A liturgia: A graça de Deus vem até nós quando ela encontra corações humildes, confiantes e cheios de fé.

Façamos a oração do dia: Espírito de fé, concede-me a confiança necessária que me permita ser atendido por Jesus, quando a ele eu suplicar.

4ª Semana da Quaresma – Ano Litúrgico C

Liturgia do dia 28 de março de 2022

PRIMEIRA LEITURA: Is 65,17-21

Leitura do Livro do Profeta Isaías.

Assim fala o Senhor: 17Eis que eu criarei novos céus e nova terra, coisas passadas serão esquecidas, não voltarão mais à memória. 18Ao contrário, haverá alegria e exultação sem fim em razão das coisas que eu vou criar; farei de Jerusalém a cidade da exultação e um povo cheio de alegria.

19Eu também exulto com Jerusalém e alegro-me com o meu povo; ali nunca mais se ouvirá a voz do pranto e o grito de dor. 20Ali não haverá crianças condenadas a poucos dias de vida nem anciãos que não completem seus dias. Será considerado jovem quem morrer aos cem anos; e quem não alcançar cem anos, passará por maldito. 21Construirão casas para nelas morar, plantarão vinhas para comer seus frutos.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 30(29)

— Eu vos exalto, ó Senhor, pois me livrastes!

Eu vos exalto, ó Senhor, pois me livrastes!

— Eu vos exalto, ó Senhor, pois me livrastes, e não deixastes rir de mim meus inimigos! Vós tirastes minha alma dos abismos e me salvastes, quando estava já morrendo!

— Cantai salmos ao Senhor, povo fiel, dai-lhe graças e invocai seu santo nome! Pois sua ira dura apenas um momento, mas sua bondade permanece a vida inteira; se à tarde vem o pranto visitar-nos, de manhã vem saudar-nos a alegria.

— Escutai-me, Senhor Deus, tende piedade! Sede, Senhor, o meu abrigo protetor! Transformastes o meu pranto em uma festa, Senhor meu Deus, eternamente hei de louvar-vos!

EVANGELHO: Jo 4,43-54

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 43Jesus partiu da Samaria para a Galileia. 44O próprio Jesus tinha declarado, que um profeta não é honrado na sua própria terra. 45Quando então chegou à Galileia, os galileus receberam-no bem, porque tinham visto tudo o que Jesus havia feito em Jerusalém, durante a festa. Pois também eles tinham ido à festa. 46Assim, Jesus voltou para Caná da Galileia, onde havia transformado água em vinho.

Havia

em Cafarnaum um fun­cionário do rei que tinha um filho doente. 47Ouviu dizer que Jesus tinha vindo da Judeia para a Galileia. Ele saiu ao seu encontro e pediu-lhe que fosse a Cafarnaum curar seu filho, que estava morrendo. 48Jesus disse-lhe: “Se não virdes sinais e prodígios, não acreditais”. 49O funcionário do rei disse: “Senhor, desce, antes que meu filho morra!” 50Jesus lhe disse: “Podes ir, teu filho está vivo”. O homem acreditou na palavra de Jesus e foi embora.

51Enquanto descia para Ca­farnaum, seus empregados foram ao seu encontro, dizendo que o seu filho estava vivo. 52O funcionário perguntou a que horas o menino tinha melhorado. Eles responderam: “A febre desapareceu, ontem, pela uma da tarde”. 53O pai verificou que tinha sido exatamente na mesma hora em que Jesus lhe havia dito: “Teu filho está vivo”. Então, ele abraçou a fé, juntamente com toda a sua família. 54Esse foi o segundo sinal de Jesus. Realizou-o quando voltou da Judeia para a Galileia.

Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

O mesmo fato parece estar em Mt 8,5-13 e em Lc 7,1-10, mas com algumas variantes. Destaca-se o poder de Jesus diante da morte (cf. Sl 30) e a fé do funcionário do rei (estrangeiro). Jesus não é um milagreiro (1Cor 1,22), mas a fé do pai do menino doente o convence. A ação de Jesus se faz concreta naqueles que confiam na sua palavra; por isso, ele nem vai à casa do doente, já que sua palavra é suficiente. A mesma palavra de Jesus que não encontrou eco entre os judeus ávidos de milagres (Jo 2,23-24), encontra aceitação entre os samaritanos (Jo 4,42), e também, agora, no estrangeiro, o funcionário real.

Frei Bruno Godofredo Glaab, ‘A Bíblia dia a dia 2022’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

A liturgia de hoje convida-nos a contemplar esse Deus que, por amor, desceu ao nosso encontro, partilhou a nossa humanidade, fez-Se servo dos homens, deixou-Se matar para que o egoísmo e o pecado fossem vencidos.

Oração: “Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em Tua Palavra. Envia Teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a Tua vontade. Que a Palavra transforme o meu coração através da fé e confiança que eu deposito em Ti. Amém.”

Leitura (Verdade)

Muitos creem em Jesus por causa dos sinais, das curas e milagres, mas também muitos creem mesmo sem ver como este oficial do rei.

“Todos precisamos da graça de Deus, do seu amor, do seu socorro. Herodes e seus funcionários não eram bem vistos pelos conterrâneos de Jesus, pois representavam a extorsiva arrecadação de impostos. Um funcionário de Herodes, de Cafarnaum, estava com seu filho à beira da morte. Foi atrás de Jesus, para implorar que fosse até sua casa curar seu filhinho. Jesus o mandou de volta, dizendo que o filho já estava bom. Ele acreditou. Voltando, ficou sabendo da cura do filho. O funcionário, ao procurar e pedir a Jesus, mostrou-se humilde e confiante; mostrou igualmente fé, crendo no que Jesus lhe dissera. A todos, pode chegar a graça de Deus, contanto que encontre corações humildes, confiantes e cheios de fé.”

Meditação (Caminho)

A fé é uma opção muito, e tão somente, pessoal. O oficial do rei foi procurar Jesus mesmo estando à serviço de um rei descrente. E mudou de vida ele e toda sua família. Tome consciência do movimento interno que a palavra suscitou em você, preste atenção aos seus pensamentos, sentimentos, iluminação, inspiração, apelos. Se há alguma coisa que precisa mudar, não tenha medo da opinião alheia.

Oração (Vida)

Jesus Mestre, santificai a minha mente e aumentai a minha fé.
Jesus, Mestre vivo na Igreja, atraí todos à vossa escola.
Jesus Mestre, libertai-me do erro, dos pensamentos inúteis e das trevas eternas.
Ó Jesus, caminho entre o Pai e nós, tudo vos ofereço e de vós tudo espero.
Ó Jesus, caminho da santidade, fazei que eu seja vosso fiel seguidor.
Ó Jesus caminho, tornai-me perfeito como o Pai que está no céu.
Ó Jesus vida, vivei em mim, para que eu viva em vós.
Ó Jesus vida, não permitais que eu me separe de vós.
Ó Jesus vida, fazei-me viver eternamente na alegria de vosso amor.
Ó Jesus verdade, que eu seja luz do mundo. Ó Jesus caminho, que eu seja exemplo e modelo para as pessoas.
Ó Jesus vida, que minha presença leve em toda parte graça e consolação.

Contemplação (Vida e Missão)

Contemple a presença de Deus iluminando, trazendo paz, curando, apontando sentido para algum sofrimento. E seja corajoso(a).

Bênção

Benção especial da Quaresma
– Deus Pai de misericórdia, conceda a todos, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa. Amém.
– O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, nos guie nesta jornada quaresmal a uma verdadeira conversão. Amém.
– O Espírito de sabedoria e fortaleza nos sustente na luta contra o mal, para podermos com Cristo celebrar a vitória da Páscoa. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !