Liturgia diária Um só é vosso Mestre - Mt 23,1-12

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mt 23,1-12

É o próprio Jesus que ensina aqueles que querem tomar a sua cruz e segui-lo. E ele ensina que quem ensina precisa ser coerente.

Façamos a oração do dia: Pai, que os maus exemplos jamais me influenciem, fazendo-me desviar de teu caminho. Seja teu Filho Jesus meu único modelo de vida.

2ª Semana da Quaresma – Ano Litúrgico B

Liturgia do dia 02 de março de 2021

PRIMEIRA LEITURA:  Is 1,10.16-20 

Leitura do Livro do Profeta Isaías.

10Ouvi a palavra do Senhor, magistrados de Sodoma, prestai ouvidos ao ensinamento do nosso Deus, povo de Gomorra. 16Lavai-vos, purificai-vos. Tirai a maldade de vossas ações de minha frente. Deixai de fazer o mal! 17Aprendei a fazer o bem! Procurai o direito, corrigi o opressor. Julgai a causa do órfão, defendei a viúva. 18Vinde, debatamos — diz o Senhor. Ainda que vossos pecados sejam como púrpura, tornar-se-ão brancos como a neve. Se forem vermelhos como o carmesim, tornar-se-ão como lã. 19Se consentirdes em obedecer, comereis as coisas boas da terra. 20Mas se recusardes e vos rebelardes, pela espada sereis devorados, porque a boca do Senhor falou!

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 50(49) 

— A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.

A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.

— Eu não venho censurar teus sacrifícios, pois sempre estão perante mim teus holocaustos; não preciso dos novilhos de tua casa nem dos carneiros que estão nos teus rebanhos.

— Como ousas repetir os meus preceitos e trazer minha Aliança em tua boca? Tu que odiaste minhas leis e meus conselhos e deste as costas às palavras dos meus lábios!

— Diante disso que fizeste, eu calarei? Acaso pensas que eu sou igual a ti? É disso que te acuso e repreendo e manifesto essas coisas aos teus olhos.

— Quem me oferece um sacrifício de louvor, este sim é que me honra de verdade. A todo homem que procede retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus.

EVANGELHO: Mt 23,1-12 

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 1Jesus falou às multidões e aos seus discípulos e lhes disse: 2“Os mestres da Lei e os fariseus têm autoridade para interpretar a Lei de Moisés. 3Por

isso, deveis fazer e observar tudo o que eles dizem. Mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam. 4Amarram pesados fardos e os colocam nos ombros dos outros, mas eles mesmos não estão dispostos a movê-los, nem sequer com um dedo.

5Fazem todas as suas ações só para serem vistos pelos outros. Eles usam faixas largas, com trechos da Escritura, na testa e nos braços, e põem na roupa longas franjas.

6Gostam de lugar de honra nos banquetes e dos primeiros lugares nas sinagogas. 7Gostam de ser cumprimentados nas praças públicas e de serem chamados de Mestre. 8Quanto a vós, nunca vos deixeis chamar de Mestre, pois um só é vosso Mestre e todos vós sois irmãos. 9Na terra, não chameis a ninguém de pai, pois um só é vosso Pai, aquele que está nos céus. 10Não deixeis que vos chamem de guias, pois um só é o vosso Guia, Cristo. 11Pelo contrário, o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve. 12Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado”.

Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

“Falam e não praticam.” Estar à frente, ocupar o primeiro lugar, desempenhar função de mando, ser reconhecido como autoridade, parece que tudo isso faz parte da nossa natureza. Gostamos de ser notáveis e de ser notados. Tudo isso é bom e muito bom quando tem a marca do serviço.

É o próprio Jesus que ensina aqueles que querem tomar a sua cruz e segui-lo. E ele ensina que quem ensina precisa ser coerente. “Sentaram-se no lugar de Moisés para ensinar”, antigamente e hoje. O que ensinam é correto e verdadeiro. Falam bem aos ouvidos. Não falam, porém, aos olhos que veem o contrário daquilo que os ouvidos ouvem. Dizem os que ensinam e não fazem o que dizem. Gostam de títulos.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

É um novo dia. A palavra de Deus é sempre nova. Volto a me recolher…, e vou para meu deserto, como Jesus, para jejuar, vigiar e orar. Hoje quero estar em comunhão com meu povo, escutar e assimilar a Palavra deste Evangelho, lado a lado com meu irmão (ã) mais próximo (a).

Leitura (Verdade)

Observo a quem Jesus se dirige, para quem ele fala, de quem ele fala. Observo os verbos e os destinatários das ações e em quem devemos nos espelhar.

Evangelho: Mt 23,1-12 : Depois, Jesus falou às multidões e aos discípulos: “Os escribas e os fariseus sentaram-se no lugar de Moisés para ensinar. Portanto, tudo o que eles vos disserem, fazei e observai, mas não imiteis suas ações! Pois eles falam e não praticam. Amarram fardos pesados e insuportáveis e os põem nos ombros dos outros, mas eles mesmos não querem movê-los, nem sequer com um dedo. Fazem todas as suas ações só para serem vistos pelos outros, usam faixas bem largas com trechos da Lei e põem no manto franjas bem longas.Gostam do lugar de honra nos banquetes e dos primeiros assentos nas sinagogas, de serem cumprimentados nas praças públicas e de serem chamados de ‘rabi’. Quanto a vós, não vos façais chamar de ‘rabi’, pois um só é vosso Mestre e todos vós sois irmãos. Não chameis a ninguém na terra de ‘pai’, pois um só é vosso Pai, aquele que está nos céus. Não deixeis que vos chamem de ‘guia’, pois um só é o vosso Guia, o Cristo. Pelo contrário, o maior dentre vós deve ser aquele que vos serve. Quem se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado”.

“Nem todos os fariseus desempenhavam um papel de ensino formal, mas, juntamente com os escribas, se consideravam sucessores da tradição de Moisés. A imagem dos fardos pesados refere-se às insuportáveis regras a serem observadas por todos. Mesmo assim, sabiam abrir generosas exceções para si mesmos. É por isso que eles pregavam – na ótica do próprio Jesus – sem autoridade. O ensino de Jesus tem como referência o Pai. A partir daí, surge a inevitável necessidade de sermos e vivermos como irmãos e irmãs. O irmão deve ter sempre o primeiro lugar. É a dimensão do serviço gratuito e generoso. Essa atitude dá autoridade e faz surgir a credibilidade. O amor do Pai é o peso leve.”

Meditação (Caminho)

O que este texto fala para mim?
Como demonstro meu amor ao Pai e aos irmãos? Com palavras e normas que eu mesmo (a) não pratico ou com atitudes de fraternidade?
Que sentimentos brotam em mim ao meditar estes ensinamentos de Jesus?

Oração (Vida)

Oração da Campanha da Fraternidade

Deus da vida, da justiça e do amor,
Nós Te bendizemos pelo dom da fraternidade
e por concederes a graça de vivermos a comunhão na diversidade.

Através desta Campanha da Fraternidade Ecumênica,
ajuda-nos a testemunhar a beleza do diálogo
como compromisso de amor, criando pontes que unem
em vez de muros que separam e geram indiferença e ódio.

Torna-nos pessoas sensíveis e disponíveis para servir a toda a humanidade, em especial, aos mais pobres e fragilizados, a fim de que possamos testemunhar o Teu amor redentor e partilhar suas dores e angústias, suas alegrias e esperanças, caminhando pelas veredas da amorosidade.

Por Jesus Cristo, nossa paz,
no Espírito Santo, sopro restaurador da vida.

Contemplação (Vida e Missão)

Levar a Palavra para a Vida. O que você se propõe viver hoje depois de meditar estes ensinamentos, tão claros, de Jesus Mestre?

Bênção

Benção especial da Quaresma
– Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.
– O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.
– O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Confira a Homilia dominical.Clique aqui

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !