Liturgia diária, São Tomé, Meu Senhor e meu Deus! - Jo 20,24-29

13ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico A

03 de julho de 2017

ORAÇÃO DO DIA

Pai, não deixe a incredulidade contaminar o meu coração e me impedir de buscar um modo de ser, onde a vida e a esperança falem mais alto que o desespero.

PRIMEIRA LEITURA:  Ef 2,19-22

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios –

Irmãos, 19já não sois mais estrangeiros nem migrantes, mas concidadãos dos santos. Sois da família de Deus. 20Vós fostes integrados no edifício que tem como fundamento os apóstolos e os profetas, e o próprio Jesus Cristo como pedra principal. 21É nele que toda a construção se ajusta e se eleva para formar um templo Santo no Senhor. 22E vós também sois integrados nesta construção, para vos tornardes morada de Deus pelo Espírito.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 116

           Ide, por todo o mundo, a todos pregai o Evangelho.
— Ide, por todo o mundo, a todos pregai o Evangelho.

— Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes, povos todos festejai-o!

— Pois comprovado é seu amor para conosco, para sempre ele é fiel!

EVANGELHO: Jo 20,24-29

          – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.

/> – Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São João.
          – Glória a vós, Senhor.

         24Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio. 25Os outros discípulos contaram-lhe depois: “Vimos o Senhor!” Mas Tomé disse-lhes: “Se eu não vir as marcas dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei”.
26Oito dias depois, encontravam-se os discípulos novamente reunidos em casa, e Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “A paz esteja convosco”. 27Depois disse a Tomé: “Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel”. 28Tomé respondeu: “Meu Senhor e meu Deus!” 29Jesus lhe disse: “Acreditaste, porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!”

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

“Só acredito, vendo.” Aprendemos a dizer isso com o apóstolo Tomé. Com ele também aprendemos a dizer “Meu Senhor e meu Deus”, enxergando um pouco mais. Os olhos da carne enxergam e são ajudados pela razão. Os olhos da fé enxergam mais, enxergam o invisível. Resta-nos ainda a visão da glória, quando veremos a Face de Deus e nos veremos como realmente somos. Que Deus nos dê as três visões, como deu a São Tomé. Que nos dê bons olhos para ver a agulha no palheiro. Que nos dê bons olhos para ver com amor a vida alheia. Que nos dê bons olhos para ver a Deus no céu. Os comentaristas dizem que a dúvida de Tomé é um reforço para a fé de todos nós que não tivemos contato direto com Jesus. É possível ter dúvidas e é possível ter crises de fé. São Tomé fez essa experiência, superou as crises e agora intercede por nós. A dúvida de Tomé mostra também que os apóstolos não inventaram a ressurreição. E ainda, ele pode tocar no corpo ressuscitado, que entra na sala sem ter que abrir a porta.

Côn.

Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas.

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Estamos iniciando mais uma semana, por isso, façamos nossa oração com o sentimento de gratidão a Deus. Para rezarmos melhor, peçamos a intercessão de São Tomé, apóstolo de Jesus Cristo, que hoje é lembrado e homenageado pela Igreja. Que ele interceda por nós, para que sejamos fiéis ao Evangelho de Jesus Cristo.
Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra. Oremos: Senhor, nosso Deus, que pela luz do Espírito Santo instruístes o coração dos vossos fiéis, fazei-nos dóceis ao mesmo Espírito, para apreciarmos o que é justo e nos alegrarmos sempre com a sua presença. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? “Nós vimos o Senhor!” Faça a leitura do Evangelho de hoje, destaque os versículos e os personagens que mais lhe chamaram atenção e identifique seu tema central. Qual é a mensagem de Jesus Cristo? Que ensinamento Ele nos transmite?

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? Leia-o novamente e deixe-se tocar pela Palavra. Detenha-se nas palavras que mais se destacam e medite sobre elas, buscando escutar o que o Senhor quer lhe dizer.

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? O Senhor o(a) convida a permanecer com Ele, em oração. Aproxime-se Dele e faça a sua oração, seja de louvor, seja de súplica, pois Ele deseja ouvi-lo(a).

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? O que a Palavra o(a) convida a viver?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

[apss_share]

AJUDE A MANTER O SITE NO AR !

Nosso site tem uma divida mensal e a cada dia está mais difícil manter o site no ar. Doe qualquer valor e você ira muito ajudar na manutenção e permanência do site no ar ! O seu gesto de amor ajudara muitos catequistas que visitam nosso site

FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR

PIX CHAVE CPF: 16800472808
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

ou

PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

Deus te abençoe !