Liturgia diária, Tende coragem! - Jo 16,29-33

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !

7ª Semana da Páscoa – Ano Litúrgico A

29 de maio de 2017

ORAÇÃO DO DIA

Pai, fica comigo, assim como estiveste com Jesus, e sê meu protetor quando se levantarem contra mim as forças hostis a teu Reino. E que eu seja capaz de vencê-las!

PRIMEIRA LEITURA: At 19,1-8

Leitura dos Atos dos Apóstolos – 1Enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo atravessou as re­giões montanhosas e chegou a Éfeso. Aí encontrou alguns discípulos e perguntou-lhes: 2“Vós rece­bestes o Espírito Santo quando abraçastes a fé?” Eles responderam: “Nem sequer ouvimos dizer que existe o Espírito Santo!”
3Então Paulo perguntou: “Que batismo vós recebestes?” Eles responderam: “O batismo de João”. 4Paulo disse-lhes: “João administrava um batismo de conversão, dizendo ao povo que acreditasse naquele que viria depois dele, isto é, em Jesus”. 5Tendo ouvido isso, eles foram ba­tizados no nome do Senhor Jesus.
6Paulo impôs-lhes as mãos e sobre eles desceu o Espírito Santo. Começaram então a falar em línguas e a profetizar. 7Ao todo, eram uns doze homens. 8Paulo foi então à sinagoga e, durante três meses, falava com toda convicção, discutindo e procurando convencer os ouvintes sobre o reino de Deus.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 67

          — Reinos da

terra, cantai ao Senhor.
— Reinos da terra, cantai ao Senhor.

— Eis que Deus se põe de pé, e os inimigos se dispersam! Fogem longe de sua face os que odeiam o Senhor! Como a fumaça se dissipa, assim também os dissipais, como a cera se derrete, ao contato com o fogo, assim pereçam os iníquos ante a face do Senhor!

— Mas os justos se alegram na presença do Senhor; rejubilam satisfeitos e exultam de alegria! Cantai a Deus, a Deus louvai, cantai um salmo a seu nome! O seu nome é Senhor: exultai diante dele!

— Dos órfãos ele é pai, e das viú­vas protetor; é assim o nosso Deus em sua santa habitação. É o Senhor quem dá abrigo, dá um lar aos deserdados, quem liberta os prisioneiros e os sacia com fartura.

EVANGELHO: Jo 16,29-33

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São João.
          – Glória a vós, Senhor.

         Naquele tempo, 29os discípulos disseram a Jesus: “Eis, agora falas claramente e não usas mais figuras. 30Agora

sabemos que conheces tudo e que não precisas que alguém te interrogue. Por isto cremos que vieste da parte de Deus”. 31Jesus respondeu: “Credes agora? 32Eis que vem a hora – e já chegou – em que vos dispersareis, cada um para seu lado, e me deixareis só. Mas eu não estou só; o Pai está comigo. 33Disse-vos estas coisas para que tenhais paz em mim. No mundo, tereis tribulações. Mas, tende coragem! Eu venci o mundo!”

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Naqueles dias, os discípulos se dispersaram e Jesus ficou só diante de seus juízes e de seus algozes. Na realidade nunca esteve só porque o Pai está sempre com ele. A dispersão se deu por causa da prisão de Jesus e também por causa da missão. Eles partiram para atingir os quatro cantos do mundo. Diz a tradição que se encontraram todos novamente quando Maria, a Mãe de Jesus, adormeceu no Monte Sião.

Sabendo que Jesus venceu o mundo, partiram cheios da alegria do Espírito Santo para anunciar o Reino a todas as nações; muitos discípulos e discípulas, e entre eles os Apóstolos, e entre os Apóstolos o que disse três vezes que amava Jesus. Antes de partir, Jesus ainda lhes pergunta: “Vocês agora creem?”. Sabiam que Jesus conhecia tudo. “Agora vemos que conheces tudo e não precisas que ninguém te faça perguntas.” Conhecia o Pai e conhecia os discípulos. Vocês agora creem? Há um caminho a ser percorrido para se chegar à profissão de fé em Jesus. A dúvida e a negação fazem parte desse caminho. No caminho há aflições e há a coragem deixada por Cristo com sua paz. Mesmo não sendo conhecido de todos, ele se encarnou, ressuscitou, subiu ao céu e enviou o Espírito. Ele venceu o mundo. Seguindo-o entramos numa aventura de fé, na visão do invisível.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Iniciemos a nossa oração, nesta 7ª semana da Páscoa. A liturgia nos convida a celebrar e a participar dos ensinamentos do Senhor. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? Faça a leitura do Evangelho pausadamente, destacando os verbos que surgem durante a narrativa, e reflita sobre a palavra que mais o(a) tocou. Qual é o contexto do Evangelho? A partir de qual experiência os discípulos constatam que Jesus é verdadeiramente o enviado do Pai? Qual orientação Jesus deixa a eles?

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? Releia o Evangelho e faça sua meditação. Permita que a Palavra toque seu coração e escute o que Deus tem a lhe dizer, para caminhar com Ele.

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Fale com o Senhor durante este momento de oração. Aproxime-se dele, conte-lhe tudo o que o(a) preocupa e peça sua orientação naquilo que precisar. Reze sem medo.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Como ela pode ajudá-lo(a) a viver melhor o seu compromisso de vida?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

[apss_share]