Liturgia diária - Teu filho vive! - Jo 4,43-54

PRECISO MUITO TE AJUDA !
Divida desse mês é de R$ 514,00 (referente a mensalidade do servidor do site) Data para acertar o pagamento: 17/06
Valor arrecadado: R$ 104,89
FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR
PIX CHAVE EMAIL: doacao@catequizar.com.br
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

4ª Semana da Quaresma – Ano Litúrgico A

27 de março de 2017

ORAÇÃO DO DIA

Espírito de fé, concede-me a confiança necessária que me permita ser atendido por Jesus, quando a ele eu suplicar.

PRIMEIRA LEITURA:  Is 65,17-21

Leitura do Livro do Profeta Isaías – Assim fala o Senhor: 17Eis que eu criarei novos céus e nova terra, coisas passadas serão esquecidas, não voltarão mais à memória. 18Ao contrário, haverá alegria e exultação sem fim em razão das coisas que eu vou criar; farei de Jerusalém a cidade da exultação e um povo cheio de alegria.
19Eu também exulto com Jerusalém e alegro-me com o meu povo; ali nunca mais se ouvirá a voz do pranto e o grito de dor. 20Ali não haverá crianças condenadas a poucos dias de vida nem anciãos que não completem seus dias. Será considerado jovem quem morrer aos cem anos; e quem não alcançar cem anos, passará por maldito. 21Construirão casas para nelas morar, plantarão vinhas para comer seus frutos

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 29

          — Eu vos exalto, ó Senhor, pois me livrastes!
— Eu vos exalto, ó Senhor, pois me livrastes!

— Eu vos exalto, ó Senhor, pois me livrastes, e

não deixastes rir de mim meus inimigos! Vós tirastes minha alma dos abismos e me salvastes, quando estava já morrendo!

— Cantai salmos ao Senhor, povo fiel, dai-lhe graças e invocai seu santo nome! Pois sua ira dura apenas um momento, mas sua bondade permanece a vida inteira; se à tarde vem o pranto visitar-nos, de manhã vem saudar-nos a alegria.

— Escutai-me, Senhor Deus, tende piedade! Sede, Senhor, o meu abrigo protetor! Transformastes o meu pranto em uma festa, Senhor meu Deus, eternamente hei de louvar-vos!

EVANGELHO:  Jo 4,43-54

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São João.
          – Glória a vós, Senhor.

         Naquele tempo, 43Jesus partiu da Samaria para a Galileia. 44O próprio Jesus tinha declarado, que um profeta não é honrado na sua própria terra. 45Quando então chegou à Galileia, os galileus receberam-no bem, porque tinham visto tudo o que Jesus havia feito em Jerusalém, durante a festa. Pois também eles tinham ido à festa. 46Assim, Jesus voltou para Caná da Galileia, onde havia transformado água em

vinho.
Havia em Cafarnaum um fun­cionário do rei que tinha um filho doente. 47Ouviu dizer que Jesus tinha vindo da Judeia para a Galileia. Ele saiu ao seu encontro e pediu-lhe que fosse a Ca­farnaum curar seu filho, que estava morrendo. 48Jesus disse-lhe: “Se não virdes sinais e prodígios, não acreditais”. 49O funcionário do rei disse: “Senhor, desce, antes que meu filho morra!” 50Jesus lhe disse: “Podes ir, teu filho está vivo”. O homem acreditou na palavra de Jesus e foi embora.
51Enquanto descia para Ca­farnaum, seus empregados foram ao seu encontro, dizendo que o seu filho estava vivo. 52O funcionário perguntou a que horas o menino tinha melhorado. Eles responderam: “A febre desapareceu, ontem, pela uma da tarde”. 53O pai verificou que tinha sido exatamente na mesma hora em que Jesus lhe havia dito: “Teu filho está vivo”. Então, ele abraçou a fé, juntamente com toda a sua família. 54Esse foi o segundo sinal de Jesus. Realizou-o quando voltou
da Judeia para a Galileia. –

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

O funcionário do rei acreditou na palavra de Jesus que lhe disse: “Teu filho vive”. É o anúncio pascal. Feita a travessia do deserto no tempo da Quaresma, chegamos à Terra Prometida para celebrar a Páscoa definitiva.

A passagem foi feita. A passagem é temporária. Ressoa agora em nossos ouvidos o anúncio da vida que permanece: “Teu filho vive”. Jesus vive, e nós vivemos com ele. Queremos crer como Abraão, nosso pai na fé, que acreditou antes de ver sinais e prodígios.

Jesus interpreta o pedido do pai aflito como um pedido de sinais e prodígios. Senão, diz Jesus, nunca acreditarão. Não é o sinal que importa. O que importa é crer em Jesus. Doença e morte fazem parte do nosso cotidiano. O filho do funcionário voltaria a adoecer e a passar pela morte.

“Teu filho vive” é, portanto, mais do que um anúncio de cura temporária. É anúncio da vitória da vida sobre a morte.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Estamos na quarta semana da Quaresma e somos convidados a viver o caminho da conversão. Peçamos ao Senhor a graça de convertemo-nos sempre mais a Ele.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado. E renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo nosso Senhor. Amém.

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? Leia o texto e procure destacar os verbos, os personagens, os lugares que aparecem no relato evangélico e os acontecimentos.

Quais são as palavras ou gestos de Jesus? Qual é o tema que perpassa a discussão dos personagens?

Meditação (Caminho)
O que o texto diz para você? Releia o texto bíblico e deixe-se tocar por ele. O Senhor lhe fala através de sua Palavra e neste passo da Leitura Orante, você é convidado a ouviu o que Ele tem a lhe dizer.

Oração (Vida)
O que o texto me leva a dizer a Deus? A Palavra de Deus nos convida a viver como filhos/as de Deus. Faça a sua oração neste momento, acolhendo o grande a amor que Deus tem por você. Reze pelas realidades do povo de Deus.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual é o novo olhar que nasceu em você, a partir da Palavra? O que a Palavra lhe convida a viver?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

[apss_share]