Oração diária, Jesus tens o poder de purificar-me - Mt 8,1-4

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mt 8,1-4

Pecar é ir na linha contrária à misericórdia. Pecado é sempre uma falta contra o amor, e a falta de amor multiplica os males da vida.

Façamos a oração do dia: Pai, purifica o meu coração, de modo que esteja a salvo do egoísmo desumanizador.

12ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico B

Liturgia do dia 25 de junho de 2021

PRIMEIRA LEITURA: Gn 17,1.9-10.15-22 

Leitura do Livro do Gênesis.

1Abrão tinha noventa e nove anos de idade, quando o Senhor lhe apareceu e lhe disse: “Eu sou o Deus Poderoso. Anda na minha presença e sê perfeito”. 9Deus disse ainda a Abraão: ”Guarda a minha aliança, tu e a tua descendência para sempre. 10Esta é a minha aliança que devereis observar, aliança entre mim e vós e tua descendência futura: todo homem entre vós deverá ser circuncidado”. 15Deus disse também a Abraão: “Quanto à tua mulher, Sarai, já não a chamarás Sarai, mas Sara. 16Eu a abençoarei e também dela te darei um filho. Vou abençoá-la, e ela será mãe de nações, e reis de povos dela sairão”.

17Abraão prostrou-se com o rosto em terra, e pôs-se a rir, dizendo consigo mesmo: “Será que um homem de cem anos vai ter um filho e que, aos noventa anos, Sara vai dar à luz?” 18E,

dirigindo-se a Deus, disse: “Se ao menos Ismael pudesse viver em tua presença”. 19Deus, porém, disse: “Na verdade, é Sara, tua mulher, que te dará um filho, a quem chamarás Isaac. Com ele estabelecerei a minha aliança, uma aliança perpétua para a sua descendência. 20Atendo ao teu pedido, também, a respeito de Ismael. Eu o abençoarei e tornarei fecundo e extremamente numeroso. Será pai de doze príncipes e farei dele uma grande nação. 21Mas, quanto à minha aliança, eu a estabelecerei com Isaac, o filho que Sara te dará no ano que vem, por este tempo”. 22Tendo acabado de falar com Abraão, Deus se retirou.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 128(127)

— Será assim abençoado todo aquele que respeita o Senhor.

— Será assim abençoado todo aquele que respeita o Senhor.

— Feliz és tu se temes o Senhor e trilhas seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos hás de viver, serás feliz, tudo irá bem!

— A tua esposa é uma videira bem fecunda no coração da tua casa; os teus filhos são rebentos de oliveira ao redor de tua mesa.

Será assim abençoado todo homem que teme o Senhor. O Senhor te abençoe de Sião, cada dia de tua vida.

EVANGELHO: Mt 8,1-4

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

1Tendo Jesus descido do monte, numerosas multidões o seguiam. 2Eis que um leproso se aproximou e se ajoelhou diante dele, dizendo: “Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar”. 3Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: “Eu quero, fica limpo”. No mesmo instante, o homem ficou curado da lepra.

4Então Jesus lhe disse: “Olha, não digas nada a ninguém, mas vai mostrar-te ao sacerdote, e faze a oferta que Moisés ordenou, para servir de testemunho para eles”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Depois do Sermão da Montanha, São Mateus narra dez milagres feitos por Jesus. Mas Jesus não é um milagreiro. Ele é o Salvador do mundo. Seus milagres tiram a causa e fazem desaparecer os efeitos. Em termos teológicos, a doença é consequência do pecado original, e Jesus é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, fonte e origem de todos os nossos pecados. O pecado, porém, não é uma fatalidade.

Com a graça de Cristo e seu auxílio, podemos ser libertados da dominação do mal. Por isso Jesus cura o ser humano, porque não agrada a Deus ver seus filhos e filhas enfraquecidos sob o domínio do Mal. Por isso, também ele nos dá inteligência para descobrirmos a solução dos nossos males, e nos dá vontade para querermos resolver nossos problemas. Ele curou um leproso, purificou-o de sua enfermidade.

A lepra é vista como figura do pecado em nossa vida. O leproso disse a Jesus: “Se queres, tens o poder de purificar-me”, disse com clareza e confiança, acreditando no que dizia. E a resposta veio também clara e firme: “Eu quero, fica purificado”. Por que não haveria de querer o nosso bem aquele que mostra o seu poder na misericórdia? Pecar é ir na linha contrária à misericórdia. Pecado é sempre uma falta contra o amor, e a falta de amor multiplica os males da vida.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Iniciemos a nossa oração e peçamos ao Senhor da vida que renove em nós a disposição para acolhermos a sua Palavra.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!

Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Leitura (Verdade)

Faça a leitura do Evangelho e destaque os verbos de ação entre Jesus e o leproso. Como ele se coloca diante de Jesus? Quais as palavras de ordem que ele ouve do mestre?

“O leproso era um marginalizado da vida da comunidade. Ele devia viver na solidão e denunciar sua presença aos não afetados pela doença. A lepra era considerada castigo divino. Isso tornava o leproso duplamente excluído: por parte de Deus e por parte da comunidade. Através da cura, Jesus o reintegra à comunidade. O verdadeiro cumprimento da lei não é declarar quem é puro ou impuro, mas fazer com que essa pessoa fique purificada. O leproso entendeu que sua chance era única: encontrar Jesus e, de alguma maneira, o desafiar: “Se queres, podes curar-me”. E, passando por cima de todos os entulhos da Lei, Jesus tocou nele. Isso significava contrair a impureza legal. Mais uma vez ele mostra que o Amor é a síntese da Lei.” 

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim? Neste passo da meditação do Evangelho, releia-o com bastante atenção e deixe-se tocar pela Palavra. Se precisar repetir a leitura, faça-o, atentando-se àquilo que o Senhor quer lhe dizer. Medite a Palavra com profundidade e deixe sua vida misturar-se com ela.

Oração (Vida)

O que o texto o(a) leva a dizer a Deus?
Agora que você já ouviu o Senhor, diga a Ele o que está em seu coração. Prostre-se na sua presença e desafie Jesus como fez o leproso: “Se queres…, tu podes”. Agradeça a Deus sua Palavra e sua presença em sua vida.
Reze pelos irmãos que sofrem por causa de doenças que descriminam e excluem..

Contemplação (Vida e Missão)

Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra?
Resuma em uma palavra o que o Senhor o(a) chama a viver hoje.

Bênção

Deus Pai do céu te abençoe e te cuide
Que Ele esteja na tua frente para te mostrar o caminho correto.
Atrás de ti para te sustentar em todos os desafios
Acima de ti para te proteger contra os perigos que vem do alto
Que Deus esteja em teu coração como chama ardente, e que a luz dele ilumine tua vida e te aqueça para a virtude.
Que Ele te cerque por todos os lados e não permita que te afastes dele. Amém.

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !