Oração diária, Orai por aqueles que vos perseguem - Mt 5,43-48

1ª Semana da Quaresma – Ano Litúrgico A

07 de março de 2020

Deseja ler a liturgia diária do dia 06 de março Clique aqui

ORAÇÃO DO DIA

Pai, faze-me teu imitador, e não me deixes cair na tentação de fazer acepção de pessoas. Que eu ame a todos, sem qualquer distinção.

PRIMEIRA LEITURA: Dt 26,16-19

Leitura do Livro do Deuteronômio

Moisés dirigiu a palavra ao povo de Israel e lhe disse: 16“Hoje, o Senhor teu Deus te manda cumprir esses preceitos e decretos. Guarda-os e observa-os com todo o teu coração e com toda a tua alma.
17Tu escolheste hoje o Senhor para ser o teu Deus, para seguires os seus caminhos, e guardares seus preceitos, mandamentos e decretos, e para obedecerdes à sua voz. 18E o Senhor te escolheu, hoje, para que sejas para ele um povo particular, como te prometeu, a fim de observares todos os seus mandamentos. 19Assim ele te fará ilustre entre todas as nações que criou, e te tornará superior em honra e glória, a fim de que sejas o povo santo do Senhor teu Deus, como ele disse”.

  • Palavra do Senhor.
    – Graças a Deus.

SALMO 119(118)

          — Feliz é quem na lei do Senhor Deus vai progredindo!
— Feliz é quem na lei do Senhor Deus vai progredindo!

— Feliz o homem sem pecado em seu caminho, que na lei do Senhor Deus vai progredindo! Feliz o homem que observa seus preceitos, e de todo o coração procura Deus!

— Os vossos mandamentos vós nos destes, para serem fielmente observados. Oxalá seja bem firme a minha vida em cumprir vossa vontade e vossa lei!

— Quero louvar-vos com sincero coração, pois aprendi as vossas justas decisões. Quero guardar vossa vontade e vossa lei; Senhor, não me deixeis desamparado!

EVANGELHO: Mt 5,43-48

– O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Marcos.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 43“Vós ouvistes o que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!’ 44Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem!
45Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre justos e injustos. 46Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa?
47E se saudais somente os vossos irmãos, o que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? 48Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito”.

  • Palavra da Salvação
    – Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Amar, amar, amar. Bonito e difícil. Amar até os inimigos. Adquirir a perfeição do Pai. Três vezes Jesus perguntou a Pedro: “Simão, filho de João, tu me amas?”. Pedro chegou a ficar incomodado. Uma vez Pedro perguntou a Jesus se era suficiente perdoar sete vezes a quem o tivesse ofendido. Hoje Jesus diz para amar os inimigos e rezar por aqueles que nos perseguem. O melhor é experimentar. Vamos refazer a imagem do inimigo, redesenhá-lo. Vamos rezar por ele, ou por ela, pedir que Deus lhe dê o que há de melhor neste mundo e no outro. O resultado parece ser benéfico para nós mesmos. É possível que nos sintamos aliviados interiormente. O peso da raiva, das mágoas, dificulta o caminhar. Sentimo-nos pesados, damos voltas, não progredimos, procuramos um barranco para nos encostar. Livres e leves do peso das mágoas, caminhamos com mais agilidade. Deixo para trás o que já passou. Olho para frente e caminho “de esperança em esperança”. Parece impossível ser perfeito como o Pai celeste. No entanto, se a perfeição do Pai consiste em ser bom, podemos imitá-lo em alguma coisa. Moisés queria ver a glória de Deus, e Deus lhe disse: “Vou passar diante de ti a minha bondade”.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Em nossa caminhada em preparação à Páscoa do Senhor, o Evangelho hoje nos apresenta um grande apelo: ir além do amor aos nossos irmãos e amigos e orar pelos nossos inimigos. Para ter a força de assumir este desafio reze com o salmista:
“Tu, meu Deus, tem piedade de mim, pois a ti clamo todo o dia. Alegra a alma do teu servo, porque a ti elevo minha alma. Pois tu, Senhor, és bom e perdoas, és rico em misericórdia para todos os que te invocam”. (sl 86)
Traz para perto de ti a Palavra de Deus, e deixe que ela aqueça teu coração e te ajude a crescer no amor, na fé e na esperança.

Leitura (Verdade)
O que diz o texto? A quem Jesus está instruindo? Quais são as comparações que Jesus utiliza?
“A prática nos tempos de Cristo restringia o significado da palavra próximo para os judeus, enquanto os outros eram considerados inimigos. Aos primeiros era reservado o amor, para os outros o ódio. Jesus faz uma revolução, superando amplamente a prática usual. Ele pede amar os inimigos e orar pelos perseguidores. Nosso Pai celestial é infinito em sua misericórdia. Para provar que somos seus filhos devemos ser perfeitos. Certamente esta proposta nos assusta. Nunca seremos perfeitos como o Pai, mas precisamos assemelhar-nos a ele pela misericórdia. Só assim merecemos a condição de filhos. Amar os que nos amam é importante, mas fica na esfera do humano. Amar os que não nos amam, amar até os inimigos, é divino.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)
Silencie e procure ouvir o que o texto diz para sua vida. Qual foi a palavra que encontrou mais sintonia com o seu coração? Examine sua consciência, reveja suas ações, confronte suas atitudes com a mensagem de Jesus.

Oração (Vida)
Apresente ao Senhor os sentimentos, apelos e desejos despertados pela Palavra em sua oração. Se em seu coração há mágoas, tristeza e sofrimento por não conseguir perdoar alguém, entregue tudo isso ao Senhor. Nem sempre é fácil amar as pessoas de nosso convívio, na família ou no trabalho, entregue-as ao Senhor. Se você foi ofendido por alguém e esta mágoa insiste em lhe tirar a paz, entregue sua dor ao Senhor. Se alguém te machucou pelo desprezo ou maledicência peça ao Senhor a graça da superação.

Contemplação (Vida e Missão)
É preciso uma decisão constante de viver segundo os ensinamentos de Jesus. O que me proponho viver hoje como um passo de fidelidade ao mestre?

Bênção
Benção especial da Quaresma

  • Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.
  • O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.
  • O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.
  • Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
    Ir. Carmen Maria Pulga

[apss_share]