Liturgia diária, Imaculada Conceição - Lc 1,26-28

Imaculada Conceição de Nossa Senhora – Ano Litúrgico A

08 de dezembro de 2019

ORAÇÃO DO DIA

Pai, dá-me a graça de ser fiel a ti, como Maria, a perfeita discípula que soube discernir a tua santa vontade, e se mostrar solícita em realizá-la.

PRIMEIRA LEITURA: Gn 3,9-15.20

Leitura do ligro do Gênesis

9O Senhor chamou Adão, dizendo: “Onde estás?”
10E ele respondeu: “Ouvi tua voz no jardim, e fiquei com medo porque estava nu; e me escondi”.
11Disse-lhe o Senhor Deus: “E quem te disse que estavas nu? Então comeste da árvore, de cujo fruto te proibi comer?”
12Adão disse: “A mulher que tu me deste por companheira, foi ela que me deu do fruto da árvore, e eu comi”.
13Disse o Senhor Deus à mulher: “Por que fizeste isso?” E a mulher respondeu: “A serpente enganou-me e eu comi”.
14Então o Senhor Deus disse à serpente: “Porque fizeste isso, serás maldita entre todos os animais do¬mésticos e todos os animais selvagens! Rastejarás sobre o ventre e comerás pó todos os dias de tua vida! 15Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar”.
20E Adão chamou à sua mulher “Eva”, porque ela é a mãe de todos os viventes.

  • Palavra do Senhor.
    – Graças a Deus.

SALMO 97(98)

          — Cantai ao Senhor Deus um canto novo,/ porque ele fez prodígios!
— Cantai ao Senhor Deus um canto novo,/ porque ele fez prodígios!

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo,/ porque ele fez prodígios!/ Sua mão e seu braço forte e santo/ alcançaram-lhe a vitória.

— O Senhor fez conhecer a salvação,/ e às nações, sua justiça;/ recordou o seu amor sempre fiel/ pela casa de Israel.

— Os confins do universo contemplaram/ a salvação do nosso Deus./ Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira,/ alegrai-vos e exultai!

SEGUNDA LEITURA: Ef 1,3-6.11-12

Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Efésios

3Bendito seja Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Ele nos abençoou com toda a bênção do seu Espírito em virtude de nossa união com Cristo, no céu.
4Em Cristo, ele nos escolheu, antes da fundação do mundo, para que sejamos santos e irrepreensíveis sob o seu olhar, no amor.
5Ele nos predestinou para sermos seus filhos adotivos por intermédio de Jesus Cristo, conforme a decisão de sua vontade, 6para o louvor da sua glória e da graça com que ele nos cumulou no seu Bem-amado.
11Nele também nós recebemos a nossa parte. Segundo o projeto daquele que conduz tudo conforme a decisão de sua vontade, nós fomos predestinados 12a sermos, para o louvor de sua glória, os que de antemão colocaram sua esperança em Cristo.

  • Palavra do Senhor.
    – Graças a Deus.

EVANGELHO: Lc 1,26-38

texto

  • Palavra da Salvação
    – Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

A Imaculada Conceição de Nossa Senhora é celebrada sempre no dia 8 de dezembro. Neste ano, o dia cai no segundo domingo do Advento, que cede lugar à solenidade da Imaculada. Nossa Senhora foi concebida sem pecado original. Pelos méritos da obra redentora de seu Filho Jesus, Maria nasceu sem o pecado original, com o qual todos nós nascemos. Também ficamos livres do pecado original pelos méritos de Jesus Cristo.

Disseram os antigos, talvez o primeiro tenha sido Santo Eadmer de Cantuária, na Inglaterra, falecido em 1124, que Deus podia, era conveniente e, portanto, fez Maria nascer imaculada. Deus podia ter feito alguém sem o pecado original? Sim, podia. Seria conveniente que o Filho de Deus fosse concebido no seio de uma mulher totalmente pura e cheia de graça? Sim, seria muito conveniente. Então, se Deus podia e era conveniente, ele fez. Quatro pequenos vocábulos foram memorizados para apresentar a verdade da Imaculada conceição: potuit (pode), decuit (foi conveniente), ergo fecit (logo fez). Se podia e era bom que fizesse, por que não faria? Fez! Maria, no Evangelho de São Lucas, é chamada de “Cheia de graça”. “Graça” é a vida de Deus em nós, que nos é dada de graça pelo próprio Deus. Se a vida de Maria está cheia da presença de Deus, cheia da graça de Deus, isso significa que nela não há nenhum espaço que não seja ocupado pela graça. Nela não há espaço para o pecado introduzido no mundo pelo demônio.

Na primeira leitura da liturgia de hoje, no Livro do Gênesis, está escrito que Deus disse à serpente, que é o demônio: “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar”. A mulher é Maria e sua descendência é Jesus Cristo. O descendente da mulher esmagará a cabeça da serpente, e entre a mulher e a serpente não haverá nenhuma amizade. O nosso pecado nos torna amigos do demônio, amizade que não houve entre a mulher e a serpente. Não há lugar para o pecado na vida de Maria. Ela é “cheia de graça”, não porque queiramos e inventamos, mas porque o anjo assim falou. O cântico de bênção da carta aos Efésios hoje se aplica inteiramente a Maria. Em Cristo, Deus a abençoou com toda bênção espiritual. Deus a escolheu, antes da fundação do mundo, para ser santa e íntegra diante dele, predestinada a ser a primeira a pôr em Cristo sua esperança.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2019’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
“Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo”. Obrigada Jesus por me ter dado esse grande modelo de fé. Rezo com toda a humildade: “Ave Maria, cheia de Graça!” Cheia de Jesus porque ele se encarnou no teu ser e no teu corpo. Ele quis ser sangue do teu sangue, carne de tua carne para poder ficar conosco. Rezo: ” Ave Maria, cheia de graça! O Senhor é contigo, bendito o fruto do teu ventre: Jesus. Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe, bendito o fruto do teu ventre, nosso caminho, nossa verdade, nossa vida. O fruto de teu ventre, Maria, é nosso Salvador, o Pão da Vida, o Libertador, o Filho de Deus vivo. Roga a Ele por nós que confiamos em vós. Amém.”

Leitura (Verdade)
“No meio do Advento, a Igreja coloca a festividade da Imaculada Conceição. Maria foi preservada do pecado original, em antecipação dos méritos de Jesus Cristo. O grande teólogo mariano, bem-aventurado Duns Scott, resume o fato em três passos: Deus podia (preservá-la do pecado), era conveniente que o fizesse e ele o fez. O dogma da Imaculada Conceição foi proclamado por Pio IX a 8 de dezembro de 1854. Colocada na encruzilha dos tempos, Maria respondeu com coragem à proposta de Deus. O seu “sim” pôs em marcha a Redenção. Toda santa, cheia de graça, Maria é incentivo a todo o povo de Deus a caminho. Maria repete a todas as gerações: “Fazei tudo o que o meu Filho disser”. Ela é a mais santa das criaturas.” (Frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra”, da Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)
O Sim de Maria pôs em marcha o sim da humanidade. Pôs em marcha essa caminhada rumo à ressurreição final. Qual é a qualidade do meu SIM nessa marcha rumo à ressurreição final? Rumo ao meu fim? Ajudo como fez Maria outras pessoas a darem sua resposta fiel a Jesus? Alegro-me com as graças que Deus, Jesus e Maria concedem a humanidade? Sou agradecido(a)?

Oração (Vida)
“Virgem Maria, Mãe de Jesus, Dá-me um pouco de tua força para minha fraqueza. Um pouco da tua coragem para o meu desalento. Um pouco da tua compreensão para o meu problema. Um pouco da tua plenitude para o meu vazio. Um pouco de teu consolo para o meu espinho. Um pouco da tua certeza para a minha dúvida. Um pouco do teu sol para o meu inverno. Um pouco da tua disponibilidade para o meu cansaço. Um pouco do teu rumo infinito para o meu extravio. Um pouco da tua luminosidade para a minha noite. Um pouco da tua alegria para a minha tristeza. Um pouco da tua sabedoria para a minha ignorância. Um pouco do teu amor para o meu rancor. Um pouco da tua pureza para o meu pecado. Um pouco da tua vida para a minha morte. Dá-me teu Filho Jesus, Mãe, e terei tudo!”

Contemplação (Vida e Missão)
Contemplo Maria a toda santa, cheia de graça! Maria tu és a mais bela entre todas as mulheres, a mais humilde, a mais gloriosa, a mais amável. És a mais santa das criaturas. Ouço-te repetindo ainda hoje: “Fazei tudo que Ele disser”.
“Minha Mãe querida, ensina-me a escutar o que teu Filho me pede hoje. Dá-me humildade e dedicação para fazer tudo o que Ele me disser.” Escuto a ação do Espírito Santo em mim e escrevo o que Ele me inspira neste momento.

Bênção

  • Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
  • Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
  • Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
  • Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Paulinas

[apss_share]