Liturgia diária, Senhor, quem é que vai te entregar? - Jo 21,20-25

7ª Semana da Páscoa – Ano Litúrgico A

03 de junho de 2017

ORAÇÃO DO DIA

Pai, como o discípulo amado, desejo estar perto de Jesus e ser amado por ele. Seja o testemunho deste amor suficientemente forte para atrair muitos outros discípulos para ele.

PRIMEIRA LEITURA: At 28,16-20.30-31

Leitura dos Atos dos Apóstolos

16Quando entramos em Roma, Paulo recebeu permissão para morar em casa particular, com um soldado que o vigiava. 17Três dias depois, Paulo convocou os líderes dos judeus. Quando estavam reunidos, falou-lhes: “Irmãos, eu não fiz nada contra o nosso povo, nem contra as tradições de nossos antepassados. No entanto, vim de Jerusalém como prisioneiro e assim fui entregue às mãos dos romanos.
18Interrogado por eles no tribunal e não havendo nada em mim que merecesse a morte, eles queriam me soltar. 19Mas os judeus se opuseram e eu fui obrigado a apelar para César, sem nenhuma intenção de acusar minha nação. 20É por isso que eu pedi para ver-vos e falar-vos, pois estou carregando estas algemas exatamente por causa da esperança de Israel”.
30Paulo morou dois anos numa casa alugada. Ele recebia todos os que o procuravam, 31pregando o Reino de Deus. Com toda a coragem e sem obstáculos, ele ensinava as coisas que se referiam ao Senhor Jesus Cristo.

Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 11

          — Ó Senhor, quem tem reto coração há de ver a vossa face.
— Ó Senhor, quem tem reto coração há de ver a vossa face.

— Deus está no templo santo, e no céu tem o seu trono; volta os olhos para o mundo, seu olhar penetra os homens.

— Examina o justo e o ímpio, e detesta o que ama o mal. Porque justo é nosso Deus, o Senhor ama a justiça. Quem tem reto coração há de ver a sua face.

EVANGELHO:  Jo 21,20-25

– O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São João.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 20Pedro virou-se e viu atrás de si aquele outro discípulo que Jesus amava, o mesmo que se reclinara sobre o peito de Jesus durante a ceia e lhe perguntara: “Senhor, quem é que te vai entregar?” 21Quando Pedro viu aquele discípulo, perguntou a Jesus: “Senhor, o que vai ser deste?”
22Jesus

respondeu: “Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa isso? Tu, segue-me!” 23Então, correu entre os discípulos a notícia de que aquele discípulo não morreria. Jesus não disse que ele não morreria, mas apenas: “Se eu quero que ele permaneça até que eu venha, que te importa?”
24Este é o discípulo que dá testemunho dessas coisas e que as escreveu; e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro. 25Jesus fez ainda muitas outras coisas, mas, se fossem escritas todas, penso que não caberiam no mundo os livros que deveriam ser escritos.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Passeavam na praia, Pedro e o Senhor, ultimando a despedida. Jesus se vai e Pedro fica para cuidar do rebanho. E o outro, aquele, o Discípulo? Este Discípulo se faz presente para que saibamos que o importante é ser discípulo e que esta comunidade de Jesus chamada Igreja é feita de discípulos. Para que Pedro não caia na tentação de se julgar chefe, Jesus lhe diz mais uma vez, e é a última palavra dita a Pedro neste Evangelho: “Tu, segue-me”. Seguir, é o que faz o discípulo. O discípulo segue, e ao mesmo tempo o seguir o torna discípulo. Vai atrás do Mestre, procurando não ser diferente dele, imitando-o, porque a imitação é a medida do amor. Por isso, voltar ao Evangelho para que Cristo viva em nós e segui-lo numa entrega sem medida, com infinita confiança. Jesus fez muitas coisas que não foram escritas. Nem tudo, portanto, está na Bíblia, nem precisa estar. Temos o Espírito Santo, que mantém viva a Palavra.

Côn.

Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Na leitura orante de hoje, agradeçamos ao Senhor a semana que vivemos, uma semana muito rica liturgicamente: Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos e de preparação para a Celebração de Pentecostes. Agradeçamos também a Palavra de Deus, que nos acompanhou e nos fortaleceu no dia a dia. Em silêncio, peça ao Espírito Santo a graça de um novo encontro com a Palavra.

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? Quais são seus personagens? A quem Jesus está instruindo? Qual é o contexto da narrativa? O que o evangelista está afirmando quando diz: “Jesus fez ainda muitas outras coisas. Se todas elas fossem escritas uma por uma, creio que nem o mundo inteiro poderia conter os livros que seria preciso escrever”?
“Este texto do apêndice conclusivo do evangelho de João é composto de duas partes: o diálogo entre Pedro e Jesus, sobre o discípulo que Jesus mais amava (vv. 20-23) e a conclusão geral do autor (vv. 24-25). O diálogo apresenta dois tipos de seguimento: Pedro, que negara conhecer Jesus no momento de sua prisão, e o discípulo que Jesus amava, sempre presente e fiel, até ao pé da cruz. A Pedro, reabilitado pela sua tríplice confissão de amor a Jesus, está reservado o martírio, e ao outro discípulo, a permanência no amor. Para suscitar a fé do leitor, o autor declara ser verdadeira testemunha de todas as coisas narradas. E encerra com uma frase com exagero retórico helenístico, afirmando que Jesus fez ainda muitas outras coisas, que o mundo não poderia conter os livros que as narrariam” (Comentário ao texto de José Raimundo Oliva, em “A Bíblia dia a dia”, da Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)
Qual é a mensagem do Evangelho para o seu dia? Diante da afirmação do evangelista, de que Jesus realizou muitas coisas, de quais delas você se recorda? Quais são as muitas obras que o Senhor continua realizando em sua vida? Como a Palavra de Deus, meditada todos os dias, permanece em sua vida?
“‘Que te importa?’ Pedro caminhava, certamente, com Jesus e, olhando ao redor, queria saber do destino do grupo. Faz uma pergunta a Jesus, que acaba incomodando o Mestre. O que vai acontecer com o outro é um segredo que está no coração de Deus, tão somente. Não podemos perder o foco da nossa missão: Jesus. Basta! Tem muita gente que não vive a própria vida e apenas se preocupa com a vida dos outros (no sentido negativo). Cada um precisa olhar o essencial da fé e seguir. O foco é Jesus. A vida do outro não cabe a ninguém especular. Se cada um fizer o que lhe compete, o mundo será bem melhor. Olhemos menos para a vida dos outros! Mais foco e menos fofoca!” (Trecho de “Viver a Palavra 2017”, da Paulinas Editora).

Oração (Vida)
Preparando-nos para celebrar amanhã a Solenidade de Pentecostes, peçamos que o Espírito Santo conserve em nós a Palavra meditada e que ela se transforme em vida na nossa vida. Peçamos também os dons do Espírito Santo.
“Espírito Santo, que reinais nos céus, sois nossa força! Espírito de verdade, presente em toda parte, plenificando o universo, tesouro de todos os bens e fonte de vida, vinde habitar em nossos corações! Libertai-nos de toda culpa e conduzi-nos, por vossa bondade, à salvação. Na força de vosso amor, uni todos os que creem em Cristo! Santificai-os com o fogo de vosso amor. Deus santo, Deus forte, Deus imortal, tende piedade de nós! Curai nossas feridas, por amor de vosso nome, e recebei-nos, enfim, no vosso Reino. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)
A Palavra de Deus encontrou sintonia em sua vida? Qual é o apelo que você deseja colocar em prática neste dia?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

[apss_share]

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !