Liturgia diária, Grandes multidões acompanhavam Jesus - Lc 14,25-33

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Lc 14,25-33

Façamos a oração do dia: Pai, reforça minha disposição a ser discípulo de teu Reino, afastando tudo quanto possa abalar a solidez de minha adesão a ti e a teu Filho Jesus.

31ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico B

Liturgia do dia 03 de novembro de 2021

PRIMEIRA LEITURA: Rm 13,8-10 

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos.

Irmãos, 8não fiqueis devendo nada a ninguém, a não ser o amor mútuo – pois quem ama o próximo está cumprindo a Lei. 9De fato, os mandamentos: “Não cometerás adultério”, “Não matarás”, “Não roubarás”, “Não cobiçarás”, e qualquer outro mandamento se resumem neste: “Amarás a teu próximo como a ti mesmo”. 10O amor não faz nenhum mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento perfeito da Lei.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 112(111)

— Feliz quem tem piedade e empresta!

— Feliz quem tem piedade e empresta!

— Feliz o homem que respeita o Senhor e que ama com carinho a sua lei! Sua descendência será forte sobre a terra, abençoada a geração dos homens retos!

— Ele é correto, generoso e compassivo, como luz brilha nas trevas para os justos. Feliz o homem caridoso e prestativo, que resolve seus negócios com justiça.

Ele reparte com os pobres os seus bens, permanece para sempre o bem que fez, e crescerão a sua glória e seu poder.

EVANGELHO: Lc 14,25-33

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 25grandes multidões acompanhavam Jesus. Voltando-se, ele lhes disse: 26“Se alguém vem a mim, mas não se desapega de seu pai e sua mãe, sua mulher e seus filhos, seus irmãos e suas irmãs e até da sua própria vida, não pode ser meu discípulo. 27Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim, não pode ser meu discípulo.

28Com efeito: qual de vós, querendo construir uma torre, não se senta primeiro e calcula os gastos, para ver se tem o suficiente para terminar? Caso contrário, 29ele vai lançar o alicerce e não será capaz de acabar. E todos os que virem isso começarão a caçoar, dizendo: 30‘Este homem começou a construir e não foi capaz de acabar!’

31Ou ainda: Qual rei que, ao sair para guerrear com outro, não se senta primeiro e examina bem se com dez mil homens poderá enfrentar o outro que marcha contra ele com vinte mil? 32Se

ele vê que não pode, enquanto o outro rei ainda está longe, envia mensageiros para negociar as condições de paz. 33Do mesmo modo, portanto, qualquer um de vós, se não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo!”

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Quer seguir Jesus Cristo? Renuncie a tudo o que tem e siga-o com liberdade. Seguir significa andar atrás. Ele vai na frente. Não conseguiremos acompanhá-lo se tivermos muita bagagem. Ele mesmo não tem uma pedra para reclinar a cabeça. Se nossa mala estiver cheia de pedras preciosas, que seja de boas ações, que não pesam e não ocupam lugar. Alguns índios disseram aos mineradores que o ouro é para ficar debaixo da terra. Deixem que ele fique bem guardado onde está. Vocês, sigam adiante na alegria de viver com o Senhor. São Martinho de Lima era um irmão da Ordem dos Dominicanos. De vez em quando fazia uma longa viagem a um país distante. Deus lhe deu o dom da bilocação para fazer o bem. De seu mesmo, tinha uma vassoura.

LEITURA
ORANTE

Oração Inicial

“Senhor Jesus, eu creio que Tu és o meu Mestre Divino, que me orienta sempre para o bem. Creio que Tu és a única verdade que pode me salvar dos erros e das trevas. Aumenta, Senhor, a minha fé para que eu me abra à tua Palavra divina. Concede-me a graça de compreender profundamente o que hoje queres me ensinar.”

Reze com o profeta Isaías: “Todos nós fomos curados pelos insultos e fomos sarados pelos sofrimentos que ele recebeu por causa de nossos pecados. Éramos como ovelhas sem pastor, mas ele nos carregou sobre seus ombros” (cf. Is 53,5-6). Amém.

Leitura (Verdade)

De maneira consciente ou não, todos temos uma escala de valores. Em função dela agimos e fazemos nossas escolhas. Quase sempre estamos atentos às coisas práticas e úteis. As multidões seguiam Jesus por muitos motivos, em especial pelas curas e libertações.

“Toda a nossa vida é feita de escolhas. E cada escolha implica renúncia. Ao escolhermos seguir por um caminho, abrimos mão de todos os outros. O caminho para o discipulado é exigente. O Reino deve ser colocado em primeiro lugar. Acima até das conveniências familiares. Nosso amor aos pais não nos pode afastar do seguimento de Jesus. Quando se impõe uma escolha entre nossos familiares e a Boa-Nova, devemos apostar nesta última. Lucas nos fala de um grande projeto de vida. É o edifício de nossa espiritualidade. Deve ser realista. É preciso assumir, com liberdade e responsabilidade, a condição humana. A seriedade de tal escolha parte de nossas condições pessoais, da certeza do projeto e da graça de Deus.”

Meditação (Caminho)

Recolha-se e reflita sobre o Evangelho que a Igreja lhe propôs para o dia de hoje. É sempre muito difícil amar a própria cruz. Tendemos sempre a pensar que a nossa é maior do que a dos outros e temos vontade de encurtá-la. Porém, Jesus adverte que, se não tomarmos a cruz de cada dia, nunca chegaremos a ser seus seguidores. Mas, como adverte o apóstolo Paulo, nem sempre sentimos coerência em nossas escolhas. Sabemos que Deus nos deixa livres para optar e não se responsabiliza pelas nossas próprias decisões.
Antes de tomar qualquer decisão que implica grandes renúncias, você examina sua consciência, para saber se isso vem de Deus? Confia que, com sua graça, você pode carregar a cruz que a escolha lhe exige? Pede o auxílio do Senhor para ser fiel até o fim dos seus dias?

Oração (Vida)

Peça a São Paulo apóstolo a graça de amar a Jesus como ele o amou. De segui-lo como ele o seguiu. De anunciá-lo como ele o anunciou. Reze com São Paulo: “Basta-me a tua graça! Jesus Mestre, de amor ilumina a minha mente, fortalece minha vontade e santifica meu coração, meus sentimentos e emoções. Protege-me e confirma-me. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

Cristo faz a todos o convite para a vida e para a salvação. Mas a decisão é pessoal. Como quero responder a este convite, hoje?

Bênção

O Senhor Jesus Cristo esteja ao meu lado para me sustentar,
Dentro de mim para me encorajar,
Diante de mim para me orientar,
Atrás de mim para me proteger,
Acima de mim para me abençoar.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !