Liturgia diária, São Lucas Evangelista - Lc 10,1-9

28ª Semana do Tempo Comum – Ano Litúrgico A

18 de outubro de 2017

ORAÇÃO DO DIA

Pai, que a perspectiva de dificuldades a serem encontradas no apostolado não me faça recuar da missão de preparar o mundo para acolher teu Filho Jesus.

PRIMEIRA LEITURA: 2Tm 4,10-17b

Leitura da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo

1Paulo, Apóstolo de Jesus Cristo pelo desígnio de Deus referente à promessa de vida que temos em Cristo Jesus, 2a Timóteo, meu querido filho: Graça, misericórdia e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor! 3Dou graças a Deus — a quem sirvo com a consciência pura, como aprendi dos meus antepassados — quando me lembro de ti, dia e noite, nas minhas orações. 4Lembrando-me das tuas lágrimas, sinto grande desejo de rever-te, e assim ficar cheio de alegria. 5Recordo-me da fé sincera que tens, aquela mesma fé que antes tiveram tua avó Loide e tua mãe Eunice. Sem dúvida, assim é também a tua. 6Por este motivo, exorto-te a reavivar a chama do dom de Deus que recebeste pela imposição das minhas mãos. 7Pois Deus não nos deu um espírito de timidez mas de fortaleza, de amor e sobriedade. 8Não te envergonhes do testemunho de nosso Senhor nem de mim, seu prisioneiro, mas sofre comigo pelo Evangelho, fortificado pelo poder de Deus.

– Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 145

          — Ó Senhor, vossos amigos anunciem vosso Reino glorioso!
— Ó Senhor, vossos amigos anunciem vosso Reino glorioso!

— Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, e os vossos santos com louvores vos bendigam! Narrem a glória e o esplendor do vosso reino e saibam proclamar vosso poder!

— Para espalhar vossos prodí­gios entre os homens e o fulgor de vosso reino esplendoroso. O vosso reino é um reino para sempre, vosso poder, de geração em geração.

— É justo o Senhor em seus caminhos, é Santo em toda obra que ele faz. Ele está perto da pessoa que o invoca, de todo aquele que o invoca lealmente.

EVANGELHO:  Lc 10,1-9

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Lucas.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo 1o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. 2E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita.
3Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. 4Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cum­primenteis ninguém pelo caminho! 5Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ 6Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. 7Per­ma­necei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não pas­seis de casa em casa. 8Quando entrar­des numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, 9curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: ‘o Reino de Deus está próximo de vós’”.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

Interrompemos a leitura das críticas de Jesus aos fariseus e escribas no capítulo onze de São Lucas para celebrar o autor do Evangelho, São Lucas. A leitura do envio dos setenta e dois discípulos dá a entender que Lucas fazia parte dos setenta e dois. Dele sabemos que era de Antioquia da Síria – hoje Turquia –, médico e companheiro de Paulo em algumas viagens. Permaneceu junto de Paulo em sua última prisão em Roma. Conheceu Nossa Senhora, de quem recebeu muitas informações sobre a infância de Jesus. Diz a tradição que Lucas pintou um ícone de Maria com o menino nos braços. Existem no mundo alguns ícones atribuídos a São Lucas. Pesquisou os atos e palavras de Jesus e ampliou um texto menor sobre as atividades de Pedro e Paulo, redigido por um discípulo judeu, tendo como resultado o Terceiro Evangelho, o de Lucas, e o Livro dos Atos dos Apóstolos.

Côn. Celso Pedro da Silva, ‘A Bíblia dia a dia 2017’, Paulinas

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Neste início de nossa oração, agradeçamos a Deus a vida de São Lucas Evangelista. São Lucas era médico e, além de exercer sua profissão em Antioquia, contribuiu para a evangelização com os seus escritos. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém! “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações de vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Que o Senhor nos acompanhe sempre no seguimento do Evangelho. Amém.”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto bíblico? “A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos.” Faça pausadamente a leitura do Evangelho indicado pela liturgia para este dia, quantas vezes julgar necessário, e destaque os verbos e os personagens que surgem durante a narrativa. Quais palavras mais chamaram sua atenção durante a leitura? Qual é o convite central do texto? A quem ele é dirigido?

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você? Leia novamente o Evangelho e faça a sua meditação. Qual apelo a Palavra lhe faz? Que luz Jesus lhe revela, com sua pessoa e sua mensagem? De que maneira esta passagem o(a) compromete? O que ela lhe pede?

Oração (Vida)
O que o texto o(a) leva a dizer a Deus? Jesus, no seu Evangelho, nos diz que devemos pedir ao Senhor da messe que envie trabalhadores para a sua colheita. Aproxime-se de Deus neste momento de oração pessoal e reze para que Ele nos envie mais operários para a sua messe, para que se tornem discípulos missionários.

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você, a partir da Palavra? O que você se propõe a viver? Como pretende atingir esse objetivo?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

[apss_share]