Liturgia diária, Eu sou a videira e vós, os ramos! - Jo 15,1-8
Faça uma doação de qualquer valor e ajude a manter o site no ar !

PIX CHAVE EMAIL: doacao@catequizar.com.br
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Jo 15,1-8

No Evangelho que vamos meditar, Jesus nos convida a permanecermos nele para podermos produzir frutos, pois sem Ele nada podemos fazer.

Façamos a oração do dia: Pai, reforça minha união com teu Filho Jesus, de quem dependo para produzir os frutos que esperas de mim

5ª Semana da Páscoa – Ano Litúrgico B

Liturgia do dia 05 de maio de 2021

PRIMEIRA LEITURA: At 15,1-6

Leitura dos Atos dos Apóstolos.

1Naqueles dias, chegaram alguns da Judeia e ensinavam aos irmãos de Antioquia, dizendo: “Vós não podereis salvar-vos, se não fordes circuncidados, como ordena a Lei de Moisés”. 2Isto provocou muita confusão, e houve uma grande discussão de Paulo e Barnabé com eles. Finalmente, decidiram que Paulo, Barnabé e alguns outros fossem a Jerusalém, para tratar dessa questão com os apóstolos e os anciãos.

3Depois de terem sido acompanhados pela comunidade, Paulo e Barnabé atravessaram a Fenícia e a Samaria. Contaram sobre a conversão dos pagãos, causando grande alegria entre todos os irmãos.

4Chegando a Jerusalém, foram recebidos pelos apóstolos e os anciãos, e narraram as maravilhas que Deus tinha realizado por meio deles. 5Alguns dos que tinham pertencido ao partido dos fariseus e que haviam abraçado a fé levantaram-se

e disseram que era preciso circuncidar os pagãos e obrigá-los a observar a Lei de Moisés. 6Então, os apóstolos e os anciãos reuniram-se para tratar desse assunto.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 122(121) 

— Que alegria, quando me disseram: Vamos à casa do Senhor!

— Que alegria, quando me disseram: Vamos à casa do Senhor!

— Que alegria, quando ouvi que me disseram: “Vamos à casa do Senhor!” E agora nossos pés já se detêm, Jerusalém, em tuas portas.

— Jerusalém, cidade bem edificada num conjunto harmonioso; para lá sobem as tribos de Israel, as tribos do Senhor.

— Para louvar, segundo a lei de Israel, o nome do Senhor. A sede da justiça lá está e o trono de Davi.

EVANGELHO: Jo 15,1-8

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. 2Todo ramo que em mim não dá fruto ele o corta; e todo ramo que

dá fruto, ele o limpa, para que dê mais fruto ainda. 3Vós já estais limpos por causa da palavra que eu vos falei. 4Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto, se não permanecerdes em mim.

5Eu sou a videira e vós os ramos. Aquele que permanece em mim e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. 6Quem não permanecer em mim, será lançado fora como um ramo e secará. Tais ramos são recolhidos, lançados no fogo e queimados. 7Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vos será dado. 8Nisto meu Pai é glorificado: que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

O Senhor veio, gostou, tem que ir, quer ficar, vai voltar, insiste em permanecer. Quer permanecer conosco e quer que

permaneçamos com ele. Sete vezes o verbo “permanecer” se repete, sete vezes indicando algo completo. Permanecer de verdade e para sempre. “Permanecei em mim, como eu em vós. O ramo não dá fruto, se não permanecer na videira. Vós não podereis dar fruto se não permanecerdes em mim.

Aquele que permanece em mim dá muito fruto. Quem não permanecer em mim será lançado fora. Se permanecerdes em mim, e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será dado.” Permaneçam unidos a Cristo, peçam o que quiserem, e lhes será dado. Mostramos nossa união com Cristo no modo como nos relacionamos uns com os outros. Pequenos gestos mostram quem somos e o que queremos. Mostram que não somos indiferentes nem desinteressados. A mão esquerda pode não saber o que faz a direita, mas ambas fazem parte do todo que não será completo se uma delas vier a faltar.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

No Evangelho que vamos meditar, Jesus nos convida a permanecermos nele para podermos produzir frutos, pois sem Ele nada podemos fazer. Permanecer no Senhor significa acolher sua Palavra e deixar-se guiar por ela, para que nossas ações e toda a nossa vida manifestem o Reino.

“Senhor Jesus, concede-me crer firmemente no amor que Tu me revelaste e que doaste no teu Evangelho. Faze que eu ouça cada dia a tua voz que me chama a seguir-te para sentir sempre em mim as alegrias da ressurreição. Amém.”

Leitura (Verdade)

Faça uma leitura atenta e destaque as palavras que se repetem. Existe relação entre elas? Como você entende a afirmação de Jesus: “Permanecei em mim e eu permanecerei em vós”? O que significam as palavras de Jesus: “Eu sou a videira e vós, os ramos”?

“Crer é aceitar toda a proposta de Jesus. O discípulo escuta e segue o Mestre. Existe sempre a tentação de relativizar os ensinamentos de Jesus. E isso começa com uma atitude de autossuficiência: “Eu acho…”. A partir daí, somos os fundadores da nossa religião, uma religião à moda da casa. Não se trata de aceitar a verdade porque me agrada, mas porque ele disse. O pluralismo religioso de hoje tem muitas variantes. Uns dizem: “Aceito a Deus, mas não aceito a Cristo”; outros aceitam Cristo, mas não sua Igreja; outros, ainda, aceitam a Igreja, mas não a Igreja que aí está. São galhos secos, separados da videira e que, por isso, não podem produzir frutos. E como tais, são inúteis para a comunidade.”

Meditação (Caminho)

O que a Palavra me comunica neste dia? O que significa Jesus ser a videira e nós, os ramos? Como é sua relação com o Senhor? Você permanece em sua Palavra? Confia que com Ele pode realizar a missão de ser construtor do Reino? Qual é a implicação da afirmação de Jesus: “Se permanecerdes em mim, e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será dado”?

Oração (Vida)

Neste momento de sua oração, aproxime-se do Senhor, silencie o seu coração.

Agradeça tudo o que a Palavra lhe permitiu compreender e vivenciar do mistério de Cristo e apresente ao Senhor a oração que brotou em seu coração durante a leitura orante.

Contemplação (Vida e Missão)

De que forma a Palavra de Deus estará presente neste seu dia? O que você deseja colocar em prática segundo os ensinamentos de Jesus?

Bênção

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Confira a Homilia dominical.Clique aqui