davi com bons olhos.
19,1Saul falou a Jônatas, seu filho, e a todos os seus servos sobre sua intenção de matar Davi. Mas Jônatas, filho de Saul, amava profundamente Davi, 2e preveniu-o a respeito disso, dizendo: “Saul, meu pai, procura matar-te; portanto, toma cuidado amanhã de manhã, e fica oculto em um esconderijo. 3Eu mesmo sairei em companhia de meu pai, no campo, onde estiveres, e lhe falarei

de ti, para ver o que ele diz, e depois te avisarei de tudo o que eu souber”.
4Então Jônatas falou bem de Davi a Saul, seu pai, e acrescentou: “Não faças mal algum ao teu servo Davi, porque ele nunca te ofendeu. Ao contrário, o que ele tem feito foi muito proveitoso para ti. 5Arriscou a sua vida, matando o filisteu, e o Senhor deu uma grande vitória a todo o Israel. Tu mesmo foste testemunha e te alegraste. Por que, então, pecarias, derramando sangue inocente e mandando matar Davi sem motivo?”
6Saul, ouvindo isto, e aplacado com as razões de Jônatas, jurou: “Pela vida do Senhor, ele não será morto!” 7Então Jônatas chamou Davi e contou-lhe tudo isto. Levou-o em seguida a Saul, para que ele retomasse o seu lugar, como antes.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 56

          — É no Senhor que eu confio e nada temo!
— É no Senhor que eu confio e nada temo!

— Tende pena e compaixão de mim, ó Deus, pois há tantos que me calcam sob os pés,

e agressores me oprimem todo dia! Meus inimigos de contínuo me espezinham, são numerosos os que lutam contra mim!

— Do meu exílio registrastes cada passo, em vosso odre reco­lhes­tes cada lágrima, e anotastes tudo isso em vosso livro!

— Meus inimigos haverão de recuar em qualquer dia em que eu vos invocar; tenho certeza: o Senhor está comigo!

— Confio em Deus e louvarei sua promessa. É no Senhor que eu confio e nada temo: que poderia contra mim um ser mortal? Devo cumprir, ó Deus, os votos que vos fiz, e vos oferto um sacrifício de louvor.

EVANGELHO:  Mc 3,7-12

– O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Marcos.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 7Jesus se retirou para a beira do mar, junto com seus discípulos. Muita gente da Galileia o seguia. 8E também muita gente da Judeia, de Jerusalém, da Idu­méia, do outro lado do Jordão, dos territórios de

Tiro e Sidônia, foi até Jesus, porque tinham ouvido falar de tudo o que ele fazia. 9Então Jesus pediu aos discípulos que lhe providenciassem uma barca, por causa da multidão, para que não o comprimisse.
10Com efeito, Jesus tinha curado muitas pessoas, e todos os que sofriam de algum mal jogavam-se sobre ele para tocá-lo. 11Vendo Jesus, os espíritos maus caíam a seus pés, gritando: “Tu és o Filho de Deus!” 12Mas Jesus ordenava severamente para não dizerem quem ele era.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

São Marcos faz um resumo do início do ministério de Jesus. Ele vive em torno do lago de Genesaré, muita gente o procura, sua fama se espalha. Ele mesmo proibia que falassem dele e dissessem que ele era o Filho de Deus, mas os milagres e as curas atraíam as pessoas. Os doentes se atiravam em cima dele para tocá-lo. Os demônios caíam a seus pés e gritavam: “Você é o Filho de Deus”. O sumário retrata a realidade da vida com suas doenças e limitações. É normal que as pessoas procurem uma solução para os seus problemas. Quando a solução está perto e é facilitada, entende-se que se joguem em cima dela para abraçá-la. Jesus, porém, não é um taumaturgo curador nem exorcista. Ele é a revelação da misericórdia do Pai. Ele entra na história para reverter as situações desumanizantes. Sua proposta de um mundo novo de justiça e paz passa pelo esforço diário e pela luta das oposições. Ele não propõe um mundo de facilidades, mas um mundo de responsabilidade. Por que tanta gente o procura, por que há tantos doentes, por que há tantos possessos? É este o mundo que Deus pensou para seus filhos e filhas?

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2018’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
“Uma grande multidão da Galileia o seguia.” Jesus demonstrava uma profunda sensibilidade e compaixão para com o povo que o procurava. Não se cansava de fazer o bem e resgatar a dignidade humana.
Peçamos: “Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, ilumina a minha mente para acolher a Palavra de Deus e aderir a ela. Amém.”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto? Leia o Evangelho pausadamente e observe Jesus e os discípulos se retirando da agitação do dia a dia e seguindo em direção ao lago. Não permanecem sozinhos, pois a multidão, motivada pelas palavras de Jesus e por suas curas, os segue e vai ao seu encontro. Os espíritos impuros, quando veem Jesus, caem a seus pés. O que esses espíritos afirmam sobre Ele? Qual é a atitude de Jesus diante de tal afirmação? Quem são os espíritos impuros?

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você hoje? O texto revela o caráter libertador da ação de Jesus. Sua missão é resgatar o ser humano de todo mal que o aprisiona e restabelecer sua dignidade. Quem é a multidão que hoje busca por Jesus? Você também se coloca no meio dessa multidão, para ir ao encontro de Jesus? Por que a presença de Jesus incomodava algumas pessoas?

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Expresse sua oração ao Senhor com as palavras que saem do seu coração.

Contemplação (Vida e Missão)
Contemple a ação libertadora de Jesus. Para qual novo horizonte a Palavra o(a) conduz?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

[apss_share]