Liturgia diária, São Joaquim e Santa Ana - Mt 13,16-17

PRECISO MUITO TE AJUDA !
Divida desse mês é de R$ 514,00 (referente a mensalidade do servidor do site) Data para acertar o pagamento: 17/06
Valor arrecadado: R$ 104,89
FAÇA UMA DOAÇÃO DE QUALQUER VALOR
PIX CHAVE EMAIL: [email protected]
RESPONSAVEL: Anderson Roberto Fuzatto

16ª Semana Comum – Ano Litúrgico C

26 de julho de 2017

ORAÇÃO DO DIA

Pai, dobra a dureza do meu coração que me impede de ouvir e compreender a palavra de teu Filho. Faze-me penetrar nos mistérios do Reino escondido nas parábolas.

PRIMEIRA LEITURA:  Eclo 44,1.10-15

Leitura do Livro do Eclesiástico – 1Vamos fazer o elogio dos homens famosos, nossos antepassados através das gerações. 10Estes são homens de misericórdia; seus gestos de bondade não serão esquecidos. 11Eles permanecem com seus descendentes; seus próprios netos são sua melhor herança. 12A descendência deles mantém-se fiel às alianças, 13e, graças a eles, também os seus filhos. Sua descendência permanece para sempre, e sua glória jamais se apagará. 14Seus corpos serão sepultados na paz e seu nome dura através das gerações. 15Os povos proclamarão a sua sabedoria, e a assembleia vai celebrar o seu louvor – Palavra do Senhor.
– Graças a Deus.

SALMO 131

   — O Senhor vai dar-lhe o trono de seu pai, o rei Davi.
— O Senhor vai dar-lhe o trono de seu pai, o rei Davi.

— O Senhor fez a Davi um juramento, uma promessa que jamais renegará: “um herdeiro que é fruto do teu ventre colocarei sobre o trono em

teu lugar!”

— Pois o Senhor quis para si Jerusalém e a desejou para que fosse sua morada: “Eis o lugar do meu repouso para sempre, eu fico aqui: este é o lugar que preferi!”

— “De Davi farei brotar um forte herdeiro, acenderei ao meu ungido uma lâmpada. Cobrirei de confusão seus inimigos, mas sobre ele brilhará minha coroa!”

EVANGELHO: Mt 13,16-17

         – O Senhor esteja convosco.
          – Ele está no meio de nós.
– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo † segundo São Mateus.
          – Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 16“Felizes sois vós, porque vossos olhos vêem e vossos ouvidos ouvem. 17Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejavam ver o que vedes, e não viram, desejavam ouvir o que ouvis, e não ouviram”.

– Palavra da Salvação
– Glória a vós Senhor.

[apss_share]

Comentário do Evangelho

A pequena passagem do Evangelho da festa de São Joaquim e Sant’Ana faz parte do Sermão das Parábolas do Reino, o terceiro sermão de Jesus apresentado por São Mateus em seu Evangelho. Felizes os olhos de Joaquim e de Ana que viram

Maria e Jesus, felizes os seus ouvidos. É o casal que deu à luz Maria, que brincou com Jesus em sua primeira infância. Hoje nós os veneramos, e com eles veneramos todos os avós, e com os avós todos os idosos. Sejam eles bem tratados! Sant’Ana é representada com Maria ajoelhada ao seu lado, lendo e aprendendo as Escrituras Sagradas.
A passagem do Evangelho de Mateus refere-se aos discípulos que ouvem e entendem, enxergam e veem, porque têm o coração sensível, ao contrário daqueles que fecham os olhos e ouvem com má vontade. A liturgia faz o elogio de Joaquim e Ana com essas palavras de bem-aventurança. Eles viram Jesus e Maria.
Os avós normalmente são idosos e convivem com as limitações da idade, embora todas as idades tenham a sua limitação. Se alguém não quiser ser velho, precisa morrer jovem, e não querendo morrer jovem, deve aceitar que a sua agilidade não é a mesma dos dezoito anos. O
importante é não deixar envelhecer o coração. A jovialidade interior pode acompanhar a consciência que temos de nós mesmos. Apesar do enfraquecimento físico, eu sou sempre eu e sou o mesmo de sempre. Os outros é que me acham mais velho. Nem somos velhos, dizem alguns, somos antigos, somos vividos, percorremos um bom caminho com boas e más lembranças. E seguimos vivos, alegres e bem dispostos como sempre fomos!

