A liturgia: Nós somos seguidores de Jesus, o Cristo, o Filho de Deus. É isso que nos faz cristãos. Cremos nele e o seguimos.
Façamos a oração do dia: Senhor Jesus, cria no meu coração o mesmo amor por ti e por tua Igreja, que puseste no coração de Pedro e de Paulo
Cátedra de São Pedro, apóstolo. Festa – Ano Litúrgico C
Liturgia do dia 22 de fevereiro de 2022
PRIMEIRA LEITURA: 1Pd 5,1-4
Leitura da Primeira Carta de São Pedro.
Caríssimos, 1exorto aos presbíteros que estão entre vós, eu, presbítero como eles, testemunha dos sofrimentos de Cristo e participante da glória que será revelada: 2Sede pastores do rebanho de Deus, confiado a vós; cuidai dele, não por coação, mas de coração generoso; não por torpe ganância, mas livremente; 3não como dominadores daqueles que vos foram confiados, mas antes, como modelos do rebanho. 4Assim, quando aparecer o pastor supremo, recebereis a coroa permanente da glória.
– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.
SALMO 23(22)
— O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.
— O Senhor é o pastor que me conduz, não me falta coisa alguma.
— O Senhor é o pastor que me conduz; não me falta coisa alguma. Pelos prados e campinas verdejantes ele me leva a descansar. Para as águas repousantes me encaminha, e restaura as minhas forças.
— Ele
— Preparais à minha frente uma mesa, bem à vista do inimigo; com óleo vós ungis minha cabeça, e o meu cálice transborda.
— Felicidade e todo bem hão de seguir-me, por toda a minha vida; e, na casa do Senhor, habitarei pelos tempos infinitos.
EVANGELHO: Mt 16,13-19
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 13Jesus foi à região de Cesaréia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?” 14Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros que é Elias; outros ainda, que é Jeremias ou algum dos profetas”. 15Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” 16Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”.
17Respondendo,
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
COMENTÁRIO DO EVANGELHO
A profissão de fé de Pedro, por uma revelação do Pai, aponta para o messianismo de Jesus: ele é a presença de Deus entre o povo. Ele realiza Is 11,1-9. Dessa confissão resulta o primado de Pedro, que deve ser a pedra fundamental da comunidade dos que aceitam o messianismo de Jesus. A Igreja é de Jesus, e Pedro será a pedra de solidez. Ele será o chefe que vai discernir com a Igreja quem pertence e quem se afasta dessa comunidade de fé. Aceitar o Messias é se comprometer com a causa dele. Não se pode aceitar Jesus sem aderir de corpo e alma à missão que ele exerceu na terra.
A
LEITURA ORANTE
Oração Inicial
Ofício festivo da Cátedra de São Pedro. Que a Palavra nos fortaleça no testemunho de nossa fé, e, a exemplo do apóstolo Pedro, possamos proclamar: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”.
“Ó Cristo, nosso único medianeiro.
Tu és necessário: para entrarmos em comunhão com Deus Pai; para nos tornarmos contigo, que és Filho único e Senhor nosso, seus filhos adotivos; para sermos regenerados no Espírito Santo.
Tu és necessário, ó único verdadeiro mestre das verdades ocultas e indispensáveis da vida, para conhecermos o nosso ser e o nosso destino, o caminho para o conseguirmos.
Tu és necessário, ó Redentor nosso, para descobrirmos a nossa miséria e para a curarmos; para termos o conceito do bem e do mal e a esperança da santidade; para deplorarmos os nossos pecados e para obtermos o seu perdão.
Tu és necessário, ó irmão primogénito do género humano, para encontrarmos as razões verdadeiras da fraternidade entre os homens, os fundamentos da justiça, os tesouros da caridade, o sumo bem da paz.
Tu és necessário, ó grande paciente das nossas dores, para conhecermos o sentido do sofrimento e para lhe darmos um valor de expiação e de redenção.
Tu és necessário, ó vencedor da morte, para nos libertarmos do desespero e da negação e para termos certezas que nunca desiludem.
Tu és necessário, ó Cristo, ó Senhor, ó Deus conosco, para aprendermos o amor verdadeiro e para caminharmos na alegria e na força da tua caridade, ao longo do caminho da nossa vida fatigosa, até ao encontro definitivo contigo amado, esperado, bendito nos séculos.” (Oração ao Cristo –Paulo VI)
Leitura (Verdade)
Que questionamento Jesus dirige aos discípulos? Quais são as afirmações a respeito de Jesus? Para Simão Pedro, quem é Jesus? Que missão Jesus confia a Pedro?
“Nós somos seguidores de Jesus, o Cristo, o Filho de Deus. É isso que nos faz cristãos. Cremos nele e o seguimos. Quando Jesus pergunta quem é ele, Pedro responde que é o Cristo, o Filho do Deus vivo. Resposta aprovada, porque revelada pelo Pai, diz Jesus. Sobre o rochedo dessa fé confessada por Pedro, Jesus edifica sua Igreja. Essa fé que o apóstolo professou, em nome dos discípulos, é o alicerce firme de toda a comunidade eclesial. A Pedro, cabeça da comunidade, o Senhor entrega as chaves do Reino dos Céus, isto é, a autoridade para liderar a comunidade dos que vivem e anunciam essa fé no Cristo, filho de Deus. Celebramos com a Igreja, hoje, esse ministério que o Senhor entregou a Pedro.”
Meditação (Caminho)
“Certamente não há felicidade maior do que a revelação de Deus a nós, pois ela vem carregada de amor, de luz, de esperança. Felizes de nós quando podemos conhecer a Jesus – Filho de Deus – não teoricamente, mas como um amigo pode conhecer outro amigo”.
Até que ponto a escola de Jesus modifica minha vida?
Faça a sua meditação, mantendo em mente o caminho que Jesus lhe indica. Deixe-se conduzir pela Palavra de Deus, escutando o que Ele quer lhe dizer.
Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Jesus é o Mestre de nossa vida, o Filho muito amado do Pai, caminho único para chegarmos a Ele. Neste momento de oração, louve o Senhor e agradeça-lhe sua presença de amor.
Contemplação (Vida e Missão)
Contemple no silêncio de seu coração a voz de Deus e faça sua profissão de fé. Defina: Quem é Jesus para você?
Bênção
O Senhor, Deus de amor e paz, habite em vossos corações, oriente os vossos passos e confirme os vossos corações em seu amor. Vá em paz e seja um mensageiro (a) da Boa Nova.
AJUDE A MANTER O SITE NO AR !
Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site
FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR
PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto
ou
PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto
Deus te abençoe !