Liturgia diária, Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer - Lc 17,7-10

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Lc 17,7-10

O discípulo é um servidor e este serviço traz a realização pessoal. Felizes são os pés dos que evangelizam. Estar com Jesus é a maior recompensa.

Façamos a oração do dia: Pai, reconhecendo-me servo inútil, quero esforçar-me para ser justo e misericordioso. Somente assim serei agradável a ti.

32ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico A

Liturgia do dia 10 de novembro de 2020

PRIMEIRA LEITURA: Tt 2,1-8.11-14

Leitura da Carta de São Paulo a Tito – Caríssimo, 1o teu ensino seja conforme à sã doutrina. 2Os mais velhos sejam sóbrios, ponderados, prudentes, fortes na fé, na caridade, na paciência. 3Assim também as mulheres idosas observem uma conduta santa, não sejam caluniadoras nem escravas do vinho, mas mestras do bem. 4Saibam ensinar as jovens a amarem seus maridos, a cuidarem dos filhos, 5a serem prudentes, castas, boas donas de casa, dóceis para com os maridos, bondosas, para que a palavra de Deus não seja difamada.

6Exorta igualmente os jovens a serem moderados 7e mostra-te em tudo exemplo de boas obras, de integridade na doutrina, de ponderação, 8de palavra sã e irreversível, para que os adversários se confundam, não tendo nada de mal para dizer de nós.
11Pois a graça de Deus se manifestou trazendo

salvação para todos os homens.

 12Ela nos ensina a abandonar a impiedade e as paixões mundanas e a viver neste mundo com equilíbrio, justiça e piedade, 13aguardando a feliz esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo. 14Ele se entregou por nós, para nos resgatar de toda a maldade e purificar para si um povo que lhe pertença e que se dedique a praticar o bem

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 37(36)

— A salvação de quem é justo vem de Deus!
— A salvação de quem é justo vem de Deus!

— Confia no Senhor e faze o bem, e sobre a terra habitarás em segurança. Coloca no Senhor tua alegria, e ele dará o que pedir teu coração.

— O Senhor cuida da vida dos honestos, e sua herança permanece eternamente. É o Senhor quem firma os passos dos mortais e dirige o caminhar dos que lhe agradam.

— Afasta-te do mal e faze o bem, e terás tua morada para sempre. Mas os justos herdarão a nova terra e nela habitarão eternamente.

EVANGELHO:  Lc 17,7-10

– O Senhor esteja convosco.

Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
– Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus: 7“Se algum de vós tem um empregado que trabalha a terra ou cuida dos animais, por acaso vai dizer-lhe, quando ele volta do campo: ‘Vem depressa para a mesa?’ 8Pelo contrário, não vai dizer ao empregado: ‘Prepara-me o jantar, cinge-te e serve-me, enquanto eu como e bebo; depois disso poderás comer e beber?’ 9Será que vai agradecer ao empregado, porque fez o que lhe havia mandado? 10Assim também vós: quando tiverdes feito tudo o que vos mandaram, dizei: ‘Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer’”.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Terminando a quinta etapa da subida para Jerusalém, ouvimos de Jesus que somos servos inúteis. Ele nos diz: “Quando vocês tiverem feito tudo o que mandaram, digam: ‘Somos servos inúteis, fizemos apenas o que devíamos fazer’”. Se traduzirmos por “somos simples servos”, o sentido é o mesmo:

fizemos só o que nos mandaram fazer. Então, como deixar de ser simples servos ou servos inúteis? Certamente, fazendo um pouco mais.

É uma regra que vale para tudo e que nos foi dada no Evangelho de Mateus: “Se alguém te obrigar a andar uma milha, caminha com ele duas”. Se for rezar quinze minutos, reze vinte. Jesus levou os mandamentos às suas últimas consequências: “Foi dito aos antigos – eu, porém, vos digo”. Diz o Papa Francisco que a generosidade “alarga o coração e leva à magnanimidade”, que significa “grandeza de alma”, não espírito estreito e mesquinho.

Deus espera de nós atitudes gratuitas, que não visam a recompensas. Deus não tem obrigações para comigo por eu ter feito o que devia fazer. Nem terá obrigações se eu for generoso, mas olhará com olhos de benevolência a gratuidade dos meus gestos. Deus me salva de graça por ser ele Salvador. “Se levares em conta as culpas, Senhor, quem poderá subsistir?” Sem gratuidade, até a busca da justiça se converte em vingança.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Memória litúrgica de São Leão Magno, papa e doutor da Igreja.A vida da igreja é marcada por homens e mulheres destemidos que tudo fizeram pela causa do Reino. A nós cabe assumir agora nossa parte e nossa história.

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! Acolhamos a Palavra como discípulos missionários a serviço do Reino e abramo-nos à ação do Espírito Santo, que reza em nós, dizendo: “Ó divino Espírito, ensina-me tudo quanto Jesus ensinou. Amém!”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto bíblico? Leia o texto do Evangelho de hoje pausadamente, quantas vezes julgar necessário, e destaque seus personagens. A quem Jesus está instruindo? O que significa ser servo? Qual característica de Jesus o texto nos revela? Que ensinamento Jesus nos dá por meio do Evangelho?

“Trabalhar para o Reino de Deus é um privilégio. Deus não precisava de nós, mas nos quis parceiros em sua obra. Hoje somos os braços, os pés, a fala de Deus. Cada um de nós é um pouco de luz ou um pouco de trevas em nosso ambiente. Devemos ser uma página visível do Evangelho.

Os fariseus e escribas imaginavam que obedecer aos valores do Reino merecia recompensa de Deus e admiração da comunidade. Na realidade somos “servos inúteis”, mas não nos é lícito ficar de braços cruzados. De resto, Deus não deixa sem recompensa nem um copo de água. O discípulo é um servidor da humanidade e este serviço traz a realização pessoal. Felizes são os pés dos que evangelizam. Estar com ele é a maior recompensa.”

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Durante a leitura, que palavra o(a) tocou mais profundamente? De que forma o texto fortalece sua caminhada de fé?
Se sentir necessidade, leia o Evangelho novamente, para fazer a sua meditação e acolher os ensinamentos de Jesus para a sua vida.
O que significa para mim viver a humildade e o serviço generoso a exemplo de Jesus, que veio para servir, e não ser servido?

Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Recordando o que você escutou do Senhor por meio de sua Palavra, faça a sua oração, com a certeza de que Ele está com você e escuta os seus pedidos e louvores. Fale com Deus, Pai de amor e perdão, e confie que Ele lhe concederá o que necessita para melhor viver o seu seguimento.

Contemplação (Vida e Missão)

Depois de meditar e rezar com a Palavra, dar um pouco mais de mim em favor da comunidade é uma boa prática para este dia.

Bênção

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,
Dentro de mim para me encorajar,
Diante de mim para me orientar,
Atrás de mim para me proteger,
Acima de mim para me abençoar.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.
Que a bênção de Deus Todo-Poderoso desça sobre mim, em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo. Amém.

Confira a Homilia dominical.Clique aqui