LEITURA ORANTE

Oração Inicial
Na liturgia de hoje, fazemos memória de São Joaquim e Santa Ana, avós maternos de Jesus. Recordemos nossos avós, seus ensinamentos e sua presença em nossa vida. No Evangelho, todos os que esperam a realização da promessa de Deus em Jesus são considerados bem-aventurados.
Acolhamos a Palavra de Deus neste dia e deixemo-nos conduzir pelo Senhor. Rezemos: “Senhor Jesus Cristo, envia sobre nós, como prometeste, teu Espírito Santo. Que Ele nos conceda a vida e nos ensine a plenitude da verdade. Que nele encontremos a salvação, a felicidade e a plenitude de amor. Amém.”

Leitura (Verdade)
O que diz o texto? Faça uma leitura atenta desse pequeno trecho bíblico e procure compreender o significado de cada palavra. Detenha-se nos dois principais elementos do Evangelho: olhos que veem e ouvidos que ouvem. O ato de ver e ouvir, no texto, está relacionado a quem ou a quê? De que forma você compreende o trecho: “Muitos profetas e justos desejaram ver o que estais vendo, e não viram; desejaram ouvir o que estais ouvindo, e não ouviram”?
“Quantos desejaram ver Jesus? O texto diz: profetas e justos o quiseram e não foram privilegiados. Por isso, Jesus chama de felizes aqueles discípulos, porque estavam vendo, convivendo, rezando, caminhando, escutando o prometido de Israel. Estar diante de Jesus é uma graça que o coração humano não consegue mensurar. Jesus compromete aqueles discípulos com a graça de estar com ele. Isso não pode ser algo para guardar naquele grupinho seleto, mas deve ser o combustível que impulsiona o agir daqueles homens. Não foi um homem que disse para eles quem era o Messias, senão o próprio Cristo. Foi na intimidade que Jesus se revelou para eles e depois para toda a humanidade” (Reflexão de frei Mário Sérgio Souza, em “Viver a Palavra 2017”, da Paulinas Editora).

Meditação (Caminho)
O que o texto diz a você hoje? Qual mensagem a Palavra de Deus lhe revela? Como você vive a abertura e a disponibilidade para configurar sua vida aos ensinamentos de Jesus?

Oração (Vida)
Apresente ao Senhor a oração que brotou em seu coração. Entregue a Ele os propósitos que a Palavra do dia o(a) convida a viver. Reze também pelos avós, agradecendo o dom de suas vidas e pedindo as graças de Deus para cada um deles.
“Deus de bondade, Pai, Filho, Espírito Santo, nós te agradecemos por nos teres dado nossos queridos avós. Obrigado, Senhor, por suas histórias bonitas, palavras amigas, conselhos, carinho e amor por nós. Nós agradecemos o ombro amigo, a cumplicidade com nossas brincadeiras, seus passos ao ritmo dos nossos, o colo macio e o olhar sereno, cheio de bondade. Nós te pedimos para estas pessoas a quem tanto amamos muita saúde, paz e alegria. Pedimos para elas a graça de serem fiéis em cumprir a vontade de Deus, na alegria e nos sofrimentos, como o foram Joaquim e Ana. Nós te pedimos, Senhor, que os abençoes com a mesma ternura com que nos abençoam. Amém.”

Contemplação (Vida e Missão)
Qual novo olhar nasceu em você a partir da Palavra? Quais apelos o Evangelho despertou em seu coração e quais compromissos você deseja assumir em sua vida?

Bênção
– Que Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
– Que Ele nos mostre a Sua face e se compadeça de nós. Amém.
– Que volte para nós o Seu olhar e nos dê a paz. Amém.
– Abençoe-nos, Deus misericordioso, Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

[apss_share]