Oração diaria O Espírito Santo vos guiará

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Lc 13,1-9

Façamos a oração do dia: Pai, que a minha vida seja uma contínua busca de comunhão contigo, por meio de um arrependimento sincero e de minha conversão urgente para ti.

29ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico B

Liturgia do dia 23 de outubro de 2021

PRIMEIRA LEITURA: Rm 8,1-11  

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos.

Irmãos, 1não há mais condenação para aqueles que estão em Cristo Jesus. 2Pois a lei do Espírito que dá a vida em Jesus Cristo te libertou da lei do pecado e da morte.

3Com efeito, aquilo que era impossível para a Lei, já que ela estava enfraquecida pela carne, Deus o realizou; tendo enviado seu próprio Filho numa condição semelhante àquela da humanidade pecadora, e por causa justamente do pecado, condenou o pecado em nossa condição humana, 4para que toda a justiça exigida pela Lei seja cumprida em nós que não procedemos segundo a carne, mas segundo o Espírito.

5Os que vivem segundo a carne aspiram pelas coisas da carne; os que vivem segundo o Espírito, aspiram pelas coisas do Espírito.

6Na verdade, as aspirações da carne levam à morte e as aspirações do Espírito levam à vida e à paz. 7Tudo isso, porque as tendências da carne são inimizade contra Deus: não se submetem — nem poderiam submeter-se — à Lei de Deus.

8Os

que vivem segundo a carne não podem agradar a Deus. 9Vós não viveis segundo a carne, mas segundo o Espírito, se realmente o Espírito de Deus mora em vós.

Se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo. 10Se, porém, Cristo está em vós, embora vosso corpo esteja ferido de morte por causa do pecado, vosso espírito está cheio de vida, graças à justiça. 11E, se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos mora em vós, então aquele que ressuscitou Jesus Cristo dentre os mortos vivificará também vossos corpos mortais por meio do seu Espírito que mora em vós.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 24(23)

— É assim a geração/ dos que buscam vossa face,/ ó Senhor,/ Deus de Israel.

— É assim a geração/ dos que buscam vossa face,/ ó Senhor,/ Deus de Israel.

— Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra,/ o mundo inteiro com os seres que o povoam;/ porque ele a tornou firme sobre os mares,/ e sobre as águas a mantém inabalável.

“Quem subirá até o monte do Senhor,/ quem ficará em sua santa habitação?”/ “Quem tem mãos puras e inocente coração.

— Quem não dirige sua mente para o crime./ Sobre este desce a bênção do Senhor/ e a recompensa de seu Deus e Salvador”./ “É assim a geração dos que o procuram,/ e do Deus de Israel buscam a face”.

EVANGELHO: Lc 13,1-9

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.

— Glória a vós, Senhor.

1Naquele tempo, vieram algumas pessoas trazendo notícias a Jesus a respeito dos galileus que Pilatos tinha matado, misturando seu sangue com o dos sacrifícios que ofereciam. 2Jesus lhes respondeu: “Vós pensais que esses galileus eram mais pecadores do que todos os outros galileus, por terem sofrido tal coisa? 3Eu vos digo que não. Mas se vós não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo. 4E aqueles dezoito que morreram, quando a torre de Siloé caiu sobre eles? Pensais que eram mais culpados do que todos os outros moradores de Jerusalém? 5Eu

vos digo que não. Mas, se não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo”. 6E Jesus contou esta parábola: “Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha. Foi até ela procurar figos e não encontrou. 7Então disse ao vinhateiro: ‘Já faz três anos que venho procurando figos nesta figueira e nada encontro. Corta-a! Por que está ela inutilizando a terra?’

8Ele, porém, respondeu: ‘Senhor, deixa a figueira ainda este ano. Vou cavar em volta dela e colocar adubo. 9Pode ser que venha a dar fruto. Se não der, então tu a cortarás’”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Galileus estavam oferecendo sacrifícios quando foram mortos por soldados romanos a mando de Pôncio Pilatos. Foi castigo de Deus porque aqueles galileus eram mais pecadores do que os outros? Os que morreram quando desabou a torre de Siloé, foi por castigo de Deus? Jesus responde: “A mesma coisa vai acontecer com vocês se vocês não se converterem”.

Essas mortes não foram castigo de Deus. Temos que nos converter para não morrer como eles. Converter de quê? O que pode significar aqui conversão? Se conversão for mudar de direção, alguma coisa deve mudar entre nós para que edifícios não continuem desabando nem soldados continuem matando. A conversão pessoal tem dimensões sociais.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém!
Na liturgia de hoje, Jesus nos convida à conversão. Peçamos a graça de acolher a Palavra de Deus neste dia e de nos deixarmos conduzir pelo Senhor de nossa vida.

Leitura (Verdade)

Detenha-se na meditação deste Evangelho: Quais são as palavras e os gestos de Jesus? Sobre qual assunto discutem os personagens? Qual ensinamento Jesus nos transmite por meio da parábola da figueira estéril?

“Jesus corrige uma ideia muito comum entre os judeus e também entre nós. Essa mentalidade une culpa e castigo; os desastres acontecem com quem fez por merecer. Escondida nessa teoria existe a presunção de que nós somos bons e os outros, maus. Bom pedagogo, Jesus conta uma parábola que aborda diferentes ângulos. Um deles é a omissão: a figueira que não produz frutos.

Também é ressaltada a misericórdia divina. Deus dá novas chances, na expectativa de que a figueira produza os esperados frutos. Deus tem misericórdias infinitas, mas o tempo humano é limitado. Quando falhamos, ele refaz o projeto de nossa vida. A graça divina teima em nos converter e proteger. As muitas folhagens não adiantam, é preciso produzir frutos.”

Meditação (Caminho)

“Quem não mudar de vida perecerá da mesma forma. É claro que o Senhor quer que seu povo tenha vida em abundância. Nosso Deus não é da morte, mas da vida. Porém, as opções de cada um, no exercício de sua liberdade, podem libertá-lo ou condená-lo. Por isso, é preciso mudar de vida e fazer o caminho do Evangelho, que é sempre de alegria e felicidade para quem o abraça”

Como eu acolho o convite à conversão? Reconheço a bondade e a misericórdia de Deus em minha vida? Quais sentimentos a Palavra provocou em mim?

Oração (Vida)

Invocações a Jesus Mestre

“Jesus Mestre, santificai meus pensamentos e aumentai minha fé.
Jesus Mestre, libertai-me do desânimo e fortificai minha esperança.
Jesus, Mestre vivo na Igreja, ajudai-me a viver a solidariedade e o amor.
Jesus Mestre, caminho entre o Pai e nós, tudo vos ofereço e de Vós tudo espero.
Jesus, caminho da santidade, tornai-me vosso fiel seguidor.
Jesus Caminho, tornai-me perfeito como o Pai que está nos céus.
Jesus Vida, vivei em mim, para que eu viva em Vós.
Jesus Vida, fazei-me viver eternamente na alegria do vosso amor.
Jesus Verdade, que eu seja luz para o mundo.
Jesus Caminho, que eu seja vossa testemunha autêntica diante de todos
Jesus Vida, fazei que minha presença comunique vosso amor e vossa alegria. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)

Meditar a frase: “Senão der frutos a cortarás!”. O que a Palavra o(a) convida a viver neste dia?

Bênção

O Senhor, Deus de amor e paz, habite em vossos corações, oriente os vossos passos e confirme os vossos corações em seu amor.

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !