Liturgia diária - A cura do homem paralítico - Lc 5,17-26

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Lc 5,17-26

Façamos a oração do dia: Pai, teu poder divino manifestou-se, de modo admirável, no ministério de Jesus. Torna-me também beneficiário deste poder que me abre para o amor misericordioso.

2ª Semana do Advento – Ano Litúrgico C

Liturgia do dia 06 de dezembro de 2021

PRIMEIRA LEITURA:  Is 35,1-10  

Leitura do Livro do Profeta Isaías.

1Alegre-se a terra que era deserta e intransitável, exulte a solidão e floresça como um lírio. 2Germine e exulte de alegria e louvores. Foi-lhe dada a glória do Líbano, o esplendor do Carmelo e de Saron; seus habitantes verão a glória do Senhor, a majestade do nosso Deus.

3Fortalecei as mãos enfraquecidas e firmai os joelhos debilitados. 4Dizei às pessoas deprimidas: “Criai ânimo, não tenhais medo! Vede, é vosso Deus, é a vingança que vem, é a recompensa de Deus; é ele que vem para vos salvar”.

5Então se abrirão os olhos dos cegos e se descerrarão os ouvidos dos surdos. 6O coxo saltará como um cervo e se desatará a língua dos mudos, assim como brotarão águas no deserto e jorrarão torrentes no ermo. 7A terra árida se transformará em lago, e a região sedenta, em fontes d’água; nas cavernas onde viviam dragões crescerá o caniço e o junco.

8Ali

haverá uma vereda e um caminho; o caminho se chamará estrada santa: por ela não passará o impuro; mas será uma estrada reta em que até os débeis não se perderão. 9Ali não existem leões, não andam por ela animais depredadores, nem mesmo aparecem lá; os que forem libertados poderão percorrê-la, 10os que o Senhor salvou voltarão para casa. Eles virão a Sião cantando louvores, com infinita alegria brilhando em seus rostos: cheios de gozo e contentamento, não mais conhecerão a dor e o pranto”.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 85(84)

— Eis que vem o nosso Deus! Ele vem para salvar.

— Eis que vem o nosso Deus! Ele vem para salvar!

— Quero ouvir o que o Senhor irá falar: é a paz que ele vai anunciar; a paz para o seu povo e seus amigos, para os que voltam ao Senhor seu coração. Está perto a salvação dos que o temem, e a glória habitará em nossa terra.

— A verdade e o amor se encontrarão, a justiça e a paz se abraçarão; da terra brotará a fidelidade, e a justiça olhará dos altos céus.

O Senhor nos dará tudo o que é bom, e a nossa terra nos dará suas colheitas; a justiça andará na sua frente e a salvação há de seguir os passos seus.

EVANGELHO: Lc 5,17-26

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

17Um dia Jesus estava ensinando. À sua volta estavam sentados fariseus e doutores da Lei, vindos de todas as aldeias da Galileia, da Judeia e de Jerusalém. E a virtude do Senhor o levava a curar.

18Uns homens traziam um paralítico num leito e procuravam fazê-lo entrar para apresentá-lo. 19Mas, não achando por onde introduzi-lo, devido à multidão, subiram ao telhado e por entre as telhas o desceram com o leito no meio da assembleia diante de Jesus. 20Vendo-lhes a fé, ele disse: “Homem, teus pecados estão perdoados”.

21Os escribas e fariseus começaram a murmurar, dizendo: “Quem é este que assim blasfema?” 22Conhecendo-lhes

os pensamentos, Jesus respondeu, dizendo: “Por que murmurais em vossos corações? 23O que é mais fácil dizer: ‘teus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘levanta-te e anda’? 24Pois, para que saibais que o Filho do homem tem na terra poder de perdoar pecados — disse ao paralítico — eu te digo: levanta-te, pega o leito e vai para casa”. 25Imediatamente, diante deles, ele se levantou, tomou o leito e foi para casa, louvando a Deus. 26Todos ficaram fora de si, glorificavam a Deus e cheios de temor diziam: “Hoje vimos coisas maravilhosas!”

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Procuramos sinais que identifiquem o Messias Salvador e a proximidade do Reino. Jesus de Nazaré perdoa pecados e cura um paralítico. Sem dúvida, esses são sinais de que ele é o Messias. Alguns homens ajudaram um paralítico a chegar perto de Jesus. Eles o carregaram com a maca na qual estava atado e fizeram-no descer pelo teto da casa até onde estava Jesus. Jesus viu a fé, não do paralítico, mas dos que o ajudaram. O que fizeram foi um ato de fé e um sinal da proximidade do Reino. O Reino estava acontecendo.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Iniciemos a nossa oração de hoje mantendo em mente o Evangelho que vamos meditar, no qual Jesus restitui a saúde ao paralítico depois de observar que grande era a fé daqueles que o conduziram até Ele. Quanta fé e confiança em Jesus! E quanta caridade para com o doente! Façamos tudo para chegar mais perto de Jesus, sempre, continuamente.

“Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra.

Leitura (Verdade)

Leia o Evangelho quantas vezes julgar necessário, destaque os verbos e personagens que aparecem na narrativa e repita as palavras que mais chamaram sua atenção. Interiorize os ensinamentos Jesus nos transmite por meio do texto.

“Na mentalidade dos judeus, a doença era causada pelo pecado. Para curar o homem, Jesus vai direto à raiz: o pecado, invisível, causa os males externos visíveis. A missão de Jesus é libertar a pessoa de tudo aquilo que diminui e compromete a vida. Enquanto o povo simples faz malabarismos – descer a maca através do telhado –, os fariseus e mestres da Lei só se preocupam com teorias religiosas e não em transformar a situação do homem. A ação de Jesus é completa e atinge corpo e alma. Jesus leva em conta a fé da comunidade: vendo a fé que eles tinham… E o paralítico recupera a capacidade de caminhar por si mesmo, carregando a maca que o aprisionava. Ele representa a humanidade redimida.”

Meditação (Caminho)

Coloque-se em uma atitude de escuta para ouvir o que o Senhor tem a lhe dizer. Escute-o.
Jesus concede ao paralitico mais do que ele esperava, pois além da cura, Jesus lhe perdoa os pecados. Fale para Jesus o que você quer que Ele cure em você ou em pessoas que você traz até Ele. Quais são suas necessidades?

Oração (Vida)

Ó Jesus, verdadeira luz que ilumina a humanidade, viestes do Pai para ser nosso mestre e nos ensinar seu caminho na verdade: vida e espírito são as “palavras” que nos destes. Concedei-nos conhecer os mistérios de Deus e suas incompreensíveis riquezas. Mostrai-nos todos os tesouros da sabedoria e da ciência de Deus, que em vós estão guardados. Fazei com que a palavra habite nossa vida e ilumine nossos passos. Fazei com que a palavra se espalhe rapidamente e chegue até os confins da Terra. Maria Rainha dos Apóstolos e os santos Pedro e Paulo sejam nosso exemplo, inspiração e guia. Amém. (oração livremente inspirada nos textos de Pe. Alberione).

Contemplação (Vida e Missão)

Sintetize em poucas palavras o apelo que você sentiu em seu coração, para colocá-lo em prática durante o dia. O que você se propõe viver?

Bênção

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !