Liturgia diária - A cura do homem paralítico - Lc 5,17-26

2ª do Advento – Ano Litúrgico A

09 de dezembro de 2019

ORAÇÃO DO DIA

Pai, teu poder divino manifestou-se, de modo admirável, no ministério de Jesus. Torna-me também beneficiário deste poder que me abre para o amor misericordioso.

PRIMEIRA LEITURA: Is 35,1-10

Leitura do Livro do Profeta Isaías – 1Alegre-se a terra que era deserta e intransitável, exulte a solidão e floresça como um lírio. 2Germine e exulte de alegria e louvores. Foi-lhe dada a glória do Líbano, o esplendor do Carmelo e de Saron; seus habitantes verão a glória do Senhor, a majestade do nosso Deus.
3Fortalecei as mãos enfraquecidas e firmai os joelhos debilitados. 4Dizei às pessoas deprimidas: “Criai ânimo, não tenhais medo! Vede, é vosso Deus, é a vingança que vem, é a recompensa de Deus; é ele que vem para vos salvar”.
5Então se abrirão os olhos dos cegos e se descerrarão os ouvidos dos surdos. 6O coxo saltará como um cervo e se desatará a língua dos mudos, assim como brotarão águas no deserto e jorrarão torrentes no ermo. 7A terra árida se transformará em lago, e a região sedenta, em fontes d’água; nas cavernas onde viviam dragões crescerá o caniço e o junco.
8Ali haverá uma vereda e um caminho; o caminho se chamará estrada santa: por ela não passará o impuro; mas será uma estrada reta em que até os débeis não se perderão. 9Ali não existem leões, não andam por ela animais depredadores, nem mesmo aparecem lá; os que forem libertados poderão percorrê-la, 10os que o Senhor salvou voltarão para casa. Eles virão a Sião cantando louvores, com infinita alegria brilhando em seus rostos: cheios de gozo e contentamento, não mais conhecerão a dor e o pranto”. 

  • Palavra do Senhor.
    – Graças a Deus.

SALMO 84(85)

          — Eis que vem o nosso Deus! Ele vem para salvar.
— Eis que vem o nosso Deus! Ele vem para salvar!

— Quero ouvir o que o Senhor irá falar: é a paz que ele vai anunciar; a paz para o seu povo e seus amigos, para os que voltam ao Senhor seu coração. Está perto a salvação dos que o temem, e a glória habitará em nossa terra.

— A verdade e o amor se encontrarão, a justiça e a paz se abraçarão; da terra brotará a fidelidade, e a justiça olhará dos altos céus.

— O Senhor nos dará tudo o que é bom, e a nossa terra nos dará suas colheitas; a justiça andará na sua frente e a salvação há de seguir os passos seus.

EVANGELHO: Lc 5,17-26

        – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Lucas.
          – Glória a vós, Senhor.

17Um dia Jesus estava ensinando. À sua volta estavam sentados fariseus e doutores da Lei, vindos de todas as aldeias da Galileia, da Judeia e de Jerusalém. E a virtude do Senhor o levava a curar.
18Uns homens traziam um paralítico num leito e procuravam fazê-lo entrar para apresentá-lo. 19Mas, não achando por onde introduzi-lo, devido à multidão, subiram ao telhado e por entre as telhas o desceram com o leito no meio da assembleia diante de Jesus. 20Vendo-lhes a fé, ele disse: “Homem, teus pecados estão perdoados”.
21Os escribas e fariseus começaram a murmurar, dizendo: “Quem é este que assim blasfema?” Quem pode perdoar os pecados senão Deus?” 22Conhecendo-lhes os pensamentos, Jesus respondeu, dizendo: “Por que murmurais em vossos corações? 23O que é mais fácil dizer: ‘teus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘levanta-te e anda’? 24Pois, para que saibais que o Filho do homem tem na terra poder de perdoar pecados — disse ao paralítico — eu te digo: levanta-te, pega o leito e vai para casa”. 25Imediatamente, diante deles, ele se levantou, tomou o leito e foi para casa, louvando a Deus. 26Todos ficaram fora de si, glorificavam a Deus e cheios de temor diziam: “Hoje vimos coisas maravilhosas!”

  • Palavra da Salvação
    – Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

O Senhor, que virá em sua glória, está vindo todos os dias até nós. Hoje ele perdoa os nossos pecados, nos levanta e nos faz andar. Quatro homens de fé ajudaram um paralítico a se aproximar de Jesus, descendo-o pelo teto da casa. Que Deus nos dê forças físicas e espirituais para levar até Jesus quem está precisando encontrá- lo, e nos dê amigos de fé que nos ajudem. O pecado paralisa. Sem a dominação do pecado, somos livres e nos movimentamos. Levantemo-nos, pois, e vamos procurar o perdão dos pecados!

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2019’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Relei-o o Evangelho e observo cada personagem deste relato. Donde vinham? Quais são as atitudes de cada uma das pessoas atuantes? Se eu estivesse no meio da multidão e visse um fato semelhante como me comportaria?
“Senhor Jesus eu creio que tu tens igual poder para perdoar pecados e para realizar curas. Peço que o Senhor cure em mim toda a tendência ao pecado e cure todas as minhas enfermidades físicas e espirituais para que eu possa ajudar meus irmãos a curarem as suas. Eu creio, mas aumenta a minha fé. Canto ou rezo:
“Cura, Senhor, bem aqui, cura Senhor bem aqui. Cura Senhor aonde eu não posso ir”.
Cura Senhor (dizer o nome de pessoas que queremos trazer na presença de Jesus para que sejam curadas).

Leitura (Verdade)
“Os fariseus e mestres da lei são fundamentalmente pessoas preocupadas com a estrita observância da lei mosaica. O grupo parece ser uma delegação oficial de Jerusalém. Sua reação é uma amostra das futuras hostilidades que o ministério de Jesus terá de enfrentar. Lucas, nos Atos, refere-se a Jesus como o salvador que perdoa os pecados. Diante de Jesus estão dois grupos: seus adversários e a multidão que percebe coisas maravilhosas e extraordinárias. E Jesus mostra sua autoridade, curando as doenças e perdoando os pecados. É a Boa-Nova que se revela. Merece atenção também a importância da comunidade: “Vendo a fé que eles tinham…”. A comunidade nos sustenta, sobretudo, nos dias de dificuldades.” (Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)
Os quatro homens representam a força da comunidade que vem em socorro quando alguém não tem como buscar sua própria cura. Eu já fui ajudado alguma vez pela força da comunidade? Como retribuí? Algumas vezes eu também, me prontifiquei para ajudar outras pessoas? Apoio os que são prontos em ajudar?

Oração (Vida)
Jesus tu és o dono da vida, por isso, para ti tanto faz curar o mal do pecado, como curar o mal da doença. Peço-te por todos os que buscam essa vida plena do corpo e da alma, atenda-os no teu amor misericordioso. (lembrar pessoas ou classes necessitadas e apresentá-las a Jesus). Desde já te agradeço de coração. Amém.

Contemplação (Vida e Missão)
Contemplo a fé desses homens que chegam a tirar o telhado da casa para poderem colocar o enfermo diante de JESUS. Eles enfrentam todas as dificuldades, inclusive as críticas dos hipócritas que julga a doença como castigo pelo pecado. Contemplo Jesus que derruba essas pessoas com seu amor compassivo: cura o pecado e cura a doença. Disponho minha mente e meu coração a ajudar quem precisa, sem nenhum julgamento. Só o amor cura!

Bênção

  • Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
  • Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
  • Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
  • Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Paulinas

[apss_share]