Liturgia diária, Eu saí do Pai e vim ao mundo - Jo 16,23b-28

PRECISAMOS MUITO DE SUA AJUDA

Estimados irmãos venho aqui pedir a sua ajuda se possível for. Estamos com uma divida acumulada de R$ 4183,00. Pra complicar minha situação tenho pai acamado. Diante das dificuldades que todos estamos passando compreendo o qto esta difícil para todos, mas se vc tiver a possibilidade de AJUDAR COM UMA DOAÇÃO sera de muita ajuda para diminuir as dividas. .Clique aqui para Doar

6ª Semana da Páscoa – Ano Litúrgico A

23 de maio de 2020

ORAÇÃO DO DIA

Pai, dá-me um coração que saiba reconhecer e agradecer tudo quanto teu Filho fez para salvar a humanidade pecadora. E que seja ele o meu eterno intercessor junto de ti.

PRIMEIRA LEITURA: At 18,23-28

Leitura dos Atos dos Apóstolos – 23Paulo permaneceu algum tempo em Antioquia. Em seguida, partiu de novo, percorrendo sucessivamente as regiões da Galácia e da Frígia, fortalecendo todos os discípulos. 24Chegou a Éfeso um judeu chamado Apolo, natural de Alexandria. Era um homem eloquente, versado nas Escrituras.
25Fora instruído no caminho do Senhor e, com muito entusiasmo, falava e ensinava com exatidão a respeito de Jesus, embora só conhecesse o batismo de João. 26Então, ele começou a falar com muita convicção na sinagoga. Ao escutá-lo, Priscila e Áquila tomaram-no consigo e, com mais exatidão, expuseram-lhe o caminho de Deus.
27Como ele estava querendo passar para a Acaia, os irmãos apoiaram-no e escreveram aos discípulos para que o acolhessem bem. Pela graça de Deus, a presença de Apolo aí foi muito útil aos fiéis. 28Com efeito, ele refutava vigorosamente os judeus em público, demonstrando pelas Escrituras que Jesus é o Messias.

  • Palavra do Senhor.
    – Graças a Deus.

SALMO 47(46)

         — O Senhor é o grande Rei de toda a terra.
— O Senhor é o grande Rei de toda a terra.

— Povos todos do universo, batei palmas, gritai a Deus aclamações de alegria! Porque sublime é o Senhor, o Deus Altíssimo, o soberano que domina toda a terra.

— Porque Deus é o grande Rei de toda a terra, ao som da harpa acompanhai os seus louvores! Deus reina sobre todas as nações, está sentado no seu trono glorioso.

— Os chefes das nações se reuniram com o povo do Deus santo de Abraão, pois só Deus é realmente o Altíssimo, e os poderosos desta terra lhe pertencem!

EVANGELHO: Jo 16,23b-28

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São João.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
23b“Em verdade, em verdade vos digo: se pedirdes ao Pai alguma coisa em meu nome, ele vo-la dará. 24Até agora nada pedistes em meu nome; pedi, e recebereis; para que a vossa alegria seja completa.
25Disse-vos estas coisas em linguagem figurativa. Vem a hora em que não vos falarei mais em figuras, mas claramente vos falarei do Pai. 26Naquele dia pedireis em meu nome, e não vos digo que vou pedir ao Pai por vós, 27pois o próprio Pai vos ama, porque vós me amastes e acreditastes que eu vim da parte de Deus. 28Eu saí do Pai e vim ao mundo; e novamente parto do mundo e vou para o Pai”.

  • Palavra da Salvação
    – Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

“Eu saí do Pai e vim ao mundo. De novo, deixo o mundo e vou para o Pai.” Palavras de Jesus de fácil compreensão e que certamente nos causam enorme alegria. Temos contato direto com alguém que vem do Pai e conhece o Pai, a quem ninguém nunca viu. Jesus nos fala do Pai com conhecimento de causa, assim como fala do Espírito. Sua encarnação o aproximou de nós, permitindo-nos dizer com o apóstolo São João: “O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com nossos olhos e o que nossas mãos apalparam do Verbo da vida”. Vida que estava voltada para o Pai, manifestou-se e pôde ser anunciada. Para adorarmos o único Deus verdadeiro, que é uno e trino, Pai, Filho e Espírito Santo, dependemos totalmente de Jesus Cristo. Os ensinamentos sobre a Santíssima Trindade dependem dos ensinamentos sobre Jesus Cristo. Ele entrou em nossa história e tornou-se um de nós. Seus contemporâneos conheceram Jesus de Nazaré, o carpinteiro, filho de Maria, filho do também carpinteiro José. No contato com ele, na audição atenta de suas palavras, na visão das suas obras e, sobretudo, na graça que ele nos dá, nossos olhos vão se abrindo ao mistério do Deus Uno e Trino.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2020’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Antes de nos aproximarmos do texto que a liturgia de hoje nos propõe, preparemo-nos para acolher a comunicação do próprio Deus, que fala conosco pela sua Palavra. O Evangelho de hoje renova em nós a confiança no Senhor. Ele está perto de todo aquele que o invoca e de coração dirige a Ele o seu pedido. É Jesus mesmo quem nos garante: “Se pedirdes ao Pai alguma coisa em meu nome, ele vos dará”.

Oremos: “Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que Ele nos conceda a vida e nos ensine a plenitude da verdade. Que nele encontremos salvação, felicidade e plenitude de amor.”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto? Como o Evangelho de hoje nos apresenta a relação de Jesus com o Pai? Por que Jesus nos orienta a pedir ao Pai em seu nome? Como você entende as palavras de Jesus: “Eu saí do Pai e vim ao mundo. De novo, deixo o mundo e vou para o Pai”?

“A história humana tem um final marcado, um final feliz. Apesar das aparências, a última palavra não será do mal. A palavra final será o amor de Deus, que se revelou definitivamente na ressurreição de Jesus. O medo é sinal de uma fé vacilante. A garantia virá do Pai, a quem podemos recorrer sempre em nome de Jesus. Nem sempre nossos pedidos são razoáveis. Precisamos pedir o Espírito Santo, que nos ensinará todas as coisas. Ele nos revelará, sobretudo, a Vontade do Pai. E a Vontade do Pai é que seus filhos e filhas sejam felizes. Jesus é o mediador do Nova Aliança e ele nos envia o Espírito Santo, garantia da caminhada. Pai, Filho e Espírito Santo nos envolvem em seu amor. E Deus jamais volta atrás em seu amor.” (Viver a Palavra – 2020. Frei Aldo Colombo – Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)
O que o texto diz para mim hoje? Quais palavras do Evangelho tocaram meu coração? Qual convite Jesus me faz por meio da sua Palavra? Como acolho a afirmação de Jesus: “Se pedirdes ao Pai alguma coisa em meu nome, ele vos dará”? Confio na providência de Deus?

Oração (Vida)
O que a Palavra o(a) leva a dizer a Deus? Qual pedido você hoje dirige ao Pai? Quem você recorda, neste dia, em sua oração? Silencie seu coração por alguns instantes e entregue ao Senhor tudo o que você está vivendo. Recorde, neste momento, as palavras de Jesus: “Se pedirdes ao Pai alguma coisa em meu nome, ele vo-la dará”.

Contemplação (Vida e Missão)
É o momento de responder à presença de Deus em nossa vida com um compromisso, um gesto concreto. De que forma você deseja colocar em prática os apelos que a Palavra de Deus despertou em seu coração neste dia?

Bênção
Benção da saúde:

  • O Senhor esteja convosco.
  • Ele esta entre nós.
  • Oremos: Senhor nosso Deus, que enviastes vosso Filho ao mundo para carregar as nossas enfermidades e levar sobre si as nossas dores, nós vos suplicamos por todas as pessoas doentes para que com a paciência fortalecida e a fé renovada superem a doença por vossa benção e voltem a gozar saúde por vossa ajuda.
  • Por Cristo Nosso Senhor.
  • Amém.
  • Deus de toda a consolação , que cuida de tidas as criaturas, vos dê a sua benção.
    Amém.
    Ir. Carmen Maria Pulga

Confira a Homilia do 6º. Domingo da Páscoa – A.Clique aqui

[apss_share]