Oração diária, Tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel! - Jo 1,47-51

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Jo 1,47-51

Os anjos são mensageiros de Deus. Seu número é incalculável. Apenas conhecemos o nome de três deles, os arcanjos: Miguel, Rafael e Gabriel.

Façamos a oração do dia: Pai, leva-me a conhecer, cada vez mais profundamente, a identidade de teu Filho Jesus, e a fazer-me discípulo dele, de modo a compartilhar sua missão.

São Miguel, São Gabriel e São Rafael Arcanjos – Ano Litúrgico A

Liturgia do dia 29 de setembro de 2020

PRIMEIRA LEITURA: Dn 7,9-10.13-14 ou Ap 12,7-12a

Leitura da Profecia de Daniel – 9Eu continuava olhando até que foram colocados uns tronos, e um Ancião de muitos dias aí tomou lugar. Sua veste era branca como neve e os cabelos da cabeça, como lã pura; seu trono eram chamas de fogo, e as rodas do trono, como fogo em brasa. 10Derramava-se aí um rio de fogo que nascia diante dele; serviam-no milhares de milhares, e milhões de milhões assistiam-no ao trono; foi instalado o tribunal e os livros foram abertos. 13Continuei insistindo na visão noturna, e eis que, entre as nuvens do céu, vinha um como filho de homem, aproximando-se do Ancião de muitos dias, e foi conduzido à sua presença. 14Foram-lhe dados poder, glória e realeza e

todos os povos, nações e línguas o serviam: seu poder é um poder eterno que não lhe será tirado, e seu reino, um reino que não se dissolverá.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

Ou (escolhe-se uma das leituras)

Primeira Leitura (Ap 12,7-12a)

Leitura do Apocalipse de São João.

7Houve uma batalha no céu: Miguel e seus anjos guerrearam contra o Dragão. O Dragão lutou juntamente com os seus anjos, 8mas foi derrotado, e não se encontrou mais o seu lugar no céu. 9E foi expulso o grande Dragão, a antiga Serpente, que é chamado Diabo e Satanás, o sedutor do mundo inteiro. Ele foi expulso para a terra, e os seus anjos foram expulsos com ele. 10Ouvi então uma voz forte no céu, proclamando: “Agora realizou-se a salvação, a força e a realeza do nosso Deus, e o poder do seu Cristo. Porque foi expulso o acusador dos nossos irmãos, aquele que os acusava dia e noite diante do nosso Deus. 11Eles venceram o Dragão pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu próprio testemunho, pois não se apegaram à vida, mesmo diante da morte. 12aPor isso, alegra-te, ó

céu, e todos os que viveis nele”.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 138(137)

— Perante os vossos anjos vou cantar-vos, ó Senhor!
— Perante os vossos anjos vou cantar-vos, ó Senhor!

— Ó Senhor, de coração eu vos dou graças, porque ouvistes as palavras dos meus lábios! Perante os vossos anjos vou cantar-vos e ante o vosso templo vou prostrar-me.

— Eu agradeço o vosso amor, vossa verdade, porque fizestes muito mais que prometestes; naquele dia em que gritei, vós me escutastes e aumentastes o vigor da minha alma.

— Os reis de toda a terra hão de louvar-vos, quando ouvirem, ó Senhor, vossa promessa. Hão de cantar vossos caminhos e dirão: “como a glória do Senhor é grandiosa!

EVANGELHO:  Jo 1,47-51

– O Senhor esteja convosco.
– Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
– Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 47Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: “Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade”. 48Natanael

perguntou: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”. 49Natanael respondeu: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”. 50Jesus disse: “Tu crês porque te disse: “Eu te vi debaixo da figueira? Coisas maiores que esta verás!” 51E Jesus continuou: “Em verdade, em verdade eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Veremos anjos de Deus, mensageiros de Deus, subindo e descendo sobre o Filho do Homem. Filho do Homem é o nome que Jesus dá a si mesmo e que se encontra em Daniel e Ezequiel. Anjo é um mensageiro.

Na Bíblia é um mensageiro de Deus. Três deles têm o nome mencionado na Bíblia: Gabriel, Miguel e Rafael. Gabriel, que significa “Deus é forte”, é o anjo das anunciações. Miguel é o protetor do povo de Israel e o anjo do julgamento. Batalhou contra os anjos rebeldes, que são os demônios. É por isso que ele se chama Miguel, que significa “Quem é como Deus?”.

Rafael acompanhou o jovem Tobias em sua viagem à Mesopotâmia e curou a cegueira de Tobit, o pai de Tobias. Seu nome significa “Medicina de Deus”, ou “Deus cura”. Jesus diz que na ressurreição dos mortos seremos como anjos. Vamos esperar para ver como será.

Enquanto estamos por aqui, defendamos a honra de Deus com nossas palavras e nossas atitudes, perguntando sempre: “Quem é como Deus?”. Anunciemos a todos que Deus existe e é forte protetor de quem precisa de amparo, e ajudemos todos os doentes para que sintam que Deus quer a cura de todo tipo de enfermidade.Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Celebramos hoje os Arcanjos São Miguel, São Gabriel e São Rafael. O Evangelho nos convida a refletir sobre o encontro de Natanael e Filipe com Jesus. Peçamos também esta graça para o nosso dia e a abertura para acolhermos a Palavra de Deus.

Rezemos: “Divino Espírito Santo, necessitamos muito de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir. Temos necessidade de Vós, para que o nosso coração, inundado pela vossa consolação, se abra e que, muito além das palavras e dos conceitos, possamos perceber a vossa presença. Iluminai a nossa mente, movei o nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.”

Leitura (Verdade)

Qual é a relação estabelecida entre os personagens? Qual desejo de Deus o evangelista nos transmite por meio da narrativa? Qual é o apelo principal que o texto nos faz? O que desperta em Natanael e em Filipe o encontro com Jesus?

“Segundo o evangelho de João, em quatro dias é constituído o grupo inicial dos discípulos de Jesus. O encontro de Jesus com Natanael situa-se no quarto dia, que pode ser assim descrito: encontro de Jesus com Filipe, encontro de Filipe com Natanael e de Natanael com Jesus. Na corrente de testemunhas do quarto evangelho, é Filipe quem conduz Natanael a Jesus.

O nome próprio ‘Natanael’ significa dado por Deus ou dom de Deus. ‘De onde me conheces?’ Jesus conhece o coração do ser humano, vê para além de toda aparência. Por isso, vai ver em Natanael o verdadeiro Israel que reconhece, não obstante uma primeira resistência, o dom que, em Jesus, Deus faz a toda a humanidade.

A menção da figueira é enigmática para o leitor do evangelho. Seja qual for o seu sentido, a resposta de Jesus à pergunta de Natanael suscitou a fé desse israelita sem falsidade. No entanto, Jesus faz Natanael se voltar para o futuro: o céu se abre em favor de Jesus, pois é o Pai quem dá testemunho dele. Mas Jesus é quem abrirá o céu aos seus discípulos, uma vez que é ele quem revela a verdade de Deus (cf. Jo 14,6-10)” (Carlos Alberto Contieri, sj, em “A Bíblia dia a dia”, da Paulinas Editora).

“Em toda a Bíblia, os anjos são mensageiros de Deus. Quem visse o rosto de Deus, acreditavam os israelitas, morreria. Diante disso é providencial o papel dos anjos. Seu número é incalculável. Apenas conhecemos o nome de três deles, os arcanjos: Miguel, Rafael e Gabriel.

Arcanjo significa “principal dos anjos”. Rafael é ligado à cura, Miguel comanda as forças do bem e Gabriel assume importância decisiva na Redenção. É ele quem anuncia a Maria de Nazaré que ela seria a mãe de Jesus, o Messias.

É ele também quem anuncia a Zacarias o nascimento de João Batista. Na acolhida afetiva da fé, os anjos da guarda têm papel especial para as crianças. Ampliando o horizonte, cada um de nós deve ser um anjo do bem para os demais.”(Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Com quais disposições acolho esses ensinamentos de Jesus em minha vida? Seus ensinamentos encontram sintonia com a realidade que vivo hoje? A Palavra de Deus, rezada e meditada, renova em mim a fé, a esperança, a confiança no Senhor?

Oração (Vida)

Agradeça tudo o que a Palavra lhe permitiu compreender e vivenciar do mistério de Cristo. Apresente ainda ao Senhor a oração que brotou em seu coração durante a leitura orante. Com coração de criança, reze o Anjo do Senhor, agradeça a proteção dos anjos em sua vida.

Contemplação (Vida e Missão)

De que forma você deseja conservar a Palavra de Deus presente neste seu dia? O que você deseja colocar em prática segundo os ensinamentos de Jesus?

Bênção

Arcanjo Gabriel, portador de boas novas, de mudanças, de sabedoria divina, Trazei a Palavra de Deus para mim e que ela permaneça em meu pensar e agir.

Anjo Rafael, guardai meu corpo e minha mente livrando-me de todos os males físicos, psicológicos e espirituais. Arcanjo Rafael, curai nossas enfermidades.

Arcanjo Miguel, defendei-me com Vossa espada e protegei-me com vosso escudo. Não permita que o mal me atinja. Protegei-me contra assaltos, roubos, acidentes e contra quaisquer atos de violência. Levantai o vosso escudo de proteção em meu lar e sobre minha família, parentes e amigos. Arcanjo Miguel, trazei a paz e a libertação.

Confira a Homilia dominical.Clique aqui