Liturgia diária Somos chamados a ser discípulos e seguir Jesus

1ª Semana do Advento – Ano Litúrgico A

30 de novembro de 2016

ORAÇÃO DO DIA

Pai, dá-me forças para ser verdadeiro companheiro na missão de seu Filho Jesus, mesmo devendo sofrer perseguições e contrariedades.

PRIMEIRA LEITURA: Rm 10,9-18

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos – Irmãos, 9se, com tua boca, confessares Jesus como Senhor e, no teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo. 10É crendo no coração que se alcança a justiça e é confessando a fé com a boca que se consegue a salvação. 11Pois a Escritura diz: “Todo aquele que nele crer não ficará confundido”. 12Portanto, não importa a diferença entre judeu e grego; todos têm o mesmo Senhor, que é generoso para com todos os que o invocam. 13De fato, todo aquele que invocar o Nome do Senhor será salvo. 14Mas como invocá-lo, sem antes crer nele? E como crer, sem antes ter ouvido falar dele? E como ouvir, sem alguém que pregue? 15E como pregar, sem ser enviado para isso?
Assim é que está escrito: “Quão belos são os pés dos que anunciam o bem”. 16Mas nem todos obedeceram à Boa Nova. Pois Isaías diz: “Senhor, quem acreditou em nossa pregação?” 17Logo, a fé vem da pregação e a pregação se faz pela palavra de Cristo. 18Então, eu pergunto: Será que eles não ouviram? Certamente que ouviram, pois “a voz deles se espalhou por toda a terra, e as suas palavras chegaram aos confins do mundo”. – Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 18

          — Seu som ressoa e se espalha em toda a terra.
— Seu som ressoa e se espalha em toda a terra.

— Os céus proclamam a glória do Senhor, e o firmamento a obra de suas mãos; o dia ao dia transmite esta mensagem, a noite à noite publica esta notícia.

— Não são discursos nem frases ou palavras, nem são vozes que possam ser ouvidas; seu som ressoa e se espalha em toda a terra, chega aos confins do universo a sua voz

EVANGELHO: Mt 4,18-22

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Lucas.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 18quando Jesus andava à beira do mar da Galileia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam lançando a rede ao mar, pois eram pescadores. 19Jesus disse a eles: “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens”. 20Eles imediatamente deixaram as redes e o seguiram. 21Caminhando um pouco mais, Jesus viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João. Estavam na barca com seu pai Zebedeu, consertando as redes. Jesus os chamou. 22Eles imediatamente deixaram a barca e o pai, e o seguiram

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

André nasceu em Betsaida, na Galileia. Filho de Jonas e irmão de Simão Pedro, tornou-se discípulo de João Batista e depois de Jesus, antes de Pedro. Foi o “primeiro chamado” e está entre os quatro primeiros nas listas dos apóstolos. Aparece em companhia de Filipe na multiplicação dos pães, no atendimento aos gregos e no chamado de Pedro e Natanael. Andou pelo mundo anunciando o evangelho de Jesus e morreu martirizado em Patras, na Acaia grega. É o fundador da Igreja de Bizâncio e santo patrono do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla. Foi crucificado numa cruz em forma de X, que é a cruz de Santo André, na qual ficou pregado durante dois dias. As tradições dizem que morreu no dia de hoje, no ano 60, sob o imperador Nero, e que suas relíquias foram levadas para Constantinopla, Amalfi, na Itália, e Saint Andrews, na Escócia. Segundo o evangelho de Mateus, Pedro e André foram chamados por Jesus quando estavam trabalhando na pesca. Eram pescadores e Jesus os chamou para pescarem gente, não mais peixe. Deixaram tudo e foram com Jesus. Destaque-se que estavam trabalhando quando foram chamados. Não estavam ociosos, e foram chamados para pescar gente, não mais pescar peixes. Deixaram logo as redes e seguiram Jesus. Daqui para frente vão construir o ser humano.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Hoje a Igreja celebra o dia de Santo André, apóstolo de Jesus Cristo e irmão de São Pedro. Quando ouviu João Batista falar de Jesus, quis saber quem Ele era. Então, foi até Jesus e perguntou: “‘Onde moras?’ E Jesus respondeu: ‘Vinde e vede!’” Peçamos a intercessão de Santo André para também ouvirmos o Senhor, como ele fez ao ir ao seu encontro. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens.” No Evangelho de hoje, Jesus chama os discípulos para segui-lo. Ao fazer a leitura do texto, destaque os personagens e os verbos que mais lhe chamam atenção, considere o sentido de cada palavra e descubra o tema central do texto.

Meditação (Caminho)
Você se sentiu tocado(a) pelo texto? O que ele diz a você? Que palavra chamou sua atenção ou mais o(a) tocou? Faça novamente a leitura do Evangelho e deixe-se tocar por ele. Lembre-se de que este é o momento da meditação, por isso, ao viver este passo da leitura orante, dedique total atenção ao texto e procure escutar o que o Senhor lhe diz.

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Aproxime-se do Senhor da vida e faça a sua oração. Apresente-lhe suas intenções, preces, louvores e pedidos a Deus. Se desejar, você pode também recitar um salmo que o(a) ajude a rezar.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Que sentimento você experimenta neste momento de contemplação? Que atitude deseja viver neste dia?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

[apss_share]