Oração diária Tu és o Santo de Deus!

22ª Semana Comum – Ano Litúrgico C

30 de agosto de 2016

ORAÇÃO DO DIA

Pai, faze-me forte para enfrentar e vencer as forças malignas que cruzam meu caminho, tentando afastar-me de ti. Como Jesus, quero abalar o poder do mal deste mundo.

PRIMEIRA LEITURA: 1Cor 2,10b-16

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios – Irmãos, 10bo Espírito esquadrinha tudo, mesmo as profundezas de Deus. 11Quem dentre os homens conhece o que se passa no homem senão o espírito do homem que está nele? Assim também, ninguém conhece o que existe em Deus, a não ser o Espírito de Deus. 12Nós não recebemos o espírito do mundo, mas recebemos o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos os dons da graça que Deus nos concedeu. 13Desses dons também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com a sabedoria aprendida do Espírito: assim, ajustamos uma linguagem espiritual às realidades espirituais.
14O homem psíquico – o que fica no nível de suas capacidades naturais – não aceita o que é do Espírito de Deus: pois isso lhe parece uma insensatez. Ele não é capaz de conhecer o que vem do Espírito, porque tudo isso só pode ser julgado com a ajuda do mesmo Espírito. 15Ao contrário, o homem espiritual – enriquecido com o dom do Espírito – julga tudo, mas ele mesmo não é julgado por ninguém. Com efeito, quem conheceu o pensamento do Senhor, de maneira a poder aconselhá-lo? Nós, porém, temos o pensamento de Cristo. – Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 144

          — É justo o Senhor em seus caminhos.
— É justo o Senhor em seus caminhos.

— Misericórdia e piedade é o Senhor, ele é amor, é paciência, é compaixão. O Senhor é muito bom para com todos, sua ternura abraça toda criatura.

— Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, e os vossos santos com louvores vos bendigam! Narrem a glória e o esplendor do vosso reino e saibam proclamar vosso poder!

— Para espalhar vossos prodígios entre os homens e o fulgor de vosso reino esplendoroso. O vosso reino é um reino para sempre, vosso poder, de geração em geração.

— O Senhor é amor fiel em sua palavra, é santidade em toda obra que ele faz. Ele sustenta todo aquele que vacila e levanta todo aquele que tombou.

EVANGELHO:  Lc 4,31-37

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Lucas.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 31Jesus desceu a Cafarnaum, cidade da Galileia, e aí ensinava-os aos sábados. 32As pessoas ficavam admiradas com o seu ensinamento, porque Jesus falava com autoridade. 33Na sinagoga, havia um homem possuído pelo espírito de um demônio impuro, que gritou em alta voz: 34“Que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus!”
35Jesus o ameaçou, dizendo: “Cala-te, e sai dele!” Então o demônio lançou o homem no chão, saiu dele, e não lhe fez mal nenhum. 36O espanto se apossou de todos e eles comentavam entre si: “Que palavra é essa? Ele manda nos espíritos impuros, com autoridade e poder, e eles saem”. 37E a fama de Jesus se espalhava em todos os lugares da redondeza.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Jesus decidiu mudar de casa e de cidade e foi de Nazaré para Cafarnaum. Frequentava a sinagoga como todo mundo, e ensinava. Quando convidado, não perdia a ocasião e falava. Maravilhavam-se os que o ouviam porque sua palavra tinha autoridade. Certa vez, Jesus foi interrompido por alguém que o expôs à vista de todos afirmando em alta voz: Você é o santo de Deus! Ao mesmo tempo, quem falou demonstrou medo: O que você quer de nós? Veio para nos destruir?
Nós! É um que fala e usa o plural! Quem fala é o demônio e representa um poder que se abate sobre o ser humano diminuindo-o e desfazendo-o. O homem, protagonista desta história, é lançado ao chão. É lá que o demônio o quer, e assim se manifesta o seu poder. Então, o coro que acompanha a narrativa entoa: “Que palavra é essa? Ele dá ordens aos espíritos impuros, com autoridade e poder, e eles saem”. Jesus se movimenta num meio religioso judaico dominado em parte pelo poder demoníaco. O próprio demônio revela quem é Jesus: o santo de Deus, e para que veio: para nos destruir, o demônio e seu poder. Uma palavra, dita com autoridade, levanta o homem do chão.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2016’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Oração é falar com Deus. No início desta nossa oração, procuremos silenciar o coração, para falarmos melhor com o Senhor. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! Peçamos que o Divino Espírito Santo, luz de Deus, nos ilumine, para compreendermos o sentido profundo da Palavra.

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? A leitura é uma atividade humana, mas, quando lemos a Palavra de Deus, recebemos sua ajuda, por intermédio do Espírito Santo, para a compreendermos. Por isso, convido você, neste momento, a iniciar a leitura orante, fazendo a leitura do texto bíblico. Leia-o com muita atenção, quantas vezes julgar necessário, para assim descobrir o que o texto diz.

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? No Evangelho de hoje, vimos que os demônios não tinham dúvidas quanto a quem era Jesus, e isso é uma das coisas que nos chamam atenção. Além disso, o que mais o(a) marcou na Palavra? O que ela deixou em seu coração hoje? Leia novamente o texto, se achar necessário, pois o importante, neste momento, é meditar o Evangelho e deixar-se tocar por ele.

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Coloque-se na presença do Senhor para fazer a sua oração, a partir daquilo que a Palavra deixou em você, e apresente-lhe também as suas intenções.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? O que você experimenta neste momento de contemplação? Qual palavra ou atitude você deseja viver hoje?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

[apss_share]