Liturgia diária Sede misericordiosos - Lc 6,36-38

2ª Semana da Quaresma – Ano Litúrgico A

12 de março de 2017

ORAÇÃO DO DIA

Pai, dispõe meu coração para o perdão, pois este é o caminho pelo qual estabeleço minha comunhão contigo.

PRIMEIRA LEITURA: Dn 9,4b-10

Leitura da Profecia de Daniel – 4b“Eu te suplico, Senhor, Deus grande e terrível, que preservas a aliança e a benevolência aos que te amam e cumprem teus mandamentos; 5temos pecado, temos praticado a injustiça e a impiedade, temos sido rebeldes, afastando-nos de teus mandamentos e de tua lei; 6não temos prestado ouvidos a teus servos, os profetas, que, em teu nome, falaram a nossos reis e príncipes, a nossos antepassados e a todo povo do país.
7A ti, Senhor, convém a justiça; e a nós, hoje, resta-nos ter vergonha no rosto: seja ao homem de Judá, aos habitantes de Jerusalém e a todo Israel, seja aos que moram perto e aos que moram longe, de todos os países, para onde os escorraçaste por causa das infidelidades cometidas contra ti.
8A nós, Senhor, resta-nos ter vergonha no rosto: a nossos reis e príncipes, e a nossos antepassados, pois que pecamos contra ti; 9mas a ti, Senhor, nosso Deus, cabe misericórdia e perdão, pois nos temos rebelado contra ti, 10e

não ouvimos a voz do Senhor, nosso Deus, indicando-nos o caminho de sua lei, que nos propôs mediante seus servos, os profetas”.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 78

          — O Senhor não nos trata como exigem nossas faltas.
— O Senhor não nos trata como exigem nossas faltas.

— Não lembreis as nossas culpas do passado, mas venha logo sobre nós vossa bondade, pois estamos humilhados em extremo.

— Ajudai-nos, nosso Deus e Salvador! Por vosso nome e vossa glória, libertai-nos! Por vosso nome, perdoai nossos pecados!

— Até vós chegue o gemido dos cativos: libertai com vosso braço poderoso os que foram condenados a morrer!

— Quanto a nós, vosso rebanho e vosso povo, celebraremos vosso nome para sempre, de geração em geração vos louvaremos.

EVANGELHO: Lc 6,36-38

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Lucas.
          – Glória a vós, Senhor.

         Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 36“Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso. 37Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados. 38Dai

e vos será dado. Uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante será colocada no vosso colo; porque com a mesma medida com que medirdes os outros, vós também sereis medidos”

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Hoje é o dia da eleição do Santo Padre, o Papa Francisco, como Pastor Supremo da Santa Igreja. Ele mesmo se apresentou como Bispo de Roma, porque o Bispo de Roma é o Pastor da Igreja universal. Desde o início seu pontificado foi marcado pela misericórdia. Esta é a perfeição do Pai ao nosso alcance: “Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso”. “Quem sou eu para julgar?”, disse uma vez aos jornalistas. Insistiu em largas medidas e que as portas se abram. É a Igreja com o rosto de Jesus. Tivemos o Ano Santo da Misericórdia e temos agora a oportunidade quaresmal de nos questionar sobre a nossa prática da misericórdia. Se não quiser ser julgado, se não quiser ser condenado, se quiser ser perdoado, não julgue, não condene e perdoe. Estamos sempre medindo os outros. Se não podemos deixar de fazê-lo, usemos então de medidas largas. Deus vai usar para nos medir a medida que colocarmos em suas mãos. Será a mesma com que medirmos os outros.
Santa Quaresma, tempo de boas sugestões para darmos início a atitudes novas, a novos costumes, a uma novidade de vida. O Santo Padre terminava a Bula de Proclamação do jubileu extraordinário da misericórdia fazendo votos de que a Igreja “nunca se canse de oferecer misericórdia e seja sempre paciente a confortar e perdoar”. Que a Igreja se faça voz de cada homem e mulher e repita com confiança e sem cessar: “Lembra-te, Senhor, do teu amor e da tua fidelidade desde sempre”.

Côn.

Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Iniciemos a nossa oração tendo presente a misericórdia de Deus. Ao aproximarmo-nos Dele, que possamos reconhecer e acolher o seu grande amor por nós.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado. E renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes os corações dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo nosso Senhor. Amém.

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? “Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso…”. Leia o texto lentamente e destaque os pontos que mais lhe chamaram a atenção. Descubra qual é a mensagem central que Jesus nos deixa. Qual é a verdade do texto?

Meditação (Caminho)
O que o texto diz para você? Leia novamente o Evangelho. Medite o texto, deixe-se tocar por ele, abra o seu coração para acolhê-lo. Com a meditação, procure escutar a voz de Deus que lhe fala através da Palavra.

Oração (Vida)
Silencie a sua mente e o seu coração. O que o texto me faz dizer a Deus? Faça a sua oração de louvor, de gratidão ou de pedidos. Apresente-se ao Senhor com tudo o que você vive, pois Ele está com você e lhe escuta.

Contemplação (Vida e Missão)
Sintetize em poucas palavras o que você escutou do Senhor e procure colocar em prática ao longo do dia.

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

[apss_share]

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !