Oração diária A filha de Jairo

Na liturgia diária de hoje lemos o Evangelho: Mt 9,18-26

Deus sempre ouve nossos pedidos, mas nos dá apenas aquilo que é mais necessário.

Façamos a oração do dia: Pai, que minha resposta imediata aos apelos de meus semelhantes manifeste a veracidade do que proclamo por meio de palavras.

14ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico B

Liturgia do dia 05 de julho de 2021

PRIMEIRA LEITURA:  Gn 28,10-22a  

Leitura do Livro do Gênesis.

Naqueles dias, 10Jacó saiu de Bersabeia e dirigiu-se a Harã. 11Chegando a certo lugar, quis passar ali a noite, pois o sol já se havia posto. Tomou uma das pedras do lugar, fez dela travesseiro e ali mesmo adormeceu. 12E viu em sonho uma escada apoiada no chão, com a outra ponta tocando o céu e os anjos de Deus subindo e descendo por ela.

13No alto da escada estava o Senhor que lhe dizia: “Eu sou o Senhor, Deus de Abraão, teu pai, e Deus de Isaac; darei a ti e à tua descendência a terra em que dormes. 14A tua descendência será como o pó da terra, e te expandirás para o ocidente e o oriente, para o norte e para o sul. Em ti e em tua descendência serão abençoadas todas as nações da terra. 15Estou

contigo e te guardarei onde quer que vás, e te reconduzirei a esta terra. Nunca te abandonarei até cumprir o que te prometi”.

16Ao despertar, Jacó disse: “Sem dúvida, o Senhor está neste lugar e eu não sabia”. 17Cheio de pavor, disse: “Como é terrível este lugar! Isto aqui só pode ser a casa de Deus e a porta do céu”.

18Jacó levantou-se bem cedo, tomou a pedra de que tinha feito travesseiro e a pôs de pé para servir de coluna sagrada, derramando óleo sobre ela. 19E deu ao lugar o nome de “Betel”. Antes, porém, a cidade chamava-se Luza. 20Jacó fez um voto, dizendo: “Se Deus estiver comigo e me proteger nesta viagem, dando-me pão para comer e roupa para vestir, 21e se eu voltar são e salvo para a casa de meu pai, então o Senhor será o meu Deus. 22aE esta pedra que ergui como coluna sagrada, será uma ‘morada de Deus’”.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

SALMO 91(90)

— Vós sois meu Deus, no qual confio inteiramente.

— Vós sois meu Deus, no qual confio inteiramente.

— Quem habita ao abrigo do altíssimo e vive à sombra do Senhor onipotente, diz ao Senhor: “Sois meu refúgio e proteção, sois o meu Deus, no qual confio inteiramente”.

Do caçador e do seu laço ele te livra. Ele te salva da palavra que destrói. Com suas asas haverá de proteger-te, com seu escudo e suas armas, defender-te.

— “Porque a mim se confiou, hei de livrá-lo e protegê-lo, pois meu nome ele conhece. Ao invocar-me hei de ouvi-lo e atendê-lo, e a seu lado eu estarei em suas dores”.

EVANGELHO: Mt 9,18-26

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

18Enquanto Jesus estava falando, um chefe aproximou-se, inclinou-se profundamente diante dele, e disse: “Minha filha acaba de morrer. Mas vem, impõe tua mão sobre ela e ela viverá”.

19Jesus levantou-se e o seguiu, junto com os seus discípulos. 20Nisto, uma mulher que sofria de hemorragia há doze anos veio por trás dele e tocou a barra do seu manto. 21Ela

pensava consigo: “Se eu conseguir ao menos tocar no manto dele, ficarei curada”. 22Jesus voltou-se e, ao vê-la, disse: “Coragem, filha! A tua fé te salvou”. E a mulher ficou curada a partir daquele instante.

23Chegando à casa do chefe, Jesus viu os tocadores de flauta e a multidão alvoroçada, 24e disse: “Retirai-vos, porque a menina não morreu, mas está dormindo”. E começaram a caçoar dele. 25Quando a multidão foi afastada, Jesus entrou, tomou a menina pela mão, e ela se levantou. 26Essa notícia espalhou-se por toda aquela região.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO DO EVANGELHO

Jesus ressuscita a filha de um chefe e cura a hemorragia de uma mulher enferma havia doze anos. Sem dizer nada, ele se levanta e acompanha o chefe até sua casa, onde estava a menina morta. Há aqui um gesto de Jesus. Ele se levanta. Outro gesto: ele pega a menina falecida pela mão, e ela se levanta. Para a mulher com hemorragia ele diz uma palavra de encorajamento: “Coragem, filha, a tua fé te salvou”. Gestos e palavras mostram quem é Jesus, o que ele quer, para que veio até nós.

Ele está presente, é Deus conosco. A meditação dos milagres de Jesus pode nos ajudar a dar um novo rumo à nossa vida. Não estamos diante de teorias. Jesus está plenamente inserido em nossa existência terrena de encontros e desencontros, de sofrimentos e alegrias. Levantar-se e ir com uma palavra de encorajamento pode se tornar uma atitude habitual de quem se levantou para seguir Jesus tendo ouvido a sua palavra.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2021’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial

Confiar no Senhor e aproximar-se dele com humildade é ter a certeza da vida. Quem busca o Senhor com sinceridade, encontra-se com Ele. Silencie e busque este encontro.

“Divino Espírito Santo, necessitamos muito de vossa ajuda para conhecer o caminho que devemos seguir. Temos necessidade de Vós, para que o nosso coração, inundado pela vossa consolação, se abra e que, muito além das palavras e dos conceitos, possamos perceber a vossa presença. Iluminai a nossa mente, movei o nosso coração, para que esta meditação produza em nós frutos de vida. Amém.”

Leitura (Verdade)

O que diz o texto? Detenha-se na atitude das pessoas que se aproximam de Jesus para pedir VIDA. Como é a relação entre Jesus e o ser humano revelado no texto?

“A situação apresentada é pior que a do centurião, que pediu pelo seu servo doente. Agora a filha está morta e isso exige uma fé ainda maior. O chefe acredita que a própria morte está sujeita à autoridade de Jesus. Ele toma a menina pela mão e ela volta à vida. A simbologia do fato nos atinge a todos. O pecado nos leva à morte espiritual. Infinito em sua misericórdia, Jesus nos toma pela mão e nos devolve à comunidade. Tocar no manto de Jesus significa acolher a sua adorável pessoa. Ele tem o poder de curar nossas enfermidades. Tanto o chefe como a mulher adoentada conseguiram seus objetivos pelo caminho da fé. Deus sempre ouve nossos pedidos, mas nos dá apenas aquilo que é mais necessário.

Meditação (Caminho)

O que o texto diz para mim hoje? A partir deste Evangelho que ensinamento de Jesus eu acolho para minha vida? De que modo esse relato evangélico fortalece a sua caminhada de fé?

Oração (Vida)

Feche os olhos e traga na presença do Senhor as pessoas que vieram à sua mente durante a Leitura orante. Reze por elas e por você. Reze por tantos irmãos que vivem situações extremas de doença, fome, miséria e exclusão.
Reze:
Ó Pai, alegria e esperança de vosso povo, viestes até nós para nos dar vida e vida em abundância. Enviai vosso Espírito de verdade e amor para que a sociedade se abra à aurora de um mundo justo e solidário, sinal do reino que há de vir. Por Cristo Senhor nosso. Amém.

Contemplação (Vida e Missão)

Deixe que a Palavra lida e meditada ecoe no coração ao longo deste dia. Decida como você deseja viver, concretamente, os apelos que o Senhor lhe fez?

Bênção

– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém..

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !