Oração diária É necessário para vós nascer do alto - Jo 3,7b-15

2ª Semana da Páscoa – Ano Litúrgico A

21 de abril de 2020

Deseja ler a liturgia diária do dia 20 de abrilClique aqui

ORAÇÃO DO DIA

Pai, lança-me, cada dia, na aventura do Espírito, que me tira do comodismo e do abatimento e me faz superar meus próprios limites.

PRIMEIRA LEITURA: At 4,32-37

Leitura dos Atos dos Apóstolos

32A multidão era um só coração e uma só alma. Ninguém considerava como próprias as coisas que possuía, mas tudo entre eles era posto em comum.
33Com grandes sinais de poder, os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus. E os fiéis eram estimados por todos. 34Entre eles ninguém passava necessidade, pois aqueles que possuíam terras ou casas, vendiam-nas, levavam o dinheiro, 35e o colocavam aos pés dos apóstolos. Depois, era distribuído conforme a necessidade de cada um. 36José, chamado pelos apóstolos de Barnabé, que significa filho da consolação, levita e natural de Chipre, 37possuía um campo. Vendeu e foi depositar o dinheiro aos pés dos apóstolos.

  • Palavra do Senhor.
    – Graças a Deus.

SALMO 93(92)

        — Reina o Senhor, revestiu-se de esplendor.
— Reina o Senhor, revestiu-se de esplendor.

— Deus é Rei e se vestiu de majestade, revestiu-se de poder e de esplendor!

— Vós firmastes o universo inabalável, vós firmastes vosso trono desde a origem, desde sempre, ó Senhor, vós existis!

— Verdadeiros são os vossos testemunhos, refulge a santidade em vossa casa, pelos séculos dos séculos, Senhor!

EVANGELHO: Jo 3,7b-15

– O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São João.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: 7b“Vós deveis nascer do alto. 8O vento sopra onde quer e tu podes ouvir o seu ruído, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai. Assim acontece a todo aquele que nasceu do Espírito”.
9Nicodemos perguntou: “Co­mo é que isso pode acontecer?” 10Respondeu-lhe Jesus: “Tu és mestre em Israel, mas não sabes estas coisas? 11Em verdade, em verdade, te digo, nós falamos daquilo que sabemos e damos testemunho daquilo que temos visto, mas vós não aceitais o nosso testemunho. 12Se não acre­ditais, quando vos falo das coisas da terra, como acreditareis se vos falar das coisas do céu? 13E ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu, o Filho do Homem. 14Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, 15para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna”.

  • Palavra da Salvação
    – Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Jesus afirma a Nicodemos que é preciso nascer de novo e nascer do alto. Ele está falando de coisas da terra, de como nascemos. Pertencia ao povo de Israel quem nascesse de ventre judaico. Agora pertencerão ao Reino de Deus os que nascerem do Espírito. Já não é mais a geração de carne e sangue, mas a geração do Espírito que torna alguém membro do povo eleito. Jesus não desfaz a primeira eleição. Ele a amplia. Ao ampliá-la, ele dá um novo impulso aos que passarem pela regeneração do Espírito. Serão filhos e filhas do Vento, que sopra onde quer. Os batizados no Espírito serão como o vento, livres, soltos e perceptíveis. Quem foi batizado, nasceu uma vez do ventre de sua mãe e nasceu de novo na fonte batismal. Do ventre da mãe saiu o ser humano movido por um princípio vital que chamamos de alma racional ou espírito, com “e” minúsculo. Da fonte batismal saiu o novo ser, sempre humano, mas agora movido pelo Espírito Santo.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Traga para perto de você a Palavra de Deus. Deixe que ela penetre sua mente e suas emoções. Peça ao Pai que aqueça seu coração com a Luz de sua Palavra.

Oro: Dá-me um coração humilde, um coração reto para que eu possa ser fiel aos teus olhos, Senhor. Dá-me um coração humilde para que eu possa viver sempre no teu amor. Sim, um coração semelhante ao teu, manso e humilde.

Leitura (Verdade)
Este é o momento de compreender o texto. O que diz o Evangelho de hoje? Leia-o com calma, atentamente e observe o que significa nascer do alto, segundo as palavras de Jesus? Quais são os movimentos do Espírito? “Mesmo nos momentos mais difíceis de Israel, tempo de apostasia e decadência, sempre houve uma pequena parte fiel. A Escritura refere-se a esse grupo como “resto de Israel”. Nicodemos faz parte do resto fiel. Embora pertença ao grupo religioso dominante, ele não é fundamentalista nem autossuficiente. Ele quer entender, embora seja difícil. É necessária uma conversão, passar da carne para o Espírito. É preciso abandonar o velho para que possa nascer o novo. Deus tem paciências infinitas e respeita a lentidão de nossa caminhada. Na Igreja existe o Catecumenato, um tempo de preparação para acolher a verdade e a graça. A semente, uma vez plantada, germinará a seu tempo. E a conversão nunca se completa.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo- Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)
O que este Evangelho diz para mim? Que aspectos do mistério divino esta passagem bíblica possibilita conhecer? Qual palavra encontra sintonia com a realidade que estou vivendo? Quais coisas velhas precisam ser substituídas em minha vida?

Oração (Vida)
Faça sua oração apresentando tudo ao Senhor. Tudo o que diz respeito a você e as realidades que o(a) cercam.

A ti, Senhor, Deus todo-poderoso, elevo meu coração e meu olhar, para que tenhas compaixão de mim e me faças ver tudo como tu vês. Inunda de tua luz o coração humano, para que ele se plenifique de vida, de bondade e de misericórdia. Esteja sempre a nossa frente com tua luz para que fortalecidos com tua presença sejamos testemunhas autênticos de teu Reino.

Contemplação (Vida e Missão)
Após esta meditação orante que apelos o Senhor deixa em seu coração? O que você quer praticar, mais concretamente, neste dia?

Bênção
Benção da saúde:

  • O Senhor esteja convosco.
  • Ele esta entre nós.
  • Oremos: Senhor nosso Deus, que enviastes vosso Filho ao mundo para carregar as nossas enfermidades e levar sobre si as nossas dores, nós vos suplicamos por todas as pessoas doentes para que com a paciência fortalecida e a fé renovada superem a doença por vossa benção e voltem a gozar saúde por vossa ajuda.
  • Por Cristo Nosso Senhor.
  • Amém.
  • Deus de toda a consolação , que cuida de tidas as criaturas, vos dê a sua benção.
    Amém.
    Ir. Carmen Maria Pulga

[apss_share]