Liturgia diária, Se alguém me ama, guardará a minha palavra - Jo 14,21-26

PRECISO MUITO TE AJUDA !
Divida desse mês é de R$ 514,00 (referente a mensalidade do servidor do site) Data para acertar o pagamento: 17/06
Valor arrecadado: R$ 104,89
FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR
PIX CHAVE EMAIL: doacao@catequizar.com.br
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

4ª Semana da Páscoa – Ano Litúrgico A

13 de maio de 2017

ORAÇÃO DO DIA

Pai, que eu saiba reconhecer-te na pessoa de Jesus, expressão consumada de teu amor misericordioso por todos os que desejam estar perto de ti.

PRIMEIRA LEITURA:  At 13,44-52

Leitura dos Atos dos Apóstolos – 44No sábado seguinte, quase toda a cidade se reuniu para ouvir a palavra de Deus. 45Ao verem aquela multidão, os judeus ficaram cheios de inveja e, com blasfêmias, opunham-se ao que Paulo dizia.
46Então, com muita coragem, Paulo e Barnabé declararam: “Era preciso anunciar a palavra de Deus primeiro a vós. Mas, como a rejeitais e vos considerais indignos da vida eterna, sabei que nos vamos dirigir aos pagãos. 47Porque esta é a ordem que o Senhor nos deu: ‘Eu te coloquei como luz para as nações, para que leves a salvação até os confins da terra’”.
48Os pagãos ficaram muito contentes, quando ouviram isso, e glorificaram a Palavra do Senhor. Todos os que eram destinados à vida eterna, abraçaram a fé. 49Desse modo, a palavra do Senhor espalhava-se por toda a região. 50Mas os judeus instigaram as mulheres ricas e religiosas, assim como os homens influentes da cidade, provocaram uma perseguição contra Paulo e

Barnabé e expulsaram-nos do seu território. 51Então os apóstolos sacudiram contra eles a poeira dos pés, e foram para a cidade de Icônio. 52Os discípulos, porém, ficaram cheios de alegria e do Espírito Santo.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 97

          — Os confins do mundo contemplaram a salvação do nosso Deus.
— Os confins do mundo contemplaram a salvação do nosso Deus.

— Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória.

— O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel.

— Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai!

EVANGELHO:  Jo 14,7-14

          – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
          – Glória a vós, Senhor.

         Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 7“Se vós me conhe¬cêsseis, conheceríeis também

o meu Pai. E desde agora o conhe¬ceis e o vistes”. 8Disse Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!”
9Jesus respondeu: “Há tanto tempo estou convosco, e não me conheces Filipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: ‘Mostra-nos o Pai”? 10Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo, não as digo por mim mesmo, mas é o Pai que, permanecendo em mim, realiza as suas obras.
11Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras. 12Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas. Pois eu vou para o Pai, 13e o que pedirdes em meu nome, eu o realizarei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. 14Se pedirdes algo em meu nome, eu o realizarei.

Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

No Cenáculo de Jerusalém, a primeira comunidade reunida continua ouvindo a grande aula de Jesus. Os ouvintes andaram pelo mundo afora, viram a realidade da vida e agora escutam as verdades fundamentais que sustentarão a obra iniciada e refletem sobre elas. Mostra amor por Jesus quem observa seus mandamentos, assim como o povo de Israel mostrava-se fiel à Aliança com Deus observando os mandamentos. Os mandamentos de Jesus se resumem no amor fraterno. Neste diálogo, é constante a presença do amor, que não é um ato de afeto e boa vontade, e sim o que une o Pai e o Filho. Em nome de Jesus, o Pai enviará o Defensor, o Espírito Santo, que é o Amor na Trindade. Dele dirão mais tarde os cristãos que é a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade. Nem tudo é claro, mas tudo é bem afirmado. O Espírito ilumina a inteligência dos cristãos – ele ensina tudo e recorda tudo – e pouco a pouco a fé vai se esclarecendo com os dados da inteligência que lhe dá razão. Procuramos guardar a Palavra de Jesus sabendo que, quem o ama e guarda a sua palavra, se torna templo vivo do Deus vivo.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Iniciemos a nossa oração invocando a Santíssima Trindade e peçamos a graça de compreender a Palavra do Senhor. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Leitura (Verdade)
O Senhor nos diz: “Quem acolhe e observa os mandamentos, esse me ama. Ora, quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele”. Faça a leitura do Evangelho com calma e atenção, quantas vezes julgar necessário. O que diz o texto? Recorde outros textos que possam ajudá-lo(a) na compreensão deste.

Meditação (Caminho)
Tendo identificado o tema central do texto, responda: o que ele diz a você? O que mais o(a) tocou? Que palavra você percebe que o Senhor direciona ao seu coração? Neste momento de meditação, Deus fala diretamente com você, por meio da sua Palavra.

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? A oração é o momento de falar com Deus em “primeira pessoa, no singular ou no plural”. Lembre-se de que este é o momento de dialogar com Deus, de modo direto. Por exemplo: em vez de “Senhor, eu gostaria de pedir”, diga “Senhor, eu te peço”, porque o Senhor o(a) ama, está com você e abre-se ao diálogo.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Que palavra você deseja concretizar em sua vida hoje?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

[apss_share]