Liturgia diária, São Miguel, São Gabriel e são Rafael Arcanjos - Jo 1,47-51

PRECISO MUITO TE AJUDA !
Divida desse mês é de R$ 514,00 (referente a mensalidade do servidor do site) Data para acertar o pagamento: 17/06
Valor arrecadado: R$ 104,89
FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR
PIX CHAVE EMAIL: doacao@catequizar.com.br
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

25ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico A

29 de setembro de 2017

ORAÇÃO DO DIA

Pai, leva-me a conhecer, cada vez mais profundamente, a identidade de teu Filho Jesus, e a fazer-me discípulo dele, de modo a compartilhar sua missão.

PRIMEIRA LEITURA:  Dn 7,9-10.13-14

Leitura da Profecia de Daniel – 9Eu continuava olhando até que foram colocados uns tronos, e um Ancião de muitos dias aí tomou lugar. Sua veste era branca como neve e os cabelos da cabeça, como lã pura; seu trono eram chamas de fogo, e as rodas do trono, como fogo em brasa. 10Derramava-se aí um rio de fogo que nascia diante dele; serviam-no milhares de milhares, e milhões de milhões assistiam-no ao trono; foi instalado o tribunal e os livros foram abertos. 13Continuei insistindo na visão noturna, e eis que, entre as nuvens do céu, vinha um como filho de homem, aproximando-se do Ancião de muitos dias, e foi conduzido à sua presença. 14Foram-lhe dados poder, glória e realeza e todos os povos, nações e línguas o serviam: seu poder é um poder eterno que não lhe será tirado, e seu reino, um reino que não se dissolverá.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

Ou (escolhe-se uma das

leituras)

Primeira Leitura (Ap 12,7-12a)

Leitura do Apocalipse de São João.

7Houve uma batalha no céu: Miguel e seus anjos guerrearam contra o Dragão. O Dragão lutou juntamente com os seus anjos, 8mas foi derrotado, e não se encontrou mais o seu lugar no céu. 9E foi expulso o grande Dragão, a antiga Serpente, que é chamado Diabo e Satanás, o sedutor do mundo inteiro. Ele foi expulso para a terra, e os seus anjos foram expulsos com ele. 10Ouvi então uma voz forte no céu, proclamando: “Agora realizou-se a salvação, a força e a realeza do nosso Deus, e o poder do seu Cristo. Porque foi expulso o acusador dos nossos irmãos, aquele que os acusava dia e noite diante do nosso Deus. 11Eles venceram o Dragão pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu próprio testemunho, pois não se apegaram à vida, mesmo diante da morte. 12aPor isso, alegra-te, ó céu, e todos os que viveis nele”.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 137

          — Perante os vossos anjos vou cantar-vos, ó Senhor!
— Perante os

vossos anjos vou cantar-vos, ó Senhor!

— Ó Senhor, de coração eu vos dou graças, porque ouvistes as palavras dos meus lábios! Perante os vossos anjos vou cantar-vos e ante o vosso templo vou prostrar-me.

— Eu agradeço o vosso amor, vossa verdade, porque fizestes muito mais que prometestes; naquele dia em que gritei, vós me escutastes e aumentastes o vigor da minha alma.

— Os reis de toda a terra hão de louvar-vos, quando ouvirem, ó Senhor, vossa promessa. Hão de cantar vossos caminhos e dirão: “como a glória do Senhor é grandiosa!

EVANGELHO: o 1,47-51

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São João.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 47Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: “Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade”. 48Natanael perguntou: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu

te vi”. 49Natanael respondeu: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”. 50Jesus disse: “Tu crês porque te disse: “Eu te vi debaixo da figueira? Coisas maiores que esta verás!” 51E Jesus continuou: “Em verdade, em verdade eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Sendo hoje a festa dos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael, a passagem selecionada do Evangelho de João fala do céu aberto e de anjos que sobem e descem sobre o Filho do Homem. Natanael acabava de fazer uma profissão de fé. Depois de ter rejeitado Jesus por ser de Nazaré e depois de ter sentido que Jesus o conhecia mais do que ele pensava, Natanael exclama: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel!”. Boa e bela exclamação, mas insuficiente no Quarto Evangelho. É preciso ir adiante e afirmar a divindade de Jesus. Todo mundo é filho de Deus, muitos reis governaram Israel e Judá. É preciso ver coisas maiores. O patriarca Jacó sonhou com uma escada que ia da terra ao céu e anjos de Deus que subiam e desciam por ela. Deus estava diante dele e se apresentou como o Deus de Abraão e de Isaac, confirmando a promessa de uma terra e de grande descendência. Jacó chamou o lugar de Casa de Deus e Porta do Céu. Podemos dizer que o evangelista introduz Natanael no ambiente da escada de Jacó. Os arcanjos celebrados hoje estão sempre presentes diante de Deus e prestam-lhe serviços. Quem é como Deus, que é forte e cura! É este o nome dos três.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Hoje é dia dos arcanjos São Miguel, São Gabriel e São Rafael. Que, assim como os anjos, nós também possamos ser mensageiros do amor de Deus. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! “Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em tua Palavra. Envia teu Espírito Santo para que eu não tenha medo de escutá-la e vivê-la conforme a tua vontade. Que a Palavra transforme a nossa mente e o nosso coração através da fé e confiança em ti. Amém.”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? “Este é um verdadeiro israelita, no qual não há falsidade!” Leia o Evangelho quantas vezes julgar necessário e destaque os personagens que surgem durante a narrativa. Procure identificar o contexto da narrativa, compreender o que está acontecendo. Quais são as palavras e os gestos de Jesus? Qual tema perpassa a discussão dos personagens?

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? Leia o Evangelho pausadamente e medite cada palavra, atentando-se àquela que mais o(a) toca. Qual mensagem a Palavra de Deus revela a você hoje? O que você escutou do Senhor?

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Rezar significa falar com Deus, dizer a Ele o que desejamos. Aproxime-se do Senhor neste momento e reze, apresentando-lhe o desejo que brotou em seu coração e pedindo-lhe a graça de vivê-lo durante este dia.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? O que você se propõe a viver hoje?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

Leitura orante: Equipe de Redação Paulinas Internet.

[apss_share]