Liturgia diária - Se alguém guardar a minha palavra, nunca verá a morte - Jo 8,51-59

5ª Semana da Quaresma – Ano Litúrgico A

06 de abril de 2017

ORAÇÃO DO DIA

Pai, coloca-me em sintonia com as palavras e o modo de pensar de teu Filho Jesus, para que eu possa compreender seus ensinamentos, sem deturpá-lo

PRIMEIRA LEITURA:  Gn 17,3-9

Leitura do Livro do Gênesis – Naqueles dias, 3Abrão prostrou-se com o rosto por terra. 4E Deus lhe disse: “Eis a minha aliança contigo: tu serás pai de uma multidão de nações. 5Já não te chamarás Abrão, mas o teu nome será Abraão, porque farei de ti o pai de uma multidão de nações.
6Farei crescer tua descendência infinitamente. Farei nascer de ti nações, e reis sairão de ti. 7Estabelecerei minha aliança entre mim e ti e teus descendentes para sempre; uma aliança eterna, para que eu seja teu Deus e o Deus de teus descendentes. 8A ti e aos teus descendentes darei a terra em que vives como estrangeiro, todo o país de Canaã como propriedade para sempre. E eu serei o Deus dos teus descendentes”. 9Deus disse a Abraão: “Guarda a minha aliança, tu e a tua descendência para sempre”

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 104

          — O Senhor se lembra sempre da Aliança!

O Senhor se lembra sempre da Aliança!

— Procurai o Senhor teu Deus e seu poder, buscai constantemente a sua face! Lembrai as maravilhas que ele fez, seus prodígios e as palavras de seus lábios!

— Descendentes de Abraão, seu servidor, e filhos de Jacó, seu escolhido, ele mesmo, o Senhor, é nosso Deus, vigoram suas leis em toda a terra.

— Ele sempre se recorda da Aliança, promulgada a incontáveis gerações; da Aliança que ele fez com Abraão, e do seu santo juramento a Isaac.

EVANGELHO:  Jo 8,51-59

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São João.
          – Glória a vós, Senhor.

         Naquele tempo, disse Jesus aos judeus: 51“Em verdade, em verdade vos digo: se alguém guardar a minha palavra, jamais verá a morte”. 52Disseram então os judeus: “Agora sabemos que tens um demônio. Abraão morreu e os profetas também, e tu dizes: ‘Se alguém guardar a minha palavra jamais verá a morte’. 53Acaso és maior do que nosso pai Abraão, que morreu, como também os profetas? Quem pretendes ser?”
54Jesus

respondeu: “Se me glorifico a mim mesmo, minha glória não vale nada. Quem me glorifica é o meu Pai, aquele que vós dizeis ser o vosso Deus. 55No entanto, não o conheceis. Mas eu o conheço e, se dissesse que não o conheço, seria um mentiroso, como vós! Mas eu o conheço e guardo a sua palavra. 56Vosso pai Abraão exultou, por ver o meu dia; ele o viu, e alegrou-se”. 57Os judeus disseram-lhe então: “Nem sequer cinquenta anos tens, e viste Abraão!” 58Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade vos digo, antes que Abraão existisse, eu sou”. 59Então eles pegaram em pedras para apedrejar Jesus, mas ele escondeu-se e saiu do Templo.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

A hora da sua prisão e morte ainda não chegou, por isso Jesus se esconde e sai do Templo. No entanto, as águas se agitam, as pedras se movem, as ameaçam aumentam. Quem ele pretende ser, quando diz: “Abraão viu o meu dia e se alegrou. Antes que Abrão existisse, Eu Sou”? Jesus não pretende ser, ele é o “Eu Sou”. A polêmica gira em torno da morte. Abraão morreu, os profetas morreram e Jesus diz, literalmente: “Em verdade, em verdade, vos digo. Se alguém guardar a minha palavra, não verá a morte para sempre”. Nunca morrerá, ou morrerá mas não para sempre. Guardar a palavra de Jesus torna a morte passageira, apenas uma passagem para a vida que dura para sempre. Jesus conhece o Pai e guarda a sua palavra. Agora que conhecemos o Filho, podemos também guardar a sua palavra, não ver a morte para sempre, e ver com alegria o dia de Cristo, assim como Abraão, que viu e se alegrou.

Côn.

Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Jesus é presença de vida, e não de morte. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! “Enviai, Senhor, o vosso Espírito Santo, e tudo será criado, e renovareis a face da terra” (3x). Amém.

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? “Em verdade, em verdade, vos digo: se alguém guardar a minha palavra, nunca verá a morte.” Guardar a Palavra de Jesus é viver o mandamento do amor. Leia o texto quantas vezes julgar necessário, destacando o que mais lhe chamar atenção. Reflita sobre o que leu e procure identificar o tema central do texto. Que mensagem Jesus transmite por meio desse Evangelho?

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? Leia novamente o Evangelho, com calma e atenção, e medite-o. Ouça aquilo que o Senhor quer lhe dizer, deixe-se tocar pela Palavra. Jesus, o Mestre Divino, está ao seu lado e deseja falar com você. Ouça-o.

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? A oração é o ato de falar com Deus, e é nisso que se concentra este passo da leitura orante. Aproxime-se de Deus Pai, Filho e Espírito Santo e faça a sua oração sem medo. Apresente ao Senhor tudo que deseja que Ele transforme em sua vida e sinta o seu amor.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? Qual compromisso você assume hoje com o Senhor?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

[apss_share]

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !