Oração diária, A parábola do semeador - Mt 13,18-23

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mt 13,18-23

O semeador é o profeta da esperança. A semente tem poderes extraordinários e não há tempo fixo para que germine. A nós compete semear com alegria.

Façamos a oração do dia: Pai, enche de misericórdia o meu coração para que, como Jesus, eu me solidarize com os pecadores, e procure atraí-los para ti.

16ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico B

Liturgia do dia 23 de julho de 2021

PRIMEIRA LEITURA: Ex 20,1-17 

eitura do Livro do Êxodo.

Naqueles dias, 1Deus pronunciou todas estas palavras: 2”Eu sou o Senhor teu Deus que te tirou do Egito, da casa da escravidão. 3Não terás outros deuses além de mim. 4Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que existe em cima, nos céus, ou embaixo, na terra, ou do que existe nas águas, debaixo da terra. 5Não te prostrarás diante destes deuses nem lhes prestarás culto, pois eu sou o Senhor teu Deus, um Deus ciumento. Castigo a culpa dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração dos que me odeiam, 6mas uso da misericórdia por mil gerações com aqueles que me amam e guardam os meus mandamentos. 7Não pronunciarás o nome do Senhor teu Deus em vão, porque o Senhor não deixará sem castigo quem pronunciar seu nome em vão. 8Lembra-te

de santificar o dia de sábado. 9Trabalharás durante seis dias e farás todos os teus trabalhos, 10mas o sétimo dia é sábado dedicado ao Senhor teu Deus. Não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem teu escravo, nem tua escrava, nem teu gado, nem o estrangeiro que vive em tuas cidades. 11Porque o Senhor fez em seis dias o céu e a terra, o mar e tudo o que eles contêm; mas no sétimo dia descansou. Por isso o Senhor abençoou o dia do sábado e o santificou.

12Honra teu pai e tua mãe, para que vivas longos anos na terra que o Senhor teu Deus te dará. 13Não matarás. 14Não cometerás adultério. 15Não furtarás. 16Não levantarás falso testemunho contra o teu próximo. 17Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem seu escravo, nem sua escrava, nem seu boi, nem seu jumento, nem coisa alguma que lhe pertença”.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 19B(18) 

— Senhor, só tu tens palavras de vida eterna!

— Senhor, só tu tens palavras de vida eterna!

A lei do Senhor Deus é perfeita, conforto para a alma! O testemunho do Senhor é fiel, sabedoria dos humildes.

— Os preceitos do Senhor são precisos, alegria ao coração. O mandamento do Senhor é brilhante, para os olhos é uma luz.

— É puro o temor do Senhor, imutável para sempre. Os julgamentos do Senhor são corretos e justos igualmente.

— Mais desejáveis do que o outro são eles, do que o ouro refinado. Suas palavras são mais doces que o mel, que o mel que sai dos favos.

EVANGELHO: Mt 13,18-23

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 18“Ouvi a parábola do semeador: 19Todo aquele que ouve a palavra do Reino e não a compreende, vem o Maligno e rouba o que foi semeado em seu coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho.

20A semente que caiu em terreno pedregoso é aquele que ouve a palavra e logo a recebe com alegria; 21mas

ele não tem raiz em si mesmo, é de momento: quando chega o sofrimento ou a perseguição, por causa da palavra, ele desiste logo.

22A semente que caiu no meio dos espinhos é aquele que ouve a palavra, mas as preocupações do mundo e a ilusão da riqueza sufocam a palavra, e ele não dá fruto.

23A semente que caiu em boa terra é aquele que ouve a palavra e a compreende. Esse produz fruto. Um dá cem outro sessenta e outro trinta”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

A parábola do semeador é explicada aos discípulos. A semente é a Palavra do Reino. Os diversos tipos de terrenos são as pessoas que ouvem a Palavra. A Palavra anunciada desce ao coração de quem a ouve. A pessoa pode não entendê-la, ou pode ser instável e inconstante. Desiste diante das dificuldades. O ouvinte da Palavra também pode estar muito ocupado com os assuntos do mundo e seduzido por suas riquezas. Terra boa é quem ouve, entende e dá fruto.

Não basta ouvir e entender. Os frutos devem aparecer comprovando que a terra é de fato boa. O fruto é resultado do entendimento, da perseverança, do desapego dos bens deste mundo. Há corações que não entendem porque são insensíveis como pedra ou porque estão cheios de espinhos de ganância de bens que passam. Estes acabam sendo adversários da Palavra do Reino. A Palavra em quem é simples e aberto de coração produz frutos por sua própria força, cem, sessenta, trinta, respeitando a qualidade do terreno. Quem ouve a Palavra e a entende produz fruto na medida de sua capacidade.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

O ensinamento por meio das parábolas era um recurso muito utilizado por Jesus para falar dos mistérios do Reino de Deus. No entanto, para bem compreendê-las, era necessário que os ouvintes estivessem em sintonia com Jesus. Sem essa sintonia e proximidade, se tornava difícil penetrar no sentido das parábolas. Abramos o nosso coração para acolhermos os ensinamentos de Jesus.

Peçamos: “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Leitura (Verdade)

O próprio Jesus dá o significado da parábola. É só ouvir com o coração. E para isso é preciso vigilância e desejo de acolher o que o Mestre nos fala.

O objetivo da homilia é aproximar o coração de Deus ao coração do povo, dizia o Papa Francisco. Por vezes, temos dificuldade em compreender algumas parábolas e afirmações de Jesus. Na parábola da semente, o próprio Jesus se encarrega de iluminar a mente e os corações dos discípulos. A semente do Evangelho é maravilhosa, mas necessita de terrenos preparados. Parte dessa semente será perdida, mas a maior parte encontrará terra boa e produzirá muitos frutos, não excluindo uma colheita de cem grãos a partir de uma única semente. O semeador é o profeta da esperança: aposta na semente e aposta no futuro. A semente tem poderes extraordinários e não há tempo fixo para que germine. A nós compete semear com alegria.”

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim hoje? Ao ouvir este Evangelho encontro sintonia com a realidade que vivo ? A Palavra de Deus rezada e meditada renova em mim a fé, a esperança, a confiança no Senhor?
Para que dê frutos é preciso acolher, assimilar e cultivar a Palavra. Como esse processo se dá em mim?

Oração (Vida)

O Senhor é nossa força, consolo e abrigo. A Ele entregamos nossa vida e este novo dia. A Ele confiamos as pessoas que amamos e todas aquelas com as quais partilharemos a vida. Agradeçamos ao Senhor seus ensinamentos.
Obrigado, Senhor, por conscientizar-me das tentações, dos perigos e de minhas fraquezas. Mostra-me os caminhos a seguir. Orienta meu modo de pensar e minhas ações para que eu não me distrai ou me deixe seduzir com atrativos supérfluos. Ilumina minha vida, santifica o meu ser e concede-me sabedoria e confiança em Ti para corresponder com fidelidade aos dons que me concedestes. Amém

Contemplação (Vida e Missão)

Façamos silêncio para ouvir a Palavra do Senhor e meditá-la, a fim de que ela, por meio da ação eficaz do Espírito Santo, continue a habitar e a viver em nós e a falar-nos ao longo de todos os dias da nossa vida.

Bênção

O Senhor, Deus de amor e paz, habite em vossos corações, oriente os vossos passos e confirme os vossos corações em seu amor. Vá em paz e seja um mensageiro(a) da Boa Nova.

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